F1: Valtteri Bottas contra controlo da FIA sobre o discurso político

Por a 30 Janeiro 2023 18:16

A FIA proibiu “a elaboração e exibição de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, nomeadamente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA ao abrigo dos seus Estatutos, a menos que previamente aprovado por escrito pela FIA para Competições Internacionais, ou pela Autoridade Desportiva Nacional relevante para as Competições Nacionais dentro da sua jurisdição. O não cumprimento das instruções da FIA relativamente à nomeação e participação de pessoas durante as cerimónias oficiais em qualquer competição a contar para um Campeonato da FIA” será agora considerado uma violação dos regulamentos depois de revisto o Código Desportivo Internacional. Se há quem concorde com esta limitação e controlo pela entidade federativa sobre aquilo que os pilotos podem fazer, há também quem não ache boa ideia, como os leitores do AutoSport mostraram na sondagem que realizamos sobre o tema. Neste caso, também Valtteri Bottas está contra a revisão da FIA sobre os comentários de índole política. 

“Pessoalmente, não gosto de política”, garantiu Bottas em declarações à publicação Expressen. “Gosto de fazer o que amo, que é pilotar, mas a política faz parte da sociedade de hoje. Penso que a Fórmula 1 tem feito um bom trabalho ao prestar atenção a alguns destes tipos de questões e muitos pilotos têm levantado a sua voz, incluindo Sebastian [Vettel]. Não compreendo porque é que nos querem controlar”.

O piloto finlandês da Alfa Romeo adiantou ainda sobre a alteração das regras por parte da FIA, que “deveríamos ter o direito de falar sobre o que queremos. É assim que eu vejo as coisas, mas vamos ver o que acontece”.

Os piloto têm agora de obter o consentimento prévio por escrito do órgão federativo antes de qualquer ação que queiram realizar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
ruimssousa
ruimssousa
1 ano atrás

Grande Bottas!

NOTEAM1
NOTEAM1
1 ano atrás

Apenas os pilotos podem impedir que este escândalo seja possível.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

Concordo totalmente com Bottas e volto a repetir: direitos humanos não são política!

joaolmoraisgmail-com
joaolmoraisgmail-com
1 ano atrás

E a FIA não toma opções políticas? Quando o patrocinador russo da Haas foi banido é uma atitude política. Quando o GP da Rússia saiu do calendário não foi por questões desportivas! Ditaduras não!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1