OFICIAL: Sebastian Vettel deixa a Ferrari no fim da época

Por a 12 Maio 2020 09:16

A Ferrari confirmou que Sebastian Vettel irá deixar de ser piloto da Scuderia no final da época 2020.

Os media avançaram durante a noite que Vettel e a Ferrari não tinham chegado a um consenso e que a renovação não tinha sido possível. A confirmação estava prevista para hoje e não se fez tardar, com a Ferrari a anunciar logo pela manhã a saída do tetra campeão no final da época. Foi publicada uma declaração conjunta que oficializa o fim da parceria que se iniciou em 2015.

Eis o que disse Mattia Binotto:

“Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e o Sebastian, que ambas as partes consideram ser a melhor. Não foi uma decisão fácil de ser alcançada, dado o valor de Sebastian como piloto e como pessoa. Não havia razão específica que levasse a este desfecho, além da crença comum e amigável de que havia chegado o momento de seguirmos caminhos separados, a fim de alcançar nossos respectivos objetivos.

Sebastian já faz parte da história da Scuderia, com as suas 14 vitórias, tornando-o o terceiro piloto mais bem-sucedido da equipa, enquanto também é o piloto que marcou mais pontos. Nos nossos cinco anos juntos, ele terminou entre os três primeiros do campeonato de pilotos por três vezes, dando uma contribuição significativa à presença constante da equipa nos três primeiros da classificação dos construtores.

Em nome de todos na Ferrari, quero agradecer ao Sebastian pelo seu grande profissionalismo e pelas qualidades humanas que demonstrou nestes cinco anos, durante os quais partilhamos tantos grandes momentos. Ainda não conseguimos conquistar um título mundial juntos, o que seria um quinto para ele, mas acreditamos que ainda podemos tirar muito proveito desta temporada incomum de 2020 “.

Por fim, as palavras de Vettel:

“O meu relacionamento com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. Para obter os melhores resultados possíveis neste desporto, é vital que todas as partes trabalhem em perfeita harmonia. A equipa e eu percebemos que não há mais um comum desejo de permanecer juntos até o final desta temporada Os assuntos financeiros não tiveram parte nesta decisão conjunta.Não é assim que penso quando se trata de fazer certas escolhas e nunca será.

O que está a acontecer nos últimos meses levou muitos de nós a refletir sobre quais são nossas verdadeiras prioridades na vida. É preciso usar a imaginação e adotar uma nova abordagem para uma situação que mudou. Eu próprio reservarei o tempo necessário para refletir sobre o que realmente importa quando se trata do meu futuro.

A Scuderia Ferrari ocupa um lugar especial na Fórmula 1 e espero que obtenha todo o sucesso que merece. Finalmente, quero agradecer a toda a família Ferrari e, acima de tudo, aos seus “tifosi” em todo o mundo, pelo apoio que eles me deram ao longo dos anos. O meu objetivo imediato é terminar a minha longa jornada com a Ferrari, na esperança de partilhar mais alguns momentos bonitos juntos, para adicionar a todos aqueles que desfrutamos até agora “.

O que se segue agora para Vettel? Outro desafio numa equipa de meio de tabela? Ou será este o fim da carreira do piloto alemão? Parece pouco provável que esse seja o caso mas não é um cenário descabido. Quanto ao sucessor de Vettel na Ferrari, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo são os nomes mais referidos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
92 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cardhu
Cardhu
3 anos atrás

Vettel com a Aston Martin em 2021? Dinheiro não será problema e o projecto é ambicioso. Além de que a performance do Stroll (ou falta dela) dá-lhe espaço suficiente na equipa, algo que ficava a faltar na Ferrari. Perez na Renault ou McLaren dependendo da movimentação das cadeiras

garantia4
garantia4
Reply to  Cardhu
3 anos atrás

Com patrocínio da Cardhu

asfalto
asfalto
Reply to  garantia4
3 anos atrás

Quem deu voto negativo só pode não saber o que é Cardhu.

jem
jem
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Não falta quem dê por aí votos negativos a muitos comentários, que face ao conteúdo destes só demonstram ignorância. E desde logo incapacidade para refutar a divergência de opinião por palavras. Mas é verdade que não falta por aí quem sinta um poder e uma superioridade por o poder fazer. Honestamente ainda não percebi (talvez seja ignorância minha) a utilidade de alguém classificar os comentários dos outros.

webcat
webcat
3 anos atrás

Charles é um sobredotado e apanhou Seb na curva descendente.
Já se esperava esta conclusão, aliás, a única possível.
Depositei grandes esperanças no Seb que foram destruídas por erros de equipa ou próprios, mas continuo a simpatizar com ele e desejo-lhe um bom lugar. Mas não será fácil. Veja-se kimi ou Daniel.
Quanto ao segundo piloto da Ferrari, qualquer um que venha está desgraçado.

jem
jem
Reply to  webcat
3 anos atrás

Até pode ser, mas só passou o Vettel quando alegadamente o carro era ilegal.

no-team
Reply to  jem
3 anos atrás

Este comentário é glorioso! Obrigado.

webcat
webcat
Reply to  jem
3 anos atrás

Portanto, deram um carro “ilegal” ao Charles mas um “normal” ao Seb, foi isso?
Mas as ilegalidades da mercedes ficam na gaveta?

jem
jem
Reply to  webcat
3 anos atrás

Em princípio não. Mas ao ser um carro “diferente” como se viu, pode perfeitamente ter caraterísticas que se adaptam mais a um piloto que a outro. Aliás quando tudo voltou ao normal, creio que o Seb voltou a ter melhores resultados. O que conta são os resultados, o resto são especulações nossas. Não falei na Mercedes nem me apercebi que alguém tenha falado.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Tendo em conta a falta de respeito que a Ferrari estava a demonstrar com Vettel, que até nem era a questão monetária que estava a causar-lhe “espécie”, era ser só de um ano. É que só um ano não lhe permite ver o quão competitiva será a Ferrari com os monolugares de 2022. Além que este ano vai ser atípico. O próximo os monolugares não mudam grande coisa, assim que se a Ferrari falhar no monolugar este ano, o próximo não deve fazer grande coisa também… Não se entenderam e lá foi ele embora. Bem, ao menos não foi corrido… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Pelo menos ao Alonso nunca lhe propuseram um contrato de segundo piloto…
Mas pronto, percebo que Vossa Excelência esteja a passar um momento difícil, foi obrigado a acabar com as contas falsas, com os clones, e agora, azar dos Távoras, viu o piloto que vinha salvar a Ferrari da sua obsessão de estimação levar um monumental “pontapé-no-traseiro” e ser corrido da equipa…

Há dias assim…é aguentar!

LOLOLOL
Cumprimentos

Honda Power
Honda Power
3 anos atrás

Vettel deixa a Ferrari como o terceiro piloto com mais vitórias de sempre,apenas atrás das lendas Lauda e Schumacher… podendo ainda passar Lauda. Conseguiu isso numa época nunca vista na F1, com um domínio avassalador da Mercedes nesta era híbrida. Isso seria suficiente para confirmar o talento do alemão, mas ainda há que juntar os 4 titulos de campeão, onde a Red Bull nunca teve este dominio que teve a Mercedes. Continuo a achar Hamilton superior, mas Vettel foi o único rival do britânico. Para Vettel, se quiser continuar a vencer apenas há a Mercedes… ou numa aposta ousada, mas… Ler mais »

DuploICE
DuploICE
3 anos atrás

!!! Leio e releio comentários, e só me ocorre uma pergunta! Quantos anos tem o massarico de experiência ao mais alto nível? Alguma vez sentiu a pressão que os campeões sentem?… Sim espero que não saia o tiro pela culatra… Um Massarico sem experiência em afinações e desemvolvimento, aquilo que se ganha com os anos “De experiência”. Isto é o que a Ferrari vai ter. O ano passado vi o massarico muitas vezes a fazer brilharete mas quase sempre com a morte a sua frente!!! Quando foi necessário ter um pouco mais de”estaleca” para segurar o primeiro lugar, vi-o a… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  DuploICE
3 anos atrás

Maçarico (é assim que se escreve), que sem más estrategias de corrida e mais pro-actividade da equipa em seu favor, teria tido mais e melhores resultados.
(Atenção: a Ferrari não é a minha equipa, mas após decadas a ver F1, presinto quando se está em presença de um muito bom piloto, que com o tempo se pode tornar num excepcional piloto.Tomara haver muitos como ele em todas as equipas).

DuploICE
DuploICE
Reply to  4RcNg
3 anos atrás

É este o “Massarico”!!! o “chico” que trabalha com “pasta” na “Massarica Bristô”…Não chame nomes ao aparelho de soldar ou cortar!!!!
MASSARICA BRISTÔ RESTAURANTES!!!

webcat
webcat
Reply to  DuploICE
3 anos atrás

O maçarico (massarico deve ter a ver com outras coisas) não venceu a primeira pelo motor. Depois foi poles atrás de poles. Vitórias? coisas menores num primeiro ano numa equipa que não chegava à outra. Mas esse maçarico foi empurrado para fora da pista por um holandês que deveria ter ficado sem carta há dois anos, porque quando vê vermelho é o boi que tem nos flancos. Mas esse holandês, que se julga imponente, ajudou em muito o futuro de Charles e da própria Ferrari, pois fez acontecer o demo: um piloto que agora nunca mais será papado com a… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  webcat
3 anos atrás

Muito bem relembrado.
Uns é com força, outros é á força!

necax007
necax007
3 anos atrás

Não consigo descortinar para onde o Vettel irá (se não se retirar). Não parece bom para a McLaren tê-lo como piloto. A Renault talvez o queira, mas não parece, neste momento, que a Renault seja uma equipa interessante para ele. Com algum futurismo à mistura, talvez consiga imagina-lo na Aston Martin em 2021 se o projecto for interessante mas a situação Stroll (filho) não lhe deve interessar muito. Agora para o lugar da Ferrari tenho um palpite….. E se o Bottas sair da Mercedes para dar lugar ao Russell e o finlandês for para a Ferrari? Há provas mais que… Ler mais »

4RcNg
4RcNg
Reply to  necax007
3 anos atrás

E que wingman ficava na Mercedes? O Lewis até está bem confortável com o team mate e os Merc Herren gostam de agradar ao inglês,que bem merece.
Só 2022 vai dar maiores mudanças, se for business as usual.

z
z
3 anos atrás

Tenho aqui um joanete a latejar, que se demoram mais algum tempo até haver corridas, o Vettel já nem se estreia este ano.
– agora vamos ao enredo para novela –

Chamam o Hulkenberg para fazer as corridas até ao final do ano quase a custo zero, e para o ano contratam o Raikonen para desenvolver o carro.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado