Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Por a 6 Setembro 2020 16:04

Pierre Gasly (AlphaTauri AT01/Honda) venceu o GP de Itália de Fórmula 1, com ‘Faenza’ a repetir o feito de 2009 e a vencer uma corrida. Carlos Sainz (McLaren MCL35/Renault) foi segundo e com mais uma volta talvez também ele conseguisse. Grande vitória para o jovem francês, que faz história na F1, novamente em Monza, depois de um Grande Prémio absolutamente louco.

Tudo começou de forma quase normal, com Lewis Hamilton a afastar-se na frente, mas com Valtteri Bottas a perder terreno, e os dois McLaren a colocarem-se no pódio provisório, e pelo que se estava a ver ninguém ficaria admirado se tudo terminasse dessa forma, mas um problema com um dos Haas perto da entrada no pitlane despoletou um conjunto enorme de situações que culminaram com a interrupção da corrida, uma segunda partida e uma penalização a Lewis Hamilton que o atirou para último. Mas já lá vamos…

Partindo da pole position, Hamilton viu Valtteri Bottas ficar logo para trás após o arranque, com os dois McLaren a aproveitarem para subirem a segundo e terceiro com Carlos Sainz na frente de Lando Norris. De seguida, Bottas comete um erro em Lesmos e cai para a sexta posição.

Hamilton afastou-se dos McLaren, mas na 20ª volta o Safety Car entrou em pista devido à paragem do Haas de Kevin Magnussen na entrada do pitlane. Hamilton e Antonio giovinazzi cometeram um erro e entraram nas boxes com estas fechadas, para que o monolugar do dinamarquês fosse retirado em segurança.

Quando a corrida recomeçou, vários carros mantiveram-se em pista, e isto só o começo do “baralha e volta a dar” desta corrida.

Hamilton liderou após o reinício, na frente de Lance Stroll, Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi, Kimi Raikkonen, Charles Leclerc, Nicholas Latifi e Carlos Sainz, mas uma volta mais tarde, Leclerc teve um enorme acidente na Parabolica, que levou de novo à entrada do Safety Car, e pouco depois uma bandeira vermelha pois a barreira de pneus precisava de arranjo.

Não demorou muito a ficarem a conhecer-se as penalizações de Stop & go de 10 segundos de Hamilton e Giovinazzi e se no caso do italiano não lhe faria grnade diferença, no caso de Hamilton tratava-se do líder da corrida que com a penalização caiu para último, tal como o italiano quando cumpriu a penalização. Hamilton ainda recuperou até ao sétimo lugar final, ultrapassado nove carros, mas o verdadeiro interesse da corrida estava lá na frente.

Antes de Hamilton cumprir a penalização, nova partida parada, Hamilton saiu na frente mais foi às boxes logo no fim da sua primeira volta, Pierre Gasly surgiu na frente de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, Carlos Sainz, Lance Stroll, Lando Norris, Valtteri Bottas, Daniel Riccardo, Esteban Ocon e Dannil Kvyat, em 10º. Verstappen estava atrasado e desistiu pouco depois com um problema no motor Honda, o primeiro abandono após seis pódios consecutivos. Sainz passou Raikkonen e pouco depois Stroll fez o mesmo.

Na volta 41, Gasly tinha 2.912s de avanço para Sainz, Stroll era terceiro a 3.701s. Seis voltas depois, Gasly tinha apenas 1.604s para Sainz, que a duas voltas do fim passou a poder abrir o DRS, rodando portanto a menos de um segundo. contudo, já não foi a tempo, apesar de duas tentativas de passar o francês que desta forma obteve a sua primeira vitória na F1 e ofereceu a segunda aos homens de Faenza, que nesta mesma pista, há 11 anos, tiveram a mesma ‘oferta’ de Sebastain Vettel.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

164 comentários

1. Frenanda_Afondo™

6 Setembro, 2020 at 22:11

O meu “afilhado”, da família dos Afondo, consta que hoje está difícil de “alinhavar” o seu sempre inovador comentário.
    Acho que ainda não conseguiu arranjar lugar para estacionar a sua trotinete ali na zona do Trumps, hi hi hi🤭🤭🤭🤫

2. Diogo Carvalho

6 Setembro, 2020 at 22:30

De longe a melhor corrida dos ultimos anos. Lutas desde s frente do pelotão até à cauda e vencedores diferentes.

3. Cágado1

6 Setembro, 2020 at 22:58

A decisão de não empurrar o Magnussen para trás é incompreensível. O que resultou foi giro mas pouco natural. De qualquer forma já estávamos a ter uma corrida muito gira. preferia que tivesse continuado assim.

4. letsme

6 Setembro, 2020 at 23:27

Meio mundo acabou de descobrir que há pilotos muito bons, incríveis. Por muito ou pouco dinheiro, quem está na F1 é um piloto incrível, com provas dadas noutras categorias. Dito isto, parabéns ao Gasly, Sainz e Stroll, pelo excelente pódio!

5. JoaoLima

6 Setembro, 2020 at 23:38

Não sei se já alguém referiu esta curiosidade. A última vez que um GP foi ganho por um carro não Mercedes, Ferrari ou RedBull foi o Lotus-Renault de Kimi Raikkonen na Austrália 2013. Por outras palavras, nunca uma marca fora desse trio tinha triunfado na era híbrida!

6. Chicanalysis

7 Setembro, 2020 at 0:08

Ganhou o piloto com quem mais simpatizo. É admirável o seu poder de reação após tantas que lhe têm feito.

• Cágado1

7 Setembro, 2020 at 10:19

Não é verdade que lhe tenham feito tantas, ele é que tb é um pouco pisca-pisca. Já na GP2 foi o mesmo, mesmo tendo ganho à 2ª, fez muita asneira. Muito bom quando as coisas correm bem, uma miséria nos outros dias. Fico feliz que tenha ganho, na luta final estava claramente a torcer por ele, acho-o mais rápido que o Sainz, nos dias sim. Espero que assim continue.

• [email protected]

7 Setembro, 2020 at 11:45

O Gasly tem sido incrível. e Já era antes, Somos conexão no Linkedin desde que ele ainda estava na formula renault e eu era estudante. Tudo porque ele partilhou na net, a sua proposta de patrocinio à Red Bull, o que me valeu ganhar a melhor nota na cadeira de “Organização de eventos, Patrocinio e Mecenato“. Agradeci-lhe e o miudo respondeu, a mim, um mero mortal!

7. André Correia

7 Setembro, 2020 at 3:52

Curiosidade estatística assim de repente que me lembre a Honda torna se a primeira marca a vencer grandes prémios com 2 equipas na era híbrida ainda por cima na mesma época é curioso que nenhuma das outras tenha conseguido tal feito.

• [email protected]

7 Setembro, 2020 at 11:46

as outras têm motores de refugo

• iceberg em chamas

7 Setembro, 2020 at 12:43

No caso da Renault isso não é verdade.
        A Renault pode não ter lá grandes motores mas não me parece que dê o refugo aos clientes e por isso é que já desde o tempo em que fornecia a RB andava (e anda) a maioria das vezes atrás deles!

8. [email protected]

7 Setembro, 2020 at 12:28

Eu disse aqui a semana passada que bastava o Hamilton ter um probleminha (sem aleijar) e a coisa animava !!!

9. Homem do Leme

7 Setembro, 2020 at 12:58

Resumo da corrida:
    1 – O Magnussen avaria o carro numa zona onde me parecia muito fácil tirar o carro.
    2 – A Direção de Corrida decide interromper a prova vá lá saber-se porquê…
    3 – O Hamilton leva com uma penalização que lhe custa +/- 30 segundos (se é o que está nos regulamentos nada a dizer…)
    4 – Nova partida com emoção a rodos e com intervenientes inesperados.
    5 – O Bottas mostra o “nabo” que é, pois com um Mercedes só consegue ultrapassar o Raikkonen que tinha os pneus nas últimas. Se a corrida durasse mais umas voltas ainda ficava com o LH à perna.
    6 – Vitória justa do Gasly (O Sainz também a teria merecido mas só pode ganhar um…)
    7 – O Sr. Helmut Markko sofre um intenso ataque de azia que esgota o stock de pastilhas rennie na zona!
    Conclusão: Para as corridas serem interessantes deve-se parar o evento a meio e fazer o LH arrancar só 30 segundos depois ou então mandá-lo pelo menos 1 mês de férias!
    Nota Final: Por razões médicas não vou comentar a exibição da Ferrari, pois o meu coração já não é o que era…

• JoaoLima

7 Setembro, 2020 at 13:06

A prova foi interrompida pelo acidente do Leclerc, que criou a necessidade de reparar a barreira de pneus. Razão mais que justificada

• Homem do Leme

7 Setembro, 2020 at 13:13

Pois foi! Já nem me lembrava…
        Que chatice lá vou ter de alterar o meu resumo…

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado