F1: Zak Brown concorda com controlo do discurso político por parte da FIA

Por a 27 Dezembro 2022 14:45

Para surpresa de muitos, a FIA decidiu limitar o discurso político, passando a controlar de forma muito mais próxima o que os pilotos dizem e fazem em relação a este tipo de temas. Uma decisão que terá agradado a Zak Brown, CEO da McLaren.

A FIA proibiu “a elaboração e exibição de declarações ou comentários políticos, religiosos e pessoais, nomeadamente em violação do princípio geral de neutralidade promovido pela FIA ao abrigo dos seus Estatutos, a menos que previamente aprovado por escrito pela FIA para Competições Internacionais, ou pela Autoridade Desportiva Nacional relevante para as Competições Nacionais dentro da sua jurisdição. O não cumprimento das instruções da FIA relativamente à nomeação e participação de pessoas durante as cerimónias oficiais em qualquer competição a contar para um Campeonato da FIA” será agora considerado uma violação dos regulamentos.

Zak Brown concorda com a aplicação desta medida, pois acredita que será encontrado o equilíbrio necessário:

“Penso que, em geral queremos ser um desporto que faz o bem. Só precisamos de encontrar ali um equilíbrio e não ter cada início de uma corrida como uma nova agenda política para alguém. Não creio que isso seja saudável, uma vez que pode prejudicar o objetivo dos que sintonizam, que é assistir a um grande prémio. Ainda bem que a porta está aberta para os pilotos e as equipas falarem com a FIA se houver um assunto que queiram discutir. Não foi um ‘Não se pode fazer isso’. Foi um ‘Não podem fazê-lo sem a nossa permissão’. Por isso, pelo menos a porta está aberta. A todos é permitida a liberdade de expressão. Ficou por vezes fora de controlo com tantas mensagens… será que isso diminui o foco do desporto? Estes pilotos podem fazer estas coisas no seu próprio tempo, por isso penso que é direito da F1 e da FIA dizerem ́ aqui está o código de conduta que esperamos que sigam durante um fim-de-semana de grandes prémios´. São livres de fazer o que quiserem de segunda a sexta-feira, por assim dizer, mas obviamente que é num fim-de-semana de grandes prémios que os pilotos têm mais câmaras”.

“Não vamos transformar a Fórmula 1 num desporto político. Vamos apenas correr e respeitar o local onde corremos. Não há um tamanho único neste mundo para partidos políticos ou agendas políticas, por isso penso que há uma boa maneira de cada equipa, piloto, poder levar os seus valores de uma forma não controversa. Está a tornar-se um tema quente em todos os desportos. Na NFL foi o ajoelharem-se, foram as braçadeiras de capitão no Qatar. Penso que essas coisas podem começar a desviar-se do desporto, e é aí que precisamos de encontrar o equilíbrio certo”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
1 ano atrás

O problema é confundirem direitos humanos com política. Direitos humanos não são política.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Curiosamente desligou- se do facto do Bahrein deter 56% da McL.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado