Ricardo Porém: “É um dois em um: vencer em Portalegre e ser campeão”

Por a 1 Novembro 2014 15:58

Chegou ao fim a 28ª edição da Baja Portalegre 500, com Ricardo Porém a garantir o título nacional de TT e logo com a sua primeira vitória à geral na clássica alentejana. Um triunfo difícil depois de uma prova que não começou muito bem para o piloto do MINI All4 Racing, com uma saída de pista”na parte da manhã, as coisas nao correram da melhor forma, um erro fez-me perder 6 minutos e pensei que ia tudo por àgua abaixo”.

O piloto de Leiria, navegado pelo irmão, Manuel Porém, recompôs-se e recuperou toda a desvantagem através de uma exibição notável na parte da tarde, já que, depois do erro que cometeu, foi claramente o melhor piloto em prova. “Não desisti, tentei anular a diferença que tinha, sabia que de manhã havia menos pó e era mais facil atacar”. 

Da parte da tarde “foi atacar e tentar gerir para não cometer erros”. Assim o piloto transformou um atraso de 27 segundos para Miguel Barbosa num triunfo com 3m52s de vantagem para o piloto do Racing Lancer, que desta feita pouco pôde fazer face ao binómio Porém/MINI.

“No ultimo quilómetro tentei manter cabeça fria atá ao fim. Agora obviamente que estou muito feliz, era algo que sonhava desde pequeno e isto é um dois em um: vencer em Portalegre e ser campeão em Portalegre”, finalizou Ricardo Porém.

Vladimir Vasiliev campeão

O russo Vladimir Vasiliev, em carro idêntico ao do vencedor, foi sexto e assegurou, com esse resultado, a vitória na competição internacional.

Na classificação geral da Baja Portalegre 500, Nasser Al-Attiyah (Ford HRX) ficou em segundo, a 1m33s de Ricardo Porém, enquanto o brasileiro Reinaldo Varela colocou a Toyota Hilux no último lugar do pódio a 2m40s do vencedor. O piloto do Qatar não conseguiu, com o pódio, ficar com a Taça do Mundo, um dos objetivos que tinha para esta prova. Também Miguel Barbosa foi segundo em termos de campeonato nacional – quarto absoluto – e entregou, assim, o título a Porém.

Para além dos dois duelos para a Taça do Mundo e para o campeonato português, a Baja Portalegre 500 foi emocionante. Teve três líderes diferentes. Primeiro Nasser Al-Attiyah, que venceu o prólogo. João Ramos regressou com uma Toyota Hilux e terminou o SS2 na frente. Contudo, problemas na direção assistida do seu carro relegaram-no para oitavo. O último líder e vencedor foi Ricardo Porém.

Destaque, também, para Filipe Campos (Mini All4 Racing), que chegou a andar na frente durante o setor da manhã de hoje mas depois perdeu-se e quando voltou à pista chocou com o carro de Rómulo Branco (Toyota Hilux). No final, teve de se contentar com o quinto lugar. A jogar em casa, Nuno Matos, em Opel Mokka, fez uma prova quase isenta de problemas e terminou em sétimo. O nono lugar foi para Miroslav Zapletal (Hummer H3), enquanto Paulo Ferreira encerrou o lote dos dez primeiros.

Na categoria T2, Andrey Rudskoy colocou o Toyota Land Cruiser no topo do pódio. No evento exclusivamente nacional, Luís Dias, o “campeão” de 1992 e 1993 teve um regresso à competição excecional com a vitória nesta competição.

A Baja Portalegre 500 voltou a encerrar com chave de ouro a Taça do Mundo e o campeonato português. A forte lista de inscritos deixava antever muita competitividade e emoção e foi precisamente isso que aconteceu numa edição que voltou a ter, como é habitual, bastante público.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado