Hyundai e Neuville brilham na Alemanha e entram para a história do WRC
Foram precisos apenas nove ralis para que a Hyundai vencesse uma prova do WRC nesta sua ‘segunda vida’, depois de na primeira, entre 1998 e 2003, não ter registado qualquer sucesso em termos de vitórias absolutas.
Foi também o primeiro triunfo de Thierry Neuville, há muito considerado um campeão em potência, e que agora, finalmente, conquistou a sua primeira vitória no WRC, depois de o ano passado e ainda com a ‘camisola’ da M-Sport vestida, ter conquistado quatro segundos lugares e, este ano, já pela Hyundai, ter subido ao pódio por duas vezes também.
Com tamanho sucesso, a que se juntou ainda a primeira dobradinha da Hyundai, para efeitos estatítisticos já que Dani Sordo conseguiu terminar em segundo, o fim de semana não podia ter sido mais perfeito para a equipa de Michel Nandan que começou o rali da pior maneira com Thierry Neuville a capotar no Shakedown e a obrigar a equipa a reconstruir o i20 WRC que, já em Monte Carlo, no primeiro rali de asfalto do ano, tinha provado ser muito eficaz neste tipo de piso.
Contudo, justiça seja feita, a Hyundai apenas chegou à vitória depois da VW dar dois autênticos ‘tiros no pé’. Primeiro quando Sébastien Ogier não suportou a pressão da luta que estava a ter com Jari-Matti Latvala e se despistou no final da primeira etapa, regressando o francês à estrada para ter novo (e, desta vez, violento) acidente. E depois quando Latvala ficou sozinho no comando e com quase 1 minuto de vantagem sobre Kris Meeke, saiu de estrada e hipotecou a vitória da VW que continua a manchar o currículo da equipa alemã.
Por esse altura, foi a Citroën que esteve a um passo de selar a vitória, mas Meeke também saiu de estrada e impediu que a marca francesa conseguisse o seu 12ª triunfo consecutivo em território alemão.
No meio de tudo isto e com Andreas Mikkelsen a ser o melhor VW, apenas no terceiro posto, foi mesmo a Hyundai quem mais sobressaiu no Rali da Alemanha.
Classificação Final – CLIQUE AQUI
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI