Fórmula 1: Desempenhos de Max Verstappen mascararam problemas no Red Bull de 2020

Por a 8 Janeiro 2022 18:15

O diretor técnico da Red Bull, Pierre Waché, explicou em entrevista à publicação Motor Sport Magazine, que o desempenho de Max Verstappen mascarou os problemas de desenvolvimento do RB16 de 2020, um carro que se revelou rápido em algumas ocasiões, mas também muito instável de pilotar. 

“Começámos nesse ano não muito longe da Mercedes, depois tivemos uma grande queda a meio da época antes de voltarmos a subir”, disse Pierre Waché. “Claramente, seguimos na direção errada e recuperamos. Foi aí que nos escapou algo na nossa análise em termos de direção de desenvolvimento. O carro tinha uma característica que Max gostava e que o permitia ir mais depressa e, à medida que avançávamos neste caminho, os seus tempos de volta melhoraram, mas trouxe alguma instabilidade à entrada [das curvas] e eventualmente chega-se a um ponto em que isso é o fator limitador e não se pode ir mais depressa. Também tornou o carro muito difícil para os outros pilotos”.

O engenheiro francês continuou: “É irónico que, em 2020, o talento de Max tenha contribuído para o problema que tínhamos. Tem uma capacidade de controlar este tipo de instabilidade que seria impossível para outros. Sabemos que, por vezes, fazer um carro no limite desta forma pode criar um carro mais rápido – e não nos apercebemos que fomos na direção errada porque ainda estávamos a extrair mais tempo por volta, mas não nos apercebemos no início que era apenas o seu talento. Por isso continuamos a ir nessa direção, mas fomos longe demais e levamos alguns meses para voltar a partir daí e percebermos o erro. O sistema é tão grande que repensar as superfícies aerodinâmicas do carro e refazê-las, foi um processo longo e doloroso. É um grande ganho para Max que ele possa pilotar um carro com alguma instabilidade traseira e extrair mais desempenho, mas se lhe estamos a dar um carro que não é suficientemente estável, estamos a limitar o potencial do carro e o seu talento cegou-nos um pouco para o que estava a acontecer”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

28 comentários

1. Frenando_Afondo™

8 Janeiro, 2022 at 19:56

Em suma, o carro foi desenhado para Max e os outros que se adaptem.

• Honda Power

8 Janeiro, 2022 at 20:57

Não burro, o carro tinha problemas que não eram detectados devido ao talento do Max…

• [email protected]

8 Janeiro, 2022 at 23:09

O que diz o Pierre é que o Carrotteen os levou por um caminho errado ou seja tem FALTA de talento na afinação. Claro que isto tudo é treta uma vez que foi no final de temporada que a Red Bull “perdeu” o andamento e por isso os timmings não correspondem à realidade. Para bom entendedor o que se tentou aqui foi um esboço da desculpa para qualquer atraso ou falta de rendimento do carro do próximo ano, os recursos alocados à correcção do dito problema.

• Jgleal

9 Janeiro, 2022 at 3:10

O homem estava a falar do carro de… 2020.
          O ano passado foi 2021.
          Este ano é 2022.
          Para o ano será…

• Honda Power

9 Janeiro, 2022 at 22:43

“os timmings não correspondem á realidade”… pois não, estás a falhar um anito. Nem percebem o que lêm e ainda se fazem de experts…

• O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

9 Janeiro, 2022 at 8:36

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

• Génesis

10 Janeiro, 2022 at 10:53

É preciso insultar para poder rebater um post?
        Que tristeza

• Honda Power

10 Janeiro, 2022 at 13:46

Na minha terra, chamar a burro a alguém não é insulto, mas pronto. Mas a olhar para o teu comentário mais abaixo, as orelhas também te servem…

• Paulo Brasil

10 Janeiro, 2022 at 15:48

Um sábio uma vez disse; As abelhas não perdem tempo explicando às moscas que o mel é melhor que a merda…rsrrrsrsrrs

• Honda Power

10 Janeiro, 2022 at 15:57

Eu de abelhas e moscas não percebo nada, no entanto sei que o mel não serve para as moscas, assim como a merda não serve para as abelhas…

• Paulo Brasil

10 Janeiro, 2022 at 16:54

Como tu sabes que o mel não é para todos… Tens de ter cuidado com os insultos não fica bem e não há necessidade disso, discutir ideias é saudável, insultar é mau… Não podes chamar burro a ninguém se não percebes isso, porque assim serás “burro” 2x…

• Honda Power

10 Janeiro, 2022 at 18:12

Já referi anteriormente que chamar alguém de burro, não é com intenção de insultar, é o mesmos que lhe chamar de “conas”… tem que se ser florzinha de estufa para se sentir ofendido, aliás não acredito mesmo que o afondo se tenha sentido insultado.

• Paulo Brasil

11 Janeiro, 2022 at 10:31

Pois pois … Também já fui assim … mentiroso…ahahahahahahahhhahaahahh

• Honda Power

11 Janeiro, 2022 at 18:01

Tá bem hó mosca…

• Paulo Brasil

13 Janeiro, 2022 at 16:21

Oh castanho cheiras mal pah…ahahhahahaah Calado eras poeta .

• Jgleal

9 Janeiro, 2022 at 3:12

Tarvando, não acertas uma.

2. asfalto

8 Janeiro, 2022 at 23:09

Quando o AS devia arranjar um psicólogo para dar apoio psicológico aqui no fórum a alguns comentadores, ainda coloca estas notícias. Já se sabia que teve mais azar, já se sabia que o RB era inferior, o que não sabia é que com um carro tão instável ganhava travagens ao melhor de todos os tempos com um super carro.

3. Fabiano Bastos das Neves

9 Janeiro, 2022 at 12:47

Pilotos muito rápidos que acabam “iludindo” suas equipes com desempenhos que superam a capacidade dos carros não são novidade. Lembro de relatos semelhantes sobre Senna, Schumacher e, em certos momentos, Mansel. Esses, sempre precisaram de bons companheiros de equipe, com regularidade de desempenho, para ajudar a equipe a direcionar melhor o desenvolvimento do carro. Senna teve Prost e Berger a ajudá-lo, Mansel teve Piquet e Patrese, Schumacher teve, principalmente, Barrichello.
    E não é só no mundo dos automóveis que um caminho errado de desenvolvimento pode ser tomado por causa do “excesso” de talento de um piloto. A Honda passou por tempos difíceis quando perdeu Pedrosa e acabou com uma moto que só o Marquez conseguia pilotar, erro que parece que será corrigido esse ano.
    Ao Verstapen, talvez Perez se revele como um ativo importantíssimo nas suas vitórias que poderão vir no futuro.
    Será que em algum momento a Mercedes sentiu falta da referência segura que Rosberg lhe dava em seu desenvolvimento e por isso perdeu terreno nos anos seguintes?

• Pity

9 Janeiro, 2022 at 15:13

“Senna teve a ajuda de Prost”. Onde e quando?
      Será que em algum momento a Mercedes sentiu falta da referência segura que Rosberg lhe dava em seu desenvolvimento e por isso perdeu terreno nos anos seguintes?” Perdeu terreno em 2017, 2018, 2019 e 2020? Não dei por nada.

• Fabiano Bastos das Neves

9 Janeiro, 2022 at 22:16

Se não ficou claro quando eu escrevi “…companheiros de equipe, com regularidade de desempenho, para ajudar a equipe a direcionar melhor o desenvolvimento do carro”, vou explicar melhor. Foram companheiros que ajudavam no desenvolvimento dos carros. Apesar de alguns terem ajudado na pista também, eu não me referia a esse tipo de ajuda.

• Pity

9 Janeiro, 2022 at 22:45

Parece que não fui só eu que não percebi, pelo menos mais três pessoas não perceberam, já que eu dei uma resposta, em vez de dar negativo.
          O que é que quis dizer com “Esses, sempre precisaram de bons companheiros de equipe,…”, se não aquilo que eu entendi? A sua intenção pode ter sido diferente, mas o que escreveu, da forma que o fez, deu a entender que esses pilotos precisaram que os colegas lhes afinassem os carros.

• Fabiano Bastos das Neves

10 Janeiro, 2022 at 14:05

Bom, você questionou se Prost ajudou Senna, certo?
            Você pode discordar o quanto quiser, mas Prost sempre foi reconhecido como acertador de carros, e talvez o fosse pela necessidade de ter um carro extremamente bem acertado para conseguir rodar rápido. Você acha que isso não ajudou Senna enquanto Prost estava na equipe?
            Quanto a Rosberg e a perda de terreno, também podes discordar, mas até 2016 a Mercedes não tinha nenhuma outra equipe próxima a ela no grid. A disputa pelas vitórias nas provas de 2014 a 2016 ficava sempre entre as Mercedes. Praticamente todas as provas vencidas por outras equipes neste período aconteceram devido a acidentes envolvendo as Mercedes ou quebra dos carros. Não sei o quanto a saída de Rosberg influenciou nisso, mas esse panorama mudou bastante de 2017 em diante.

• Pity

10 Janeiro, 2022 at 14:59

Não quero impor a minha opinião, e penso que o mesmo se passa consigo, mas já pensou que o domínio da Mercedes ir diminuindo ao longo dos anos, se deve apenas ao facto de todos os motores terem um limite de desenvolvimento? Pois é, a Mercedes começou fortíssima, mas à medida que os anos foram passando, os passos no desenvolvimento passaram a ser mais pequenos, enquanto as outras equipas puderam dar passos maiores e, com isso, aproximaram-se. Isto até 2020, 2021 foi um caso diferente, o corte no assoalho influiu no desempenho. Eu até esperava que as outras montadoras se tivessem aproximado mais rapidamente do que realmente aconteceu.

4. Génesis

10 Janeiro, 2022 at 9:42

É preciso ter descaramento em afirmar tal coisa.
    Então o max ficou com mais poles, mais voltas rápidas e voltas no comando e o carro tinha problemas?

• Pity

10 Janeiro, 2022 at 12:09

Ano de 2020, é a isso que se refere o director da Red Bull.

• Paulo Brasil

10 Janeiro, 2022 at 15:43

Genesis; ” Um sábio uma vez disse que as abelhas não perdem tempo explicando às moscas que o mel é melhor que a merda”…srsrsrrsrsr Não ligues deixem estas moscas falarem ,,,

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1