GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

Por a 8 Setembro 2019 15:35

Charles Leclerc resistiu muito bem a um ataque intenso de Lewis Hamilton e a um ataque tardio de Valtteri Bottas para vencer o Grande Prémio da Itália, vencendo pela segunda vez na sua carreira na Fórmula 1.

Charles Leclerc (Ferrari SF90) venceu o GP da Itália de Fórmula 1 depois duma bela corrida em que foi sempre perseguido pelos dois Mercedes, que conseguiram manter uma forte pressão face ao homem da Ferrari, que apesar de alguns erros e mesmo uma advertência com uma bandeira preta e branca, conseguiu suster atrás de si os dois homens da Mercedes até ao final. A Ferrari não ganhava em Monza desde 2010, pelo que esta é um grande alegria para os tifosi.

Alberto Ascari, Graham Hill, John Surtees, Clay Regazoni, Jody Scheckter, Gerhard Berger, Michael Schumacher, Rubens Barrichello e Fernando Alonso foram os anteriores pilotos a vencer em Monza com a Ferrari.

Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) foi segundo depois de ter aproveitado um erro de Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+).

O inglês, líder do campeonato perseguiu durante muito tempo, Leclerc, mas um erro, uma travagem falhada no final da reta principal, levou-o a perder a posição para Bottas, que se chegou a colocar à distância de DRS do piloto da Ferrari, mas não o conseguiu suplantar.

Hamilton teve que se contentar com o terceiro lugar, deixando ao seu colega de equipa o ónus de tentar passar Leclerc. Hamilton bem tentou, mas Bottas nunca conseguiu fazer melhor.

A duas voltas do fim, o finlandês falhou a travagem no final da reta da meta e deixou a Leclerc o espaço que este precisava para se aguentar até ao fim da corrida cometendo mesmo pouco depois outro erro na última volta quando estava novamente a ‘striking distance’ (DRS aberto) de Leclerc. Votou a perder a oportunidade.

Depois das paragens nas boxes, Hamilton ficou a uma distância que lhe permitiu atacar Leclerc e por isso depressa passaram a ‘brincar’ ao gato e ao rato durante mais de 20 voltas. Durante esse período, Hamilton aproximou-se o suficiente para lançar dois ataques sérios, primeiro, na volta 23, Hamilton aproveitou um pequeno atraso quando Leclerc passou o Renault de Nico Hulkenberg na Parabolica para forçar o monegasco a defender-se na primeira chicane.

Leclerc voltou a defender-se na chicane, mas regressou ao lado direito da pista e teve um ligeiro contacto com Hamilton. Por isso, recebeu um aviso de bandeira branca e preta.

As escaramuças continuaram, Hamilton manteve-se muito próximo, mas não conseguiu lançar outro grande ataque até que bloquear as rodas na travagem da primeira chicane no início da volta 42 e com isso, Bottas passou para segundo.

Daniel Ricciardo conseguiu o melhor resultado da Renault esta temporada, com o quarto lugar. Grande resultado para os dois Renault, que terminaram em quarto e quinto, com Daniel Ricciardo (Renault RS19) na frente de Nico Hulkenberg (Renault RS19) com Alexander Albon (Red Bull RB15/Honda) nos ‘calcanhares’ dos dois Renault. Bom fim de semana para os franceses.

Sergio Perez (Racing Point RP19/Mercedes) foi sétimo na frente de Max Verstappen (Red Bull RB15/Honda), que depois de partir do fim da grelha teve que trocar a asa dianteira depois de um incidente após a partida. Recuperou até ao oitavo lugar.

Atrás de Albon, Sergio Perez beneficiou de uma virtual Safety-car em volta da sua janela de pitstop para terminar em sétimo lugar, apesar de ter começado em 18º.

Antonio Giovinazzi marcou pontos na sua corrida ‘caseira’, em nono, enquanto Lando Norris completou a lista dos dez primeiros, tendo começado em 16º.

Leclerc lutou sozinho contra os dois Mercedes, na corrida em casa da Ferrari depois do seu companheiro de equipa Sebastian Vettel ter cometido um erro primário. Na quarta volta, depois de ter feito um pião, tentou regressar rapidamente à pista mas fê-lo de modo muito perigoso, tocando em Lance Stroll que entrou em pião. Com isso, o alemão danificou a asa dianteira do seu Ferrari e terminou apenas em 13º. Não merecia mais.

Com a sua manobra, Vettel recebeu uma penalização de 10 segundos de stop-go, a penalização mais dura possível, sem desclassificação, enquanto Stroll, que também fez Gasly sair de pista, sofreu um drive-through, devido à atenuante de ter sido posto fora por Vettel momentos antes.

Três pilotos retiraram-se da corrida, dois pouco depois de terem feito os seus pitstops. Carlos Sainz perdeu um provável final nos pontos fortes quando a roda dianteira direita do seu McLaren não ficou bem fixa na paragem nas boxes. Daniil Kvyat, também bem dentro do top 10, parou na primeira chicane após o motor do seu Toro Rosso entregar a alma ao Criador. Kevin Magnussen também desistiu.

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