F1: Sebastian Vettel deixa Ferrari no fim do ano

Por a 12 Maio 2020 07:30

Sebastian Vettel não deverá continuar na Ferrari. Várias fontes confirmam que o alemão não renovará contrato com a Scuderia.

A Bild e a Auto Motor und Sport avançaram durante a noite que Sebastian Vettel não irá continuar a ser piloto da Ferrari em 2021, depois das negociações na segunda feira não terem chegado a bom porto . Outras publicações como a Motorsport-Total, BBC e autosport.com replicaram a mesma informação, que deverá ser confirmada ainda hoje.

Muito se falou sobre a proposta de renovação de Sebastian Vettel, com rumores a dizer que a Ferrari fez uma proposta muito abaixo do desejado pelo piloto, embora outros rumores afirmassem que nenhuma proposta tinha sido feita.

Vettel adotou um discurso de team player, colocando os interesse da Ferrari acima dos seus e mostrando vontade de levar a Scuderia ao triunfo, mas essa vontade terá desvanecido com a maior preponderância atribuída à Charles Leclerc.

2014 foi o ano da introdução das novas unidades motrizes híbridas e o início da era Mercedes na F1. Foi também o ano em que a Red Bull foi destronada violentamente e Sebastian Vettel deixou de ser o rei. O alemão sentiu dificuldades na adaptação à nova realidade enquanto do outro lado da garagem, Daniel Ricciardo mostrava-se ao mundo. Vettel deixou de ser a estrela da equipa e no final da época mudou-se para Maranello.

Na Ferrari, os primeiros anos foram de evolução com vitória logo nas primeiras corridas pela Scuderia. Seguiu-se um ano de reestruturação para a Ferrari surgir como concorrente real da Mercedes. Dentro da equipa Vettel era a estrela e suplantou com facilidade Kimi Raikkonen. Enfrentou um período difícil que se arrastava já desde 2018, com muitos erros em pista, algo que foi agravado com a chegada de Charles Leclerc que se tornou na esperança da equipa, deixando o alemão com um papel quase secundário, que poderá ter sido o catalisador desta situação.

Terminar a carreira não parece ser o caminho do alemão . Vettel tem ainda paixão pela F1, tem muitos anos de carreira pela frente e tem uma experiência que será valiosa para todas as equipas da F1. Seria um desperdício de talento deixar que Vettel terminasse a carreira assim.

Vettel deverá escolher um novo desafio, algo completamente diferente. Até agora, tem assumido projetos para lutar pelo título, que lhe garantissem estar nos lugares de topo. Nesta fase poderá optar por outro tipo de projeto como a Renault ou McLaren.

São as duas equipas que reúnem as melhores condições para chegar ao topo a médio prazo e que poderão beneficiar muito da capacidade de Vettel, quer em pista, quer fora dela. Talvez a McLaren seja o projeto mais interessante, pela história da equipa, pelo potencial da estrutura e pela liderança agora implementada. Andreas Seidl, que já trabalhou com Vettel, tem feito um excelente trabalho e James Key irá certamente mostrar toda a sua qualidade na parte técnica. Do lado da Renault há também grande potencial, mas nota-se uma liderança menos forte, um rumo mais indefinido. A Renault tem ainda alguma instabilidade enquanto a McLaren parece ter agora uma estrutura muito mais forte.

Tudo irá depender também de quem irá ocupar o lugar na Ferrari. Daniel Ricciardo parece ter pouca vontade de continuar na Renault e poderá aproveitar para tentar a Ferrari que, segundo os rumores, parece mais interessada em Carlos Sainz, que está feliz na McLaren mas não deverá recusar a proposta, se esta surgir.

Mais remota parece a hipótese de Vettel rumar à Mercedes, algo que só deverá acontecer se Lewis Hamilton deixar a equipa e nesse caso o único destino possível para o britânico seria a Ferrari. As próximas semanas deverão dar confirmações.

A passagem pela Ferrari de Vettel, pode ser considerada um fracasso por não ter conquistado o título. Mas todo o excelente trabalho que fez na Scuderia não pode ser esquecido, a forma como “vestiu a camisola” vermelha e defendeu os interesses da Ferrari não podem ser menosprezadas. Vettel tem ainda qualidade mais que suficiente para estar na F1 e um novo projeto, com o apoio certo, podem dar-lhe um impulso que precisa para voltar à forma que certamente deseja. Foi o homem certo para o ressurgimento da Scuderia na era híbrida, mas demasiados erros roubaram a possibilidade de dar aos tifosi o tão desejado troféu. Segue-se outra aventura para Vettel… Resta saber em que equipa será.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
nta73
nta73
3 anos atrás

Hamilton tem agora oportunidade de acabar a carreira na F1 com chave de ouro se assinar pela Ferrari.

afmota
afmota
Reply to  nta73
3 anos atrás

Espero que a Ferrari não se transforme na “Florida” da formula 1 onde os ex-campeões possam ir passar reformas de luxo.
Pessoalmente acho que seria um erro das duas partes.

Pity
Pity
Reply to  nta73
3 anos atrás

Chave de ouro? Talvez chave de latão… dependendo do material que lhe fosse oferecido.

nta73
nta73
Reply to  Pity
3 anos atrás

Sim chave de ouro pelo simples facto que a Ferrari independente dos resultados tem uma mística que mais nenhuma equipa tem.

Pity
Pity
Reply to  nta73
3 anos atrás

Depende, se ao piloto interessa a mística ou os resultados. Se os resultados não aparecerem, acaba chutado como o Vettel. Não me parece que isso seja uma chave de ouro.

nta73
nta73
Reply to  Pity
3 anos atrás

Os resultados o Hamilton já os tem, daí eu achar que um final de carreira na Ferrari não seja assim tão mau apesar da competividade do carro.

an19071747
an19071747
Reply to  Pity
3 anos atrás

Então mas ele não é o melhor de sempre o super piloto

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  an19071747
3 anos atrás

Então mas o pessoal na Ferrari não ganha por ter monolugares inferiores?

vasco__moura
vasco__moura
3 anos atrás

O melhor para ambos. Duvido que o Vettel se sujeite a estar no meio do pelotão, por isso ou arranja um bom lugar nas equipas da frente ou então sai de vez da F1

no-team
3 anos atrás

Com a renovação do contracto do Leclerc até 2014, a Ferrari deu um sinal bem claro de que procura construir uma equipa à sua volta. Com o Leclerc como nº1, acredito que a Ferrari procure um piloto para colocar a seu lado que tenha um currículo pouco deslumbrante, isso servirá também para não ter de pagar um salário astronómico. Por isso, acredito que o Sainz será a aposta. Acredito também que a ida do Sainz será facilitada, até porque o Vettel é desejado na Mclaren, principalmente pelo Seidl que é grande admirador das qualidades do alemão. Em relação ao Vettel,… Ler mais »

*RPMS*™
Reply to  no-team
3 anos atrás

Muitíssimo bem escrito!

Cumprimentos

barbosaarturhotmail-com
barbosaarturhotmail-com
3 anos atrás

Sempre achei que o Vettel não tem estofo de campeão, pq na RB foi um pseudo-campeao sem valor verdadeiro……

V8_scars
V8_scars
3 anos atrás

Fica tudo nas mãos de Hamilton, vai ser ele o “decisor” das movimentações do mercado.
Se optar por rumar à Ferrari, poderiamos ver uma troca direta de pilotos com Vettel a rumar a Mercedes…

nta73
nta73
Reply to  V8_scars
3 anos atrás

Exatamente, está tudo dito.

Pity
Pity
3 anos atrás

Vou esperar pelo comunicado oficial. Até lá não comento a situação.

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

Já existe muitos portais que dão como certo e confirmada a saída.

MFreire19
MFreire19
Reply to  Pity
3 anos atrás

Foi confirmado oficialmente pela f1

jorge f
jorge f
3 anos atrás

Talvez seja a sorte da Ferrari ver-se livre de Vettel.

Pity
Pity
Reply to  jorge f
3 anos atrás

Ou do Vettel, quem sabe?

Lisboa
3 anos atrás

Fico surpreendido por ver a Ferrari a deixar sair um piloto com a experiência do Vettel, apenas porque teve uma má época. Espero sinceramente que o Charles não pense e não se sinta satisfeito com isto, pois a saída do 4 vezes campeão do mundo vai colocar em cima das costas do monegasco uma pressão e pesado titanico, sobretudo para quem vai para a terceira temporada. Agora, vamos ver quem vai para a Ferrari em 2021, se o Hamilton, o Sainz, o Colgate australiano, ou uma outra surpresa. Se for o Hamilton, isso pode significar mesmo a saída da Mercedes… Ler mais »

MLS_OLD
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Não vejo 2019 como ano mau de Vettel, apenas não ficou à frente de Leclerc por causa de 2 vezes que abandonou a corrida na parte final do campeonato, das quais não teve culpa, falo de Russia e USA.

*RPMS*™
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Seria engraçado que fosse “uma outra surpresa”…

Cumprimentos

escape-livre
escape-livre
3 anos atrás

como Ferrari fan só posso estar feliz com este desfeixo… claro k apoio sempre todos os pilotos k por lá passem mas penso k o tempo do Vettel,estava mesmo a chegar ao fim! durante estes anos k lá esteve nunca demonstrou ser o “the man”…aliás,só demonstrou aquilo k sempre pensei dele,ganhou o k ganhou por ter tido o melhor carro na altura,assim como Button e outros…desejo-lhe boa sorte para o futuro e agradeço a dia atitude com a equipa e fora de pista! o piloto k gostava de ver para o seu lugar era o Riccardo mas se vier o… Ler mais »

Patucho10
Patucho10
3 anos atrás

Mas calma que o Riccardo está em final de contracto e é bom piloto, por isso o próximo ano promete muitas mudanças

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado