GP Arábia Saudita, F1: Discussão entre diretor e equipas é “muito normal”, afirma Masi

Por a 6 Dezembro 2021 13:23

Um dos intervenientes em destaque na corrida de ontem foi Michael Masi, diretor de corrida da FIA. Quer quisesse ou não, as suas decisões foram contestadas por uns, apoiadas por outros, mas o que ficará na memória dos adeptos, foi a discussão entre Masi e a Red Bull sobre a cedência do lugar de Max Verstappen a Lewis Hamilton, que o homem da FIA diz não ter sido um acordo e que acontece noutras situações. 

“Não lhe chamaria um acordo, pois na perspectiva de um diretor de provas não tinha autoridade para efetivamente instruir as equipas para fazerem alguma coisa nessa situação”, disse Michael Masi à publicação The Race. “Posso oferecer-lhes a oportunidade de o fazer, mas a escolha é deles. Os comissários estão obviamente habilitados a impor penalizações, mas posso dar-lhes a minha perspetiva. Foi por isso que lhes ofereci a possibilidade de ceder essa posição. No entanto, é uma discussão muito normal que costuma acontecer”.

O diretor de prova da FIA acrescentou que “quando vi o que aconteceu na curva 2, sugeri imediatamente aos comissários dar à equipa a oportunidade de devolver o lugar. A bandeira vermelha seguiu-se muito rapidamente e essa foi obviamente a prioridade antes de voltarmos a avançar. Estando interrompida, era a oportunidade de corrigir eficazmente isso antes de voltarmos a correr”.

Do lado da Red Bull, Christian Horner afirmou que os elementos da equipa acharam a situação injusta, mas aceitaram porque se o incidente fosse analisado pelos comissários, poderiam penalizar o piloto e isso seria pior em termos de estratégia. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
#99
#99
2 anos atrás

Se não houvesse interrupção a conversa era a mesma. Senão veja os comissários zelam pelo regulamento o director de prova zela pelo bom desenrolar da coisa. Ora M. Massi deu Red Flag ok perfeito. O colégio de comissários deveria logo a seguir dizer ou ordenar #33 must give the position to #44, seja qual for o procedimento posterior e não sugerir em bicos de pés.

inoferreira
2 anos atrás

Masi, calado és um poeta, mais uma vez ficou demonstrado que não tens “tomates” nem pulso para seres diretor de corrida da F1

#99
#99
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Eduardo de Freitas para Dubai!

MLS
MLS
2 anos atrás

Completamente de acordo…
A bandeira vermelha saiu logo, não deu oportunidade aos pilotos em pista de devolver a posição, como se costuma ver…
Ou agora por ter uma ultrapassagem ilegal resulta logo em penalização?
Apos uma ultrapassem destas sempre se ve a equipa a dizer para deixar passar, ou tentar.
Saiu logo vermelha, não deu..

Pity
Pity
Reply to  MLS
2 anos atrás

O problema só existiu porque, no meio da confusão, o Ocon passou o Hamilton. Tendo ficado o Max em primeiro e Hamilton em terceiro, era impossível uma devolução de posição directa, com ou sem bandeira vermelha.. Contudo, a forma como a questão foi resolvida, não foi a mais bonita. Teria sido escusado aquela negociação, o director de corrida decidia e assunto encerrado.

inoferreira
Reply to  MLS
2 anos atrás

A questão não é se existiu tempo ou não para devolver a posição pois isso era impossível com a bandeira vermelha, a questão é ouvir o diretor de corrida a perguntar a um chefe de equipa se aceitava devolver a posição mas estamos a brincar!!!! Se aceitava????um gajo com “eles no sítio” só tinha que dizer o Max tem que devolver a posição e ponto final, mas estamos a brincar????

alexis
alexis
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Isto só prova a capacidade de manipulação da RedBull, o poder deles é tão grande (não esquecer que têm duas equipas) que até o director de corrida vai perguntar em modo subserviente, se não se importam de devolver a posição, só falta dizer “eu depois compenso de outra forma”.LOL

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Este Masi não tem nível para ser director de prova… Não se pode andar a “ajeitar” regras, se o Max não cedeu a posição voluntáriamente… então segue para os comissários… E na segunda situação semelhante… levava bandeira preta… foi óbvia a intenção de provocar colisão nas duas situações, só não houve acidente porque Hamilton encolheu-se todo… No meio dessa trapalhada toda, apenas o Hamilton viu a bandeira preta e branca… como é possível o Max não a ter visto com todas as peripécias que fez ao longo do GP? A “coluna vertebral” do Masi tem mais curvas que a serra… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Não sei se é nível mas era mais sensato se não se metesse nessas decisões.

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

E fazer uma especie de leilão com as equipas, também é?

917/30
2 anos atrás

No fórum hamiltoniano tudo diz mal do Masi… mas no Bahrein quando deixou LH exceder os limites da pista durante meia corrida ficou tudo caladinho…a hipocrisia fala mais alto quando é preciso!

RedDevil
RedDevil
Reply to  917/30
2 anos atrás

E no forum nerlandês… o que é que dizem?… “vai-te a ele”…”parte-lhe uma perna”… “mata”…. “esfola”…

917/30
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Da minha parte que que Max faça o mesmo que LH lhe fez em silverstone! isso do “mata e esfola” é delírio seu…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
RedDevil
RedDevil
Reply to  917/30
2 anos atrás

Claro que os termos que utilizei são exagerados…. mas pensava que eram os 4… afinal o “parte-lhe uma perna” não é… lol…

917/30
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Para bom entendedor duas palavras bastam, mas pelos vistos você não é bom entendedor…deve ser do delírio. lol

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

É normal. Mas tipo na feira a comprar tapetes já não.

FormulaTwo+1
2 anos atrás

É muito normal??? Não me lembro de algum dia ter visto coisa assim! E já sigo a F1 desde 1971. Ontem assistimos a um mix de feira e circo. Nem sei se JM Balestre conseguia fazer pior…

Hankook
Hankook
2 anos atrás

Olhe,fazia o favor ,por gentileza,de devolver a posição,e desde já pedimos desculpa pelos transtornos causados.Melhores cumprimentos.Grande abraço.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado