GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

Por a 9 Junho 2019 20:50

Apesar de ter visto a bandeira de xadrez na segunda posição, Lewis Hamilton venceu o GP do Canadá de F1, já que Sebastian Vettel foi penalizado em cinco segundos por por “reentrada insegura e forçar outro piloto a sair da pista”. Foi este o entendimento dos Comissários Desportivos, numa situação que está a gerar grande polémica.

Tudo se passou quando Vettel saiu de pista seguindo pela relva, reentrando metros mais à frente com Lewis Hamilton logo atrás a fica ‘preso’ atrás do Ferrari, não o conseguindo passar.

Isso levou os Comissários Desportivos a penalizar o alemão da Ferrari em cinco segundos, o que, com o inglês a terminar em cima de Vettel, lhe permitiu vencer.

Uma decisão que vai fazer correr muita tinta, ainda que não se possa atacar totalmente a decisão, do mesmo modo que está não pode ser defendida a 100%. Vamos ter que ouvir o que os protagonistas têm a dizer, mas do nosso ponto de vista a penalização é mal atribuída.

Vettel diz que não tem para onde ir depois de ter passado em cima da relva, e ‘prende’ Hamilton inadvertidamente. Hamilton diz que Vettel devia ter reentrado em pista noutra trajetória.

Um erro de Vettel que teve grandes consequências, já que ‘roubou’ a segunda grande oportunidade do ano à Ferrari para vencer.

Para Lewis Hamilton esta é a sua quinta vitória da temporada, com a Mercedes a permanecer imbatível nesta temporada. Sete corridas, sete vitórias.

Apesar da penalização, Vettel vantagem suficiente para manter a segunda posição, com o seu companheiro de equipa na Ferrari, Charles Leclerc a completar o pódio.

Esta foi a segunda vez este ano que a Ferrari esteve muito perto de vencer, mas o erro de Vettel e depois uma decisão, que, no mínimo, é polémica, fizeram o resto.

Depois duma primeira parte em que parecia que Vettel tinha a corrida controlada, eis que um ataque de Hamilton colocou-o a menos de um segundo do piloto da Ferrari, sendo nessa fase que surgiu a saída de pista de Vettel.

Depois de se ter conhecimento da penalização,

Vettel nunca esteve perto de construir uma margem de 5.001s, já que Hamilton controlou perfeitamente, terminando a 1.4s.

Leclerc terminou um segundo atrás de Vettel na classificação final, sendo este o primeiro duplo pódio da Ferrari esta temporada, algo que não conforta os homens de Maranello, depois do sucedido.

Valtteri Bottas foi um distante quarto classificado, sendo esta a primeira vez este ano que um piloto da Mercedes termina fora do pódio.

Bottas arrancou de sexto, ficou atrás do segundo Renault de Nico Hulkenberg na fase inicial da corrida, e depois teve dificuldades em recuperar posições, passando, por exemplo, muito tempo atrás de Daniel Ricciardo.

Ainda assim, chegou ao quarto lugar e conquistou um ponto de bónus pela volta mais rápida.

Max Verstappen recuperou até ao quinto lugar, depois de ter arrancado de nono, realizando um longo stint com pneus duros, passando os Renault já com os médios, mais perto do fim da corrida.

Ricciardo foi sexto na frente do seu colega de equipa, Hulkenberg, com Pierre Gasly apenas em oitavo, no segundo Red Bull, isto depois de ter começado a corrida em quinto.

Boa corrida de Lance Stroll, que começou muito lá atrás, recuperou bem e terminou em nono, no seu país, isto depois do motor Mercedes novo ter dado o ‘berro’ nos treinos, sendo com o ‘velho’ que fez esta bela corrida.

Daniil Kvyat fechou o top 10, depois duma boa corrida. Fora dos pontos ficaram em 11º, Carlos Sainz; 12º Sergio Pérez; 13º Antonio Giovinazzi; 14º Romain Grosjean; 15º Kimi Raikkonen; 16º George Russell; 17º Kevin Magnussen e 18º Robert Kubica.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
251 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado