OFICIAL: Sebastian Vettel deixa a Ferrari no fim da época
A Ferrari confirmou que Sebastian Vettel irá deixar de ser piloto da Scuderia no final da época 2020.
Os media avançaram durante a noite que Vettel e a Ferrari não tinham chegado a um consenso e que a renovação não tinha sido possível. A confirmação estava prevista para hoje e não se fez tardar, com a Ferrari a anunciar logo pela manhã a saída do tetra campeão no final da época. Foi publicada uma declaração conjunta que oficializa o fim da parceria que se iniciou em 2015.
Eis o que disse Mattia Binotto:
“Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e o Sebastian, que ambas as partes consideram ser a melhor. Não foi uma decisão fácil de ser alcançada, dado o valor de Sebastian como piloto e como pessoa. Não havia razão específica que levasse a este desfecho, além da crença comum e amigável de que havia chegado o momento de seguirmos caminhos separados, a fim de alcançar nossos respectivos objetivos.
Sebastian já faz parte da história da Scuderia, com as suas 14 vitórias, tornando-o o terceiro piloto mais bem-sucedido da equipa, enquanto também é o piloto que marcou mais pontos. Nos nossos cinco anos juntos, ele terminou entre os três primeiros do campeonato de pilotos por três vezes, dando uma contribuição significativa à presença constante da equipa nos três primeiros da classificação dos construtores.
Em nome de todos na Ferrari, quero agradecer ao Sebastian pelo seu grande profissionalismo e pelas qualidades humanas que demonstrou nestes cinco anos, durante os quais partilhamos tantos grandes momentos. Ainda não conseguimos conquistar um título mundial juntos, o que seria um quinto para ele, mas acreditamos que ainda podemos tirar muito proveito desta temporada incomum de 2020 “.
Por fim, as palavras de Vettel:
“O meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. Para obter os melhores resultados possíveis neste desporto, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. A equipa e eu percebemos que não há mais um comum desejo de permanecer juntos até o final desta temporada Os assuntos financeiros não tiveram parte nesta decisão conjunta.Não é assim que penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca será.
O que está a acontecer nos últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É preciso usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu próprio reservarei o tempo necessário para refletir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro.
A Scuderia Ferrari ocupa um lugar especial na Fórmula 1 e espero que obtenha todo o sucesso que merece. Finalmente, quero agradecer a toda a família Ferrari e, acima de tudo, aos seus “tifosi” em todo o mundo, pelo apoio que eles me deram ao longo dos anos. O meu objetivo imediato é terminar a minha longa jornada com a Ferrari, na esperança de partilhar mais alguns momentos bonitos juntos, para adicionar a todos aqueles que desfrutamos até agora “.
O que se segue agora para Vettel? Outro desafio numa equipa de meio de tabela? Ou será este o fim da carreira do piloto alemão? Parece pouco provável que esse seja o caso mas não é um cenário descabido. Quanto ao sucessor de Vettel na Ferrari, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo são os nomes mais referidos.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Vettel com a Aston Martin em 2021? Dinheiro não será problema e o projecto é ambicioso. Além de que a performance do Stroll (ou falta dela) dá-lhe espaço suficiente na equipa, algo que ficava a faltar na Ferrari. Perez na Renault ou McLaren dependendo da movimentação das cadeiras
Com patrocínio da Cardhu
Quem deu voto negativo só pode não saber o que é Cardhu.
Não falta quem dê por aí votos negativos a muitos comentários, que face ao conteúdo destes só demonstram ignorância. E desde logo incapacidade para refutar a divergência de opinião por palavras. Mas é verdade que não falta por aí quem sinta um poder e uma superioridade por o poder fazer. Honestamente ainda não percebi (talvez seja ignorância minha) a utilidade de alguém classificar os comentários dos outros.
Charles é um sobredotado e apanhou Seb na curva descendente.
Já se esperava esta conclusão, aliás, a única possível.
Depositei grandes esperanças no Seb que foram destruídas por erros de equipa ou próprios, mas continuo a simpatizar com ele e desejo-lhe um bom lugar. Mas não será fácil. Veja-se kimi ou Daniel.
Quanto ao segundo piloto da Ferrari, qualquer um que venha está desgraçado.
Até pode ser, mas só passou o Vettel quando alegadamente o carro era ilegal.
Este comentário é glorioso! Obrigado.
Portanto, deram um carro “ilegal” ao Charles mas um “normal” ao Seb, foi isso?
Mas as ilegalidades da mercedes ficam na gaveta?
Em princípio não. Mas ao ser um carro “diferente” como se viu, pode perfeitamente ter caraterísticas que se adaptam mais a um piloto que a outro. Aliás quando tudo voltou ao normal, creio que o Seb voltou a ter melhores resultados. O que conta são os resultados, o resto são especulações nossas. Não falei na Mercedes nem me apercebi que alguém tenha falado.
Tendo em conta a falta de respeito que a Ferrari estava a demonstrar com Vettel, que até nem era a questão monetária que estava a causar-lhe “espécie”, era ser só de um ano. É que só um ano não lhe permite ver o quão competitiva será a Ferrari com os monolugares de 2022. Além que este ano vai ser atípico. O próximo os monolugares não mudam grande coisa, assim que se a Ferrari falhar no monolugar este ano, o próximo não deve fazer grande coisa também… Não se entenderam e lá foi ele embora. Bem, ao menos não foi corrido… Ler mais »
Pelo menos ao Alonso nunca lhe propuseram um contrato de segundo piloto…
Mas pronto, percebo que Vossa Excelência esteja a passar um momento difícil, foi obrigado a acabar com as contas falsas, com os clones, e agora, azar dos Távoras, viu o piloto que vinha salvar a Ferrari da sua obsessão de estimação levar um monumental “pontapé-no-traseiro” e ser corrido da equipa…
Há dias assim…é aguentar!
LOLOLOL
Cumprimentos
Vettel deixa a Ferrari como o terceiro piloto com mais vitórias de sempre,apenas atrás das lendas Lauda e Schumacher… podendo ainda passar Lauda. Conseguiu isso numa época nunca vista na F1, com um domínio avassalador da Mercedes nesta era híbrida. Isso seria suficiente para confirmar o talento do alemão, mas ainda há que juntar os 4 titulos de campeão, onde a Red Bull nunca teve este dominio que teve a Mercedes. Continuo a achar Hamilton superior, mas Vettel foi o único rival do britânico. Para Vettel, se quiser continuar a vencer apenas há a Mercedes… ou numa aposta ousada, mas… Ler mais »
!!! Leio e releio comentários, e só me ocorre uma pergunta! Quantos anos tem o massarico de experiência ao mais alto nível? Alguma vez sentiu a pressão que os campeões sentem?… Sim espero que não saia o tiro pela culatra… Um Massarico sem experiência em afinações e desemvolvimento, aquilo que se ganha com os anos “De experiência”. Isto é o que a Ferrari vai ter. O ano passado vi o massarico muitas vezes a fazer brilharete mas quase sempre com a morte a sua frente!!! Quando foi necessário ter um pouco mais de”estaleca” para segurar o primeiro lugar, vi-o a… Ler mais »
Maçarico (é assim que se escreve), que sem más estrategias de corrida e mais pro-actividade da equipa em seu favor, teria tido mais e melhores resultados.
(Atenção: a Ferrari não é a minha equipa, mas após decadas a ver F1, presinto quando se está em presença de um muito bom piloto, que com o tempo se pode tornar num excepcional piloto.Tomara haver muitos como ele em todas as equipas).
É este o “Massarico”!!! o “chico” que trabalha com “pasta” na “Massarica Bristô”…Não chame nomes ao aparelho de soldar ou cortar!!!!
MASSARICA BRISTÔ RESTAURANTES!!!
O maçarico (massarico deve ter a ver com outras coisas) não venceu a primeira pelo motor. Depois foi poles atrás de poles. Vitórias? coisas menores num primeiro ano numa equipa que não chegava à outra. Mas esse maçarico foi empurrado para fora da pista por um holandês que deveria ter ficado sem carta há dois anos, porque quando vê vermelho é o boi que tem nos flancos. Mas esse holandês, que se julga imponente, ajudou em muito o futuro de Charles e da própria Ferrari, pois fez acontecer o demo: um piloto que agora nunca mais será papado com a… Ler mais »
Muito bem relembrado.
Uns é com força, outros é á força!
Não consigo descortinar para onde o Vettel irá (se não se retirar). Não parece bom para a McLaren tê-lo como piloto. A Renault talvez o queira, mas não parece, neste momento, que a Renault seja uma equipa interessante para ele. Com algum futurismo à mistura, talvez consiga imagina-lo na Aston Martin em 2021 se o projecto for interessante mas a situação Stroll (filho) não lhe deve interessar muito. Agora para o lugar da Ferrari tenho um palpite….. E se o Bottas sair da Mercedes para dar lugar ao Russell e o finlandês for para a Ferrari? Há provas mais que… Ler mais »
E que wingman ficava na Mercedes? O Lewis até está bem confortável com o team mate e os Merc Herren gostam de agradar ao inglês,que bem merece.
Só 2022 vai dar maiores mudanças, se for business as usual.
Tenho aqui um joanete a latejar, que se demoram mais algum tempo até haver corridas, o Vettel já nem se estreia este ano.
– agora vamos ao enredo para novela –
Chamam o Hulkenberg para fazer as corridas até ao final do ano quase a custo zero, e para o ano contratam o Raikonen para desenvolver o carro.