F1 GP da Austrália: O que aconteceu com as bandeiras vermelhas e a ordem final? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1 GP da Austrália: O que aconteceu com as bandeiras vermelhas e a ordem final?

Fábio Mendes by Fábio Mendes
2 Abril, 2023
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
F1 GP da Austrália: O que aconteceu com as bandeiras vermelhas e a ordem final?

MELBOURNE, AUSTRALIA - APRIL 02: Max Verstappen of the Netherlands driving the (1) Oracle Red Bull Racing RB19 waits in the Pitlane behind the FIA Safety Car during a red flag delay during the F1 Grand Prix of Australia at Albert Park Grand Prix Circuit on April 02, 2023 in Melbourne, Australia. (Photo by Mark Thompson/Getty Images) // Getty Images / Red Bull Content Pool // SI202304020254 // Usage for editorial use only //


Share on FacebookShare on Twitter

Não foi uma corrida fácil e parece que os comissários da FIA vão estar novamente sob forte escrutínio dos fãs que não gostaram do que viram. Uma corrida com duas bandeiras vermelhas, três largadas e um final confuso. Será que a FIA voltou a errar?

Começando pela primeira bandeira vermelha. Na nossa opinião aceita-se a interrupção da corrida uma vez que a gravilha e os detritos em pista exigiam uma pista sem carros a rodar para o trabalho ser bem-feito.  Podia ter sido perfeitamente usado um Safety Car para resolver o problema, mas parece haver uma mudança de filosofia na foram como a direção de corrida usa as interrupções e isso é algo que deve ser debatido. 

A segunda bandeira vermelha… é discutível. Sim, é verdade que faltavam apenas 3 voltas quando foram mostradas as vermelhas pelo incidente de Kevin Magnussen, numa altura em que a corrida parecia decidida. Uma “mentalidade europeia” ditaria a entrada do Safety Car e o consequente fim da corrida numa procissão lenta. Não o melhor desfecho para uma corrida, mas talvez o mais justo desportivamente. A aplicação destas bandeiras resulta de uma nova postura, mais americanizada, em que se aproveitam estas interrupções para fazer um reset à corrida. Deste lado do atlântico, esta abordagem causa alguma urticária, mas se olharmos apenas do ponto de vista do espetáculo, tivemos um final de corrida muito mais interessante. Não é a abordagem que gostamos mais, mas pode ser legítima se for claramente assumida. Tem de ser encontrado um equilíbrio entre a verdade desportiva e o espetáculo, o que nem sempre é fácil. Muito pode acontecer em duas voltas apenas, como se viu, mas neste caso a corrida parecia claramente decidida. Aplicar a bandeira vermelha tão perto do fim deu-nos a sensação que nos tínhamos mudado para os EUA.

Artigos relacionados

F1: Isack Hadjar desespera por um procedimento de largada mais simples

16 Junho, 2026

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

16 Junho, 2026

Quanto à confusão que se seguiu… não parece haver nada de mal feito. A questão que se colocava era a seguinte: será que os carros chegaram ao setor 2 depois antes da bandeira vermelha ser mostrada? Que ordem é usada para recomeçar a corrida (neste caso seria a ordem final, pois só havia mais uma volta). Foram essas questões que foram analisadas.

O caso de Fernando Alonso mostra bem o que aconteceu. Alonso larga de terceiro, mas leva um toque, faz pião e acaba na cauda do pelotão. Se os carros tivessem passado já para o segundo setor (que começava antes da curva 6) quando as vermelhas foram mostradas, Alonso terminaria a corrida nos últimos lugares. Se os carros não tivessem passado para o segundo setor antes das vermelhas serem usadas, oficialmente, não haveria uma ordem de referência daquela altura. Os comissários são assim obrigados a reverter para a ordem oficial anterior. Foi por isso que, apesar de Alonso ter caído para o fim do pelotão, acabou em terceiro. É confuso, mas é o que ditam as regras.

Pode-se questionar a utilidade de recomeçar uma prova apenas para dar uma volta atrás do Safety Car. Mas era preciso completar as 58 voltas. E mais, a ordem, apesar de não se poder ultrapassar, não estava definida. Imaginemos que na última volta o motor de Verstappen claudica, a vitória passaria para Hamilton, de forma justa, olhando para a premissa que o carro tem de terminar a prova por meios próprios. Não aconteceu, mas, na prática, foi uma volta de corrida em ritmo lento que poderia ainda implicar mudanças.

A FIA tem estado sob fogo cruzado e tem cometido muito erros. Mas neste caso, não nos parece que tenham havido erros de palmatória. Foram seguidos regulamentos que existem e foram acordados por todos. No passado não se seguiram regulamentos e a polémica foi maior (sim, ainda Abu Dhabi 2021). O que nos parece mais discutível é a nova filosofia usada. Deve a F1 entrar por uma via mais americana e aproveitar todas as desculpas para interromper e relançar corridas? É isto que o público prefere? Mais verdade desportiva ou mais espetáculo? Isso, sim, deve ser debatido. A confusão resultante vem da aplicação dos regulamentos e da necessidade de o fazer de forma correta. 

Tags: F1Fórmula 1GP da Australia
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

Destaque Homepage

F1: Isack Hadjar desespera por um procedimento de largada mais simples

by Fábio Mendes
16 Junho, 2026
Newsletter

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

by Fábio Mendes
16 Junho, 2026
Next Post
CPR, Rali do Algarve, Miguel Correia: “verdade desportiva não esteve em cima da mesa”

CPR, Rali do Algarve, Miguel Correia: “verdade desportiva não esteve em cima da mesa”

F1: Carlos Sainz testa em Fiorano

GP Austrália F1: Boa corrida de Carlos Sainz até à penalização

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

Novo BMW X5 quase sem segredos: no programa, cinco tecnologias de propulsão

16 Junho, 2026

F1: Isack Hadjar desespera por um procedimento de largada mais simples

16 Junho, 2026

Fórmula E: Chefe da Porsche diz que Nico Muller trouxe “vantagem técnica”

16 Junho, 2026
Nova geração do Audi A6 allroad

Nova geração do Audi A6 allroad

16 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright