F1, Lando Norris: A nova estrela

Por a 11 Agosto 2021 11:15

Lando Norris tem sido um dos destaques desta época, com o jovem piloto a ser elogiado de forma unânime, deixando o rótulo de esperança para se tornar numa certeza na F1.

Carlos Sainz mudou-se para a Ferrari e para o seu lugar chegou o consagrado Daniel Ricciardo, considerado por todos como um dos melhores da atualidade. O desafio de Norris era grande, pois além de consolidar a sua evolução, tinha de se bater com um dos melhores da grelha. O ano até nem começou bem, com o piloto a apanhar Covid-19, o que atrapalhou ligeiramente a preparação. Mas vimos um Norris completamente diferente. Mais maduro, menos efusivo, por vezes a evitar alinhar nas brincadeiras de Ricciardo, Norris chegou a 2021 focado e determinado.

O resultado da mudança foi claro e nesta primeira metade de época os números são esclarecedores. Terceiro lugar no campeonato, à frente de Valtteri Bottas e Sergio Pérez, com carros melhores, três pódios e prestações fantásticas.

Lando Norris mostrou este ano o que realmente se pode esperar dele no futuro e não estaremos a errar muito se dissermos que Norris é um dos mais completos da sua geração. Em qualificação tem colocado o seu McLaren em posições que muitos consideravam impossível e em corrida tem mostrado uma compostura e uma velocidade ao nível dos melhores. Está cada vez mais agressivo na defesa da sua posição em pista e já não é olhado como o miúdo bem disposto. O #4 é agora respeitado por todos. Conseguiu aproveitar o bom ambiente da equipa para crescer de forma como talvez nenhum dos pilotos da sua geração conseguiu, de forma gradual mas certeira.

Não podemos escrever sobre Lando Norris sem abordar os pilotos da sua geração que também entraram na F1. George Russell, Charles Leclerc e até mesmo Alex Albon (Max Verstappen é da mesma geração, mas tem muito mais anos na F1), são pilotos com menos de 25 anos, que seguem as suas carreiras juntos desde os karts e fazem parte do grupo que Fernando Alonso afirma, sairá um ou mais campeões do Mundo. Leclerc foi quem deu o maior passo da sua carreira num primeiro instante. Apesar disso, teve o azar de chegar a Ferrari no momento menos bom da equipa, lutando agora pelas posições com alguns dos pilotos da mesma geração que pertencem a equipas do meio do pelotão. Neste momento, entre os pilotos das equipas do chamado “segundo pelotão”, é Norris quem parece estar um pouco mais à frente, conseguindo mesmo intrometer-se na luta entre Mercedes e Red Bull. Ficará para sempre na memória de quem assistiu ao Grande Prémio da Áustria, o facto de se ter qualificado no segundo posto, saindo da primeira linha da grelha ao lado de Verstappen e ter conseguido rodar na frente de Lewis Hamilton, o atual campeão do Mundo. Ainda que a McLaren não esteja no topo das equipas da Fórmula 1 neste momento, tem tido em Lando Norris o pilar daquilo que se pretende ser o ressurgir da estrutura britânica, banalizando um Ricciardo, perdido e longe do que esperávamos.

Texto completo AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kashmir
Kashmir
2 anos atrás

O Norris é fantástico em todos os aspectos. É engraçado é pôr em perspectiva e imaginar uma realidade na Mclaren sem ele. Sem ele e com este Ricciardo falaríamos de um Mclaren medíocre. Teríamos um Ricciardo insatisfeito e a colocar pressão na equipa, teríamos uma direcção técnica a ser questionada, etc… O que provavelmente levaria a Mclaren a repensar e reconstruir as suas bases.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Impressionante como demoraram a reparar em Norris. Um miúdo que ganhou todos os títulos antes de entrar na F1 (dos poucos a fazê-lo), que no seu primeiro ano se deu bem contra um piloto mais experiente e que tinha ombreado com Max Verstappen, fazendo performances similares. Agora está a começar a perceber como funciona a F1 e a equipa e isso vê-se nas sua regularidade e performance.

No entanto não andou a ser carregado ao colo a dizerem que era o próximo Senna/Schumacher/Mansell/Prost como Max. Vá-se lá saber porquê, mesmo tendo um palmarés invejável antes de entrar na categoria. lol

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado