F1: Deve a F1 acabar com as bandeiras azuis?
As bandeiras azuis continuam longe de serem uma regra que agrade a todos e se alguns pensam que é um mal necessário, outros acreditam que a F1 seria melhor sem elas. Gunther Steiner é um dos apologistas da remoção das bandeiras azuis e defende o seu argumento:
“Faz parte das corridas, e para o público em geral, enquanto se puder dizer ‘Eu sou o líder, eu posso fazer o que eu quero’, eles vão sempre dizer que não há corridas. Mas se não houvesse bandeira azul, [Max] Verstappen teria chegado a Hamilton, teríamos uma boa luta, e teríamos mais acção, ao acabar com a regra que só beneficia o piloto que é o primeiro de qualquer maneira.”
O problema é que se não houver bandeiras azuis poderá haver mais jogo de bastidores e de influências na F1. Daria um jeito tremendo à Ferrari por exemplo, que a Haas aguentasse um Mercedes enquanto um Ferrari recupera tempo ou que uma Williams segure um Ferrari enquanto os Mercedes tentam fazer o mesmo. Do ponto de vista mais puro das corridas, o primeiro tem de ser o mais rápido e o melhor e se tiver de ultrapassar um retardatário que o faça. Mas na F1 sabemos que o cenário é mais complexo e nem sempre o carro ou o piloto mais rápido conseguem passar um carro mais lento. Seria condimento extra para as corridas? Sem dúvida. Mas até que ponto é que os benefícios superam os malefícios da retirada das bandeiras azuis. Os jogos de interesse e de poder teriam uma importância grande neste caso.
A regra tem sido alterada para encontrar um compromisso melhor. A distância mínima para que as bandeiras azuis sejam mostradas já foi de 1 seg., o que era pouco, passou para 1.5 seg, e encontrou-se um compromisso de 1.2 seg, que é do agrado da maioria, mas que em certas pistas como Singapura é demasiado, com explicou Valtteri Bottas que sofreu na pele esse problema:
“Às vezes, a regra dos 1.2s é boa e às vezes é complicado chegar perto o suficiente para accionar as bandeiras azuis, como o que aconteceu comigo em Singapura, mas também será sempre um compromisso, nunca será perfeito, “
Fernando Alonso é também da mesma opinião:
“Em Spa é muito fácil ficar a 1 seg. do carro da frente, em Singapura é bastante difícil. Só por causa da natureza dos circuitos, e alguns traçados que temos no campeonato. Mas é provavelmente mais complicado ter um tempo variável para mostrar as bandeiras azuis. Ao mesmo tempo, há outras séries que não têm bandeiras azuis onde é preciso jogar bem com a estratégia, com esses carros que vão surgir.”
Kimi Raikkonen defende que só com penalizações imediatas e efectivas o sistema poderá funcionar:
“Enquanto não houver regras rígidas, em que são aplicadas penalizações imediatamente se o piloto não sair da frente, isso nunca mudará. “
O que fazer? Deixar que os pilotos lutem entre si e que os mais rápidos tenham esse handicap de lidar com os mais lentos, dando assim mais possibilidade para reviravoltas? Ou manter o sistema e garantir que este tipo de jogo sujo não acontece e que as equipas satélite (cada vez mais) não tenham um papel negativo? É uma discussão difícil mas que para já não deverá ter grande impacto, pois a regra está para ficar.
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