F1: Jonathan Wheatley confirmado na Audi

Por a 1 Agosto 2024 18:00

Algumas horas após o anúncio da Red Bull da saída de Jonathan Wheatley, a Audi confirmou a contração do engenheiro britânico.

A demora na confirmação por parte da Audi causou alguma estranheza, uma vez que é habitual os comunicados sucederem-se. Neste caso, foi necessário esperar algumas horas, mas a Audi confirmou a contratação.

No comunicado lançado pela marca germânica, a Audi aponta os progressos significativos no seu projeto de Fórmula 1 ao nomear Jonathan Wheatley como Chefe de Equipa, após a recente contratação de Mattia Binotto. O CEO da Audi, Gernot Döllner, elogiou a vasta experiência e o sucesso de Wheatley na F1, destacando as suas contribuições para inúmeras vitórias em corridas e campeonatos na Red Bull Racing. Wheatley irá juntar-se à equipa de F1 da Audi em julho de 2025, concentrando-se no desempenho das corridas e na gestão operacional, servindo também como porta-voz da direção.

Mattia Binotto, como COO e CTO, irá supervisionar a gestão operacional da Sauber Motorsport AG e o desenvolvimento técnico dos futuros carros de corrida, atuando como interface técnico entre as equipas de desenvolvimento de Hinwil e o desenvolvimento da unidade de motriz. Tanto Wheatley como Binotto irão reportar diretamente a Döllner, assegurando uma clara divisão de deveres e responsabilidades.

Jonathan Wheatley, o futuro Chefe de Equipa da equipa de fábrica da Audi F1, afirmou o seguinte: “Estou extremamente orgulhoso por ter feito parte do percurso da Red Bull Racing ao longo dos últimos dezoito anos e vou partir com muitas memórias agradáveis. No entanto, a oportunidade de desempenhar um papel ativo na entrada da Audi na Fórmula 1 como chefe de uma equipa de fábrica é uma perspetiva única e excitante, e estou ansioso pelo desafio. Também estou contente por trabalhar com o Mattia, que conheço há muitos anos e que é a pessoa certa para colaborar neste excitante projeto.”

Mattia Binotto, COO e CTO da Sauber Motorsport AG, afirmou: “Conheço o Jonathan há muitos anos e considero-o um especialista em desportos motorizados experiente e empenhado. 2026 já não está muito longe, e estou ansioso por criar a nova equipa de corridas para a Audi juntamente com o Jonathan e conduzi-la ao sucesso.”

Parece ser uma jogada sensata dos responsáveis da Audi. Deixar Binotto nos “bastidores” mais focado na área técnica e de gestão de recursos é inteligente, pois o italiano perdeu-se nos jogos políticos que o cargo de diretor da Ferrari implicava. Binotto trabalhará onde realmente é bom e Wheatley terá mais exposição, talvez com um papel mais visível para o público e os media. São dois reforços de peso, colocados em áreas que aparentam ser as indicadas para cada perfil.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
7 meses atrás

Enquanto tiverem resultados positivos em pista, ninguém assume a crise que afeta a Red Bull. Parece uma paz podre. Veremos o que a pausa de Verão nos traz. Vejo uma equipa com visão do presente, mas com um futuro periclitante. O próximo a sair será o número dois do departamento técnico para a Ferrari. Não é? Pierre Waché

Last edited 7 meses atrás by galileufigarogmail-com
josemj
josemj
7 meses atrás

O principal já saiu para a Ferrari : Adrian Newey. O anúncio será em Monza.

Patucho10
Patucho10
Reply to  josemj
7 meses atrás

O Adrian fica em Inglaterra! Vamos ver qual a equipa Williams, Aston Martin, McLaren uma destas equipas terá o rei da aerodinâmica.

garantia4
garantia4
7 meses atrás

Excelente contratação. Muito competente tanto na área técnica como na arena política, e sabe tudo dos regulamentos

Patucho10
Patucho10
7 meses atrás

Quando o Adrian Newey foi confirmado a saída dele eu escrevi aqui que mais seguiam o mesmo caminho. Verdade é que pouco tempo passou e mais uma saída.
Lembro-me do pai do Max dizer que o Horner tinha de sair da equipa Red Bull ou corria o risco de se desmoronar, este senhor já disse muitas asneiras mas tenho que reconhecer que nesta acertou em cheio.
E o Max não será o próximo?

Last edited 7 meses atrás by Patucho10
Scb
Scb
Reply to  Patucho10
7 meses atrás

A Audi já tem piloto para 2026? E a MB? Hmmmm

Patucho10
Patucho10
Reply to  Scb
7 meses atrás

Não tem piloto mas tem director, que acaba de deixar a Red Bull, como deixou o Adrian Newey todos elementos fundamentais na estrutura da Red Bull começam a abandonar o barco que se está a afundar. E na minha opinião até o Max vai sair da RB para a Mercedes!

Leandro Marques
7 meses atrás

A confirmar-se excelente decisão da Sauber em contratar Bortoleto em vez de o deixar perder-se na indy.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado