OFICIAL: Sebastian Vettel deixa a Ferrari no fim da época

Por a 12 Maio 2020 09:16

A Ferrari confirmou que Sebastian Vettel irá deixar de ser piloto da Scuderia no final da época 2020.

Os media avançaram durante a noite que Vettel e a Ferrari não tinham chegado a um consenso e que a renovação não tinha sido possível. A confirmação estava prevista para hoje e não se fez tardar, com a Ferrari a anunciar logo pela manhã a saída do tetra campeão no final da época. Foi publicada uma declaração conjunta que oficializa o fim da parceria que se iniciou em 2015.

Eis o que disse Mattia Binotto:

“Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e o Sebastian, que ambas as partes consideram ser a melhor. Não foi uma decisão fácil de ser alcançada, dado o valor de Sebastian como piloto e como pessoa. Não havia razão específica que levasse a este desfecho, além da crença comum e amigável de que havia chegado o momento de seguirmos caminhos separados, a fim de alcançar nossos respectivos objetivos.

Sebastian já faz parte da história da Scuderia, com as suas 14 vitórias, tornando-o o terceiro piloto mais bem-sucedido da equipa, enquanto também é o piloto que marcou mais pontos. Nos nossos cinco anos juntos, ele terminou entre os três primeiros do campeonato de pilotos por três vezes, dando uma contribuição significativa à presença constante da equipa nos três primeiros da classificação dos construtores.

Em nome de todos na Ferrari, quero agradecer ao Sebastian pelo seu grande profissionalismo e pelas qualidades humanas que demonstrou nestes cinco anos, durante os quais partilhamos tantos grandes momentos. Ainda não conseguimos conquistar um título mundial juntos, o que seria um quinto para ele, mas acreditamos que ainda podemos tirar muito proveito desta temporada incomum de 2020 “.

Por fim, as palavras de Vettel:

“O meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. Para obter os melhores resultados possíveis neste desporto, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. A equipa e eu percebemos que não há mais um comum desejo de permanecer juntos até o final desta temporada Os assuntos financeiros não tiveram parte nesta decisão conjunta.Não é assim que penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca será.

O que está a acontecer nos últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É preciso usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu próprio reservarei o tempo necessário para refletir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro.

A Scuderia Ferrari ocupa um lugar especial na Fórmula 1 e espero que obtenha todo o sucesso que merece. Finalmente, quero agradecer a toda a família Ferrari e, acima de tudo, aos seus “tifosi” em todo o mundo, pelo apoio que eles me deram ao longo dos anos. O meu objetivo imediato é terminar a minha longa jornada com a Ferrari, na esperança de partilhar mais alguns momentos bonitos juntos, para adicionar a todos aqueles que desfrutamos até agora “.

O que se segue agora para Vettel? Outro desafio numa equipa de meio de tabela? Ou será este o fim da carreira do piloto alemão? Parece pouco provável que esse seja o caso mas não é um cenário descabido. Quanto ao sucessor de Vettel na Ferrari, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo são os nomes mais referidos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
92 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
4 anos atrás

Nunca fui fã do Vettel. A minha opinião sobre ele melhorou imenso desde que foi para a Ferrari e o vi trabalhar e esforçar-se a sério para conseguir resultados e conseguir alguns. Aquilo que melhorei a opinião sobre ele nos primeiros anos reverteu nos 2 últimos, o Vettel fez erros demais para um piloto com a sua experiência. Não sei se é falta de motivação, ou o que é, mas dá todos os sinais de um piloto em fim de carreira. Triste. Provavelmente acabará por sair da Ferrari de mãos tão vazias (ou melhor, tão pouco cheias) como o Alonso.… Ler mais »

JMHP
JMHP
4 anos atrás

A primeira leitura que faço desta saída do Vettel é de que o carro deste ano não está ao nível da expectativa para combater a Mercedes e até a Redbull. Vettel já deve ter percebido á muito que a Ferrari não tem carro para lutar pelo titulo sendo que a única vez que esteve perto foi quando o carro possuia algo que fazia especial nas rectas, mas apôs intervenção da FIA pressionada pelas suspeitas o carro na altura esmoreceu assim como parece acontecer este ano pelos testes pré-temporada. Se a Ferrari tivesse carro altura da Mercedes seria muito improvável esta… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  JMHP
4 anos atrás

Não me admiraria em nada de ir parar à Mercedes ou Red Bull. Mesmo sendo à partida menos forte que o Hamilton e o Verstappen, ainda poderia bater os mesmos e colocar neles a pressão. Ao contrário do que sucedia na Ferrari.

JMHP
JMHP
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Não creio que o Vettel deseje coabitar com o Hamilton ou o Verstappen na mesma equipa, assim como não acho que seja bom para os adeptos. O melhor seria termos uma Mclaren com pilotos de calibre a juntar-se ás equipas de topo e ai acho que o Vettel com a sua experiência encaixaria muito bem.
Vettel na Mclaren com motor Mercedes, Andreas Seidl (com quem Vettel já trabalhou e dá-se muito bem), JamesKey, poderia ser um tónico de motivação para a equipa e seus investidores.

RogerM
RogerM
Reply to  JMHP
4 anos atrás

Acredito que o Vettel coabite melhor com o Hamilton, do que por exemplo o Verstappen, e até o Ricciardo.

4RcNg
4RcNg
4 anos atrás

O sucessor será pouco relevante. Vai ser definitivamente um Number Two. A equipa vai ter foco total no Leclerc. Ainda assim, o que se correr em 2020, será um pitéu para se ver como é que o Vettel irá desesperadamente tentar bater o Number One. Antecipam-se cenas de drama.

9cilindrosopostos
9cilindrosopostos
4 anos atrás

Cinco temporadas e nada, tal como Alonso, a Ferrari é uma equipa bastante desejada, mas na realidade tem ali um departamento q falha redondamente, a meu ver a parte estratégica da corrida, só reagem mediante o q fazem os adversários, estudam pouco…

jem
jem
Reply to  9cilindrosopostos
4 anos atrás

Pode não ser assim. Em 70 anos de F1 como campeonato a Ferrari ganhou 18. O que significa que em 52 outros foram melhores. E agora fala-se porque já há uns bons anos que não ganha o campeonato, mas antes disse também ganhou muitos. Não quer dizer que não façam tudo o que podem. Erros de estratégia vê-se em todas as equipas. O que se passa nesta fase é que a Mercedes tem sido melhor. Só isso, que na F1 é uma grande vantagem.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  jem
4 anos atrás

Não fosse o trabalho de Todt, Brawn e Schumacher uns tantos menos. A Ferrari depende demasiado de pessoas chave para a dimensão que tem.

jem
jem
Reply to  Lagaffe
4 anos atrás

Fosse quem fosse. É sempre alguém. Antes desses houve outros. Depois da Ferrari nos anos do Schumi, a RB também dependeu de alguns e a Mercedes de outros. Mas talvez não sejam só alguns: esses são os que aparecem nas tv´s.

garantia4
garantia4
Reply to  9cilindrosopostos
4 anos atrás

9cilindros, daqui a muitos anos todos se lembrarao q a ferrari do Vettel perdeu os campeonatos para os carros mais dominadores e vencedores-de-todos-os-tempos, enquanto o alonso os perdeu para um carro vencedor, sim, mas nao tao superior com a mercedes dos ultimos anos, ver as estatísticas. Mas pronto, agora q os haters do vettel estao satisfeito , vamos agora com optimismo a caminho da catastofre, com o “presdestinado” finalmente a levar a Ferrari às costas suas. ED: E tenho q ser justo para com o alonso: ao Massa o muro nao pensava 2 vezes para o mandar por-se ao serviço… Ler mais »

JMHP
JMHP
Reply to  9cilindrosopostos
4 anos atrás

A falta de estratégia por parte da Ferrari foi sempre evidente aos longo das duas ultimas épocas sobretudo quando tinham um carro próximo da Mercedes. Mais evidente foi nos GP em que o Ferrari revelava-se mais forte do que o Mercedes, nesses momentos a equipa Mercedes encontrava sempre resposta à altura e quando tal não era possível conseguiu quase sempre minimizar as perdas.
Tornou-se claro que a Ferrari mesmo quando estava em vantagem na pista, nas boxs continuava a perseguir a Mercedes. Nos poucos momentos que tentou assumir a estratégia sem esperar pela Mercedes quase sempre falhou…

Lagaffe
Lagaffe
4 anos atrás

Volta Alonso. Estás perdoado

icebergemchamas
icebergemchamas
4 anos atrás

Confesso que fiquei surpreendido com esta decisão sobretudo por acontecer agora. Já se sabia que as coisas no ano passado não correram nada bem ao Vettel mas pensava que a Ferrari iria deixar passar pelo menos umas provas (se é que as vão haver este ano…) para tomar uma decisão. Enfim, provavelmente a componente financeira também terá tido algum peso numa altura em que os construtores vão ter de apertar o cinto.
Agora dificilmente vejo o Hamilton na Ferrari junto com o Leclerc pois nenhum ia aceitar uma posição subalterna, embora fosse muito bom para os adeptos da F1…

*RPMS*™
4 anos atrás

Era o desfecho mais previsível. Depois de uma temporada em que Vettel foi batido por um companheiro de equipa mais jovem e muito mais barato, só se a Ferrari estivesse louca é que iria manter o alemão. O mais divertido vai ser agora ler o que dirão aqueles que afirmavam que o Alonso tinha sido “corrido” da Ferrari quando foi o espanhol que recusou uma proposta de renovação de contrato em 2014. É que a proposta que a Ferrari fez na altura a Alonso era muito diferente da que fez agora a Vettel, eles ao espanhol nunca apresentaram nenhuma proposta… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
4 anos atrás

RPMS, chama-se marco mattiacci, foi ele q se encarregou de mandar o alonso para longe de maranello. É questão pacífica.

RogerM
RogerM
4 anos atrás

Foi a melhor opção do Vettel. Aliás ele era um “ativo” que estava a desvalorizar na Ferrari. Na Red Bull ou Mercedes terá espaço para voltar a recuperar a forma. Pois bastará bater o Verstappen ou Hamilton, à partida mais fortes, para os destabilizar psicologicamente. O problema da Ferrari, continua a ser a estrutura técnica que ainda não conseguiu criar um carro claramente vencedor. Pois com um
carro vencedor, 90% dos Pilotos no grid são campeões.

chicanalysis
Reply to  RogerM
4 anos atrás

Anda por aqui alguém completamente alucinado.
Em que universo alternativo é que a mercedes ou a red bull iriam dar um lugar ao vitelo?
E já agora, fala nesse bastará bater o Ham ou o Max como se isso fosse só um pormenor…
Deve ser efeito do corona ó rogerM…

RogerM
RogerM
4 anos atrás

A questão que agora se põe…é qual será o próximo Piloto favorito da Autosport (britânica) pós saída do Vettel, que tinha por sua vez substituído o Rosberg no topo de artigos tendenciosos. Cheira-me a Verstappen.

MurrayWalker
Reply to  RogerM
4 anos atrás

E o rapaz a dar-lhe com o Autosport inglês. Então o Rogerito não vê que o Autosport inglês sofre de uma grave doença chamada patriotismo? Foi assim no Mansell vs Piquet. Foi assim no Damon vs Michael. Até assim foi no Hakkinen/Coulthard vs Schumacher/Ferrari, numa quase reedição das batalhas da segunda grande guerra, dos aliados contra o eixo do mal. Italianos e alemães serão sempre inimigos históricos. Mas o mais grave, é o caro Rogerito não ter a mínima noção que esta “doença” do patriotismo é extremamente contagiosa e já se alastrou há muito a todas as nações. Um bom… Ler mais »

inoferreira
4 anos atrás

Estou chocado, lá se foi o “piascas”

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado