Fórmula 1: Racing Point considerada culpada

Por a 7 Agosto 2020 11:02

A Racing Point foi multada em 400.000 euros e vai sofrer uma dedução de 15 pontos no campeonato de construtores após ter perdido o protesto da Renault contra as condutas de arrefecimento de travões do Racing Point RP20. De recordar que a Renaut interpôs protestos contra a Racing Point nos Grandes Prémios da Estíria, Hungria e Grã-Bretanha, e a FIA decidiu juntá-los e dar o seu veredicto após aturadas investigações.

Após a reunião dos Comissários Desportivos, na quarta-feira, o veredicto da FIA foi hoje conhecido, com a Racing Point a ser considerada culpada. A FIA decidiu multar a Racing Point em 200.000 euros por cada carro inscrito no Grande Prémio da Estíria, e deduziram 7,5 pontos por carro, dizendo que relativamente aos dois Grandes Prémios seguintes, também protestados, a penalização inicial era “proporcional à violação do processo de concepção, que levou à violação dos regulamentos e que a sanção é suficiente para o Grande Prémio da Hungria e para o Grande Prémio da Grã-Bretanha”. Como se percebe, a pena é aplicada à Estíria, nos dois seguintes a Racing Point teve apenas uma reprimenda.

Esta penalização em pontos faz cair a Racing Point um lugar, passando a estar cinco pontos atrás da Renault, no campeonato dos construtores. Pelos vistos, a Racing Point vai continuar a utilizar os componentes.

Uma desclassificação foi excluída porque a violação do desenho quebrou apenas o Regulamento Desportivo e não o Regulamento Técnico.

O protesto da Renault teve como base as condutas de arrefecimento de travões, que se tornaram uma ‘peça listada’, componentes que uma equipa deve projetar, para a época de 2020. Isto criou uma situação invulgar, pois embora os regulamentos proíbam expressamente a troca de peças ou dados de desenho para ‘peças listadas’ entre concorrentes, em 2019 isso era legal. A Racing Point adquiriu as informações sobre as condutas de travão do Mercedes W10 de 2019 no ano passado e argumentou que utilizou essa informação para conceber os seus próprios componentes, a partir do zero. Mas, recebeu dados CAD da Mercedes. Basicamente, o mais difícil estava feito!

Os Comissários Desportivos decidiram que isto era legal, mas disseram que a Racing Point sabia que a concepção das condutas de travão para 2020 seria vista como ‘peças listadas’, por isso, “não podia ser concebida utilizando os modelos CAD das condutas de travão do W10 da Mercedes”. Com mais pormenor, o atual desenho das condutas de travão dianteira do Racing Point foi considerado uma evolução do que a equipa correu o ano passado, mas a FIA concluiu que o conceito da traseira do RP20 se baseava no que a Mercedes tinha produzido.

Foi também ordenado à Mercedes que fornecesse as condutas de travão dianteiras e traseiras do seu W10 para que os Comissários pudessem fazer uma comparação com as peças do RP20, mas a equipa vencedora do campeonato em 2019 foi ilibada de qualquer consequência.

A Racing Point tem agora 24 horas para decidir se apela da decisão ou não.

CLIQUE AQUI PARA LER A DECISÃO COMPLETA

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andresilvac4
andresilvac4
3 anos atrás

Cada vez se percebe menos da FIA então são ilegais mas podem ser usados que raio de conversa é esta?
A parte dos 15 pontos ainda é relativamente compreensível mas também tirar 2pontos por cada GP extra que tivessem infringido não era totalmente errado cabendo a RP ou usar a versão de 2019 ou então pagar a multa e perder os 2pts até ao final da época.
Mais uma decisão do tipo do DAS da Mercedes e da famosa unidade motriz da Ferrari não é ilegal mas não vão poder usar para o ano que não faz sentido nenhum

*RPMS*™
3 anos atrás

Finalmente um pouco de bom senso na FIA.

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Uma vergonha, então eles usam uma peça legal para conceber a sua e isso é considerado ilegal? Curioso como com a RP não fizeram nenhum acordo secreto, foi logo multa e dedução de pontos. Só prova como algumas têm as costas bem quentes e as outras, mesmo fazendo as peça de maneira legal são logo penalizadas! E para quem anda a chorar sobre a Mercedes, poupem-me, a Mercedes forneceu travões em 2019, quando era legal. Aliás mais uma vez nem se entende o porquê da multa/penalização, visto que os travões do RP são uma evolução do desenho dos travões dos… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Frenando_Afondo™
RedDevil
RedDevil
3 anos atrás

Isto não lembra a ninguém… é que não se consegue perceber o que é “ilegal” ou “legal”!
A FIA fechou o assunto “Ferrari” com um acordo secreto, agora que fechar este assunto com uma “Ilegalidade Legal” ou uma “Legalidade Ilegal”… a falta de “bom senso” nas entidades decisoras é gritante.

pbgarcia
3 anos atrás

Não dá para fazer um acordo secreto?

Scb2
Scb2
3 anos atrás

Depois do acordo Ferrari, é sempre isto: DAS, o Mercedes cor de rosa e tudo mais alguma coisa que apareça. Aberto o precedente, agora têm de penalizar, sem penalizar muito. É legal, mas não é bem legal. Ou é legal num GP mas nos outros já passa a ser legal.

alexname
alexname
3 anos atrás

Mas a Mercedes não é punida!? Então criminoso é só o que compra a droga? Quem vende é ilibado! Boa!
Mas provavelmente até quem vai pagar e mesmo a Mercedes indiretamente através de uns descontos no aluguer dos motores e outras peças.

inoferreira
Reply to  alexname
3 anos atrás

Mas onde é que a Mercedes cometeu alguma ilegalidade? Diga lá!

alexname
alexname
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Se nao entende nao sou eu que lhe vou explicar.

driver-on-track
driver-on-track
3 anos atrás

desnorte total… o crime compensa … treta…

Charutus GT
Charutus GT
3 anos atrás

O Rei vai nu, o circo chegou a FIA e os Palhaços sao a atração especial e a Justiça nao e cega.

Zacspeed
Zacspeed
3 anos atrás

Pagam a bula e já podem comer carne 😉

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