Sétimo título de Mário Patrão

Por a 1 Novembro 2014 17:51

Mário Patrão revalidou o título absoluto de Todo-Terrenos nas motos com a vitória na Baja de Portalegre. Nos quad Luís Engeitado ganhou a prova mas Ricardo Carvalho é o novo campeão, e João Lopes triunfou nos UTV/ Buggy.

Aos 38 anos de idade, Mário Patrão continua imparável a contabilizar êxitos no “Nacional” TT. Recordista de vitórias em Portalegre com este sexto triunfo, sagrou-se campeão absoluto pela sétima vez consecutiva. Além disso, garantiu também a coroa na classe TT2, e assim igualou Paulo Gonçalves no topo do ‘ranking’ dos campeões nacionais no cômputo de todas as modalidades ‘motocíclísticas’, cada qual com 24 títulos.

Por seu turno, Ricardo Carvalho tem agora seis títulos de campeão, repartidos por três modalidades. A única coroa no TT já remontava a 2005, e sobre este novo êxito o piloto confessa ter sentido “uma enorme emoção. Entrámos neste Campeonato um pouco por brincadeira, com um quad de origem que fomos preparando, e na segunda parte da época estive muito forte,” declarou Carvalho, actualmente com 33 anos de idade.

Em Portalegre, nesta sétima e derradeira jornada do Campeonato Nacional TT, alinharam 185 pilotos repartidos pelas três categorias – motos (79), quads (70) e UTV/ Buggy (36) – e ainda mais 25 concorrentes na Promoção Baja, que só cumpriram 200 Km, dos 387,8 que tinha o sector selectivo.

Nas motos, o Prólogo foi preponderante para o desenlace da prova. Um dos candidatos ao título, António Maio, viu a moto deixar de funcionar após a passagem por uma linha de água, situada a uns 300 metros do final, e teve de empurrar a máquina até à chegada. Assim ficou em 79.º e último, perdendo logo aí 5m08s para Mário Patrão.

Hoje, no setor seletivo, em piso duro, seco e com pó, António Maio entrou de faca nos dentes para ser o mais rápido do dia, mas após ultrapassar dezenas de concorrentes não conseguiu reduzir substancialmente o atraso que trazia para Patrão e assim este ganhou, com 4m53s sobre Maio. No 3.º posto ficou João Vivas, após boa actuação, diante do melhor colocado e já virtual campeão da classe TT1, Sebastian Buhler, seguido de Domingos Santos. Em 6.º ficou David Megre, à frente do vencedor da TT3, Fausto Mota.

Henrique Nogueira foi o mais rápido no Prólogo, e hoje estava em 2.º quando desistiu sensivelmente a meio da prova, tal como Ruben Faria, este com suspeita de uma clavícula fracturada após queda. O novo campeão da TT3, Luís Teixeira, também engrossou a lista de abandonos. Salvador Vargas foi o melhor da Promoção, no 17.º posto absoluto, e Flávia Rolo ganhou em Senhoras.

Primeiro triunfo de Luís Engeitado em Portalegre

Nos Quad, Ruben Alexandre conseguiu o melhor tempo no Prólogo, mas hoje a luta começou assanhada entre Ricardo Carvalho, Luís Engeitado e Roberto Borrego – após 142 Km a diferença entre eles não superava os 15 segundos. Mas depois aconteceu o abandono de Borrego, campeão nas últimas três temporadas, com problemas no motor do seu quad.

Enquanto Luís Engeitado angariava vantagem para conquistar o seu primeiro triunfo em Portalegre, Rui Cascalho ascendeu ao 2.º posto na fase final e Ricardo Carvalho garantiu o 3.º lugar que valeu o título. Bom desempenho também para André Mendes, 4.º classificado, seguido do ganhador da classe Promoção, Bruno Ferreira.

Entre os UTV/ Buggy, os irmãos Viñara foram os mais rápidos no Prólogo, mas hoje João Lopes saltou para o comando e dominou as operações para vencer com 7m50s sobre Teo Viñaras. Bruno Martins completou o pódio com o seu Buggy, vindo depois Carlos Miranda, José Denis e Isidre Esteve, este o conhecido piloto espanhol que ficou paraplégico em 2007, e encontrou nos UTV uma nova forma de continuar envolvido na competição. Já virtual campeão desde a prova anterior, Jorge Monteiro teve de desistir nesta prova.

Voltando às motos, na classe “Promoção Baja” o vencedor foi Bernardo Villar, batendo Tiago Martins por 1m59s, e Armindo Neves foi 3.º classificado. O Presidente da FMP, Manuel Marinheiro, também completou a prova aos comandos da AJP, satisfeito com esta inédita experiência no TT – apesar do tempo perdido para reparar um furo no pneu traseiro – ele que no passado foi praticante de Enduro.

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