F1: Sebastian Vettel queixa-se do peso dos carros

Por a 8 Abril 2020 13:00

Os monolugares de 2020 poderão ser os mais rápidos de sempre da F1. No entanto Sebastian Vettel considera que o seu peso é um problema.

É uma questão que tem sido cada vez mais falada, especialmente desde o começo da era híbrida. Os carros de F1 tornaram-se maiores e mais pesados. Os novos sistemas de recuperação de energia, as baterias ocupam mais espaço e tornam o carro mais pesado.

É um problema que não agrada aos pilotos que preferiam carros mais leves. A evolução do peso dos carros tem sido tremenda. Sem em 1993 o peso mínimo era de 500kg, em 2008 era de 595kg e em 2013 642kg. Agora, em 2019,os carros têm um peso mínimo de 740Kg.

Vettel pegou nesse tema e apesar de reconhecer a velocidade dos carros, graças à quantidade de apoio aerodinâmica que estas máquinas conseguem criar, não esqueceu a performance dos carros nas curvas mais lentas:

“Acho que os carros são fenomenais em termos de apoio aerodinâmico: e é ridículo a quantidade de apoio que temos e quão rápido os carros são em curvas médias e rápidas”, disse ele ao Motorsport.com.

“Mas em baixa velocidade, podemos sentir o peso. Isso é algo que sentimos quando numa chicane ou gancho.”

“Na minha opinião, os carros são muito pesados. Acho que poderíamos ter menos apoio, não precisamos disso, mas sim deixar os carros mais leves. No geral, ainda teríamos o mesmo tempo por volta, provavelmente ainda mais rápido. “

Vettel acredita que, mesmo sem tirar algumas das melhorias de segurança introduzidas na F1, seria possível aproximar-se do peso de 600 kg.

“É a direção que surgiu por causa da unidade motriz e todo o peso extra que vem com ela”, disse ele. “Obviamente, algumas delas são medidas de segurança nas quais não devemos mexer, e está certo. Quero dizer, o Halo sozinho tem 10 quilos. Poderia fazê-lo talvez um pouco mais leve e ainda ser tão forte.

“O que quero dizer é que se nalguns casos se justifica o peso a mais, noutros nem tanto. Mas acho que vale a pena lembrar que foi uma ótima sensação ter apenas 600-620 quilos. Agora, o mínimo que temos é 750 kg “.

Vettel compara a sensação que ele gostaria de ter da F1 de como é fácil manobrar karts.

“É um sentimento completamente diferente”, disse ele. “Se entramos num kart, obviamente, a coisa que mais o surpreende – porque não temos muita potência -, mas se fizermos a proporção, o que mais surpreende é o peso.

“É o facto de que há tão pouco peso que podemos manobrar o kart e ser muito, muito rápido. Obviamente você não temos aerodinâmica, então não é rápido o suficiente. Mas isso é um pouco o que estamos a perder. A sensação de brincadeira.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Osmane
Osmane
4 anos atrás

Saudade do carro campeão!!!

SoSimple
SoSimple
4 anos atrás

Concordo perfeitamente. É preciso carros mais leves e com menos apoio aerodinâmico. Assim permite andar mais próximo do carro da frente, não destrói tanto os pneus, torna os carros mais nervosos logo sobressaem as capacidades dos pilotos e ainda conseguem ainda poupar mais combustível (carro mais leve e com menos apoio…)

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado