GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

Por a 28 Abril 2019 14:52

Valtteri Bottas (Mercedes) vence o seu segundo Grande Prémio do ano, em nova dobradinha da Mercedes, com Lewis Hamilton em segundo, a pouco mais de um segundo do seu colega de equipa. Desta forma, o piloto da Mercedes volta ao comando do campeonato.

Para o finlandês, foi a ‘vingança’ pela prova de Baku do ano passado, quando perdeu o triunfo quando teve um furo numa das rodas do seu Mercedes.

Sebastian Vettel (Ferrari) nunca conseguiu pressionar os Mercedes, e fez uma corrida algo irregular, que chegou e sobrou para o pódio, mas não para mais. No final, explicou que teve dificuldades em colocar os pneus a funcionar, e quando estiveram, estavam gastos…

Quarto posto para Max Verstappen (Red Bull), que não terminou muito longe de Vettel, mas sem conseguir mais. Já o seu colega de equipa, Pierre Gasly, depois de muito fazer durar pneus, desistiu com (aparentemente) um problema com o motor Honda. Este abandono de Gasly é o primeiro da Red Bull com motor Honda em quatro corridas.

Quinto posto para Charles Leclerc, que depois do erro na qualificação, e depois de ter arrancado da oitava posição, não conseguiu melhor do que quinto, já que a estratégia da Ferrari do manter em pista muito tempo, não resultou. Os Mercedes estiveram fortes de mais. Na verdade, a Ferrari continua sem conseguir antídoto para bater os Mercedes, que sem parecer ter carro para dominar claramente, têm sido melhores nas corridas a todos os níveis, exceção feita ao Bahrein.

Sergio Pérez (Racing Point) voltou a ser o melhor dos ‘outros’ em Baku, e depois de ter andado com os homens da frente nas primeiras voltas, deixou-se ficar para trás e concentrou-se no seu campeonato, que venceu confortavelmente.

Carlos Sainz foi sétimo na frente de Lando Norris, que marcam 10 pontos para a McLaren, o melhor resultado de conjunto da equipa em um ano.

Lance Stroll foi nono, e pelo terceiro ano consecutivo, termina nos pontos em Baku, uma pista ‘fétiche’ para o jovem canadiano, tendo sido aqui que conseguiu o único pódio da sua carreira, ainda com a Williams.

Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) teve hoje o seu pior resultado do ano, mas na mó de baixo estiveram novamente os Renault, que deram um tombo do quarto para o sétimo lugar nos Construtores, estando agora atrás da McLaren, Racing Point e Alfa Romeo. O duplo abandono de Nico Hulkenberg e Daniel Ricciardo, este com enormes culpas no cartório, mostram que algo de muito errado se passa para os lados de Enstone.

Alex Albon fez uma boa corrida e salvou a honra da Toro Tosso ao terminar na 11ª posição, já o seu colega de equipa foi posto fora de prova por Daniel Ricciardo, com uma manobra inexplicável do australiano, de quem não se admite não ter experiência para falar uma travagem daquela forma.

Os Haas confirmaram as dificuldades em Baku e ficaram os dois pelo caminho, sem nada de relevante terem feito na corrida, enquanto os Williams têm ficado sempre em último, mas têm terminado todas as corridas.

No campeonato, Valtteri Bottas, passa novamente a liderar, agora com um ponto de avanço para o seu companheiro de equipa, Lewis Hamilton, com os dois pilotos da Mercedes a terem agora duas vitórias cada um. Uma repetição de 2016?

Neste momento, Sebastian Vettel já tem 35 pontos menos que o líder do campeonato, isto com apenas quatro corridas realizadas. Masx Verstappen está na frente de Charles Leclerc, mas Pierre Gasly, com um Red Bull, soma apenas 13 pontos, os mesmos que Sergio Pérez, agora o melhor dos outros, empatado com Kimi Raikkonen. O melhor dos pilotos da Renault aparece só em 11º.

Nos Construtores, a Mercedes já tem 74 pontos de avanço para a Ferrari e a McLaren/Renault é a nova quarta classificada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
147 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado