F1: Deve a F1 acabar com as bandeiras azuis?

Por a 27 Setembro 2018 18:05

As bandeiras azuis continuam longe de serem uma regra que agrade a todos e se alguns pensam que é um mal necessário, outros acreditam que a F1 seria melhor sem elas. Gunther Steiner é um dos apologistas da remoção das bandeiras azuis e defende o seu argumento:

“Faz  parte das corridas, e para o público em geral, enquanto se puder dizer ‘Eu sou o líder, eu posso fazer o que eu quero’, eles  vão sempre dizer que não há corridas. Mas se não houvesse bandeira azul, [Max] Verstappen teria chegado a Hamilton, teríamos uma boa luta, e teríamos mais acção, ao  acabar com a regra que só beneficia o piloto que é o primeiro de qualquer maneira.”

O problema é que se não houver bandeiras azuis poderá haver mais jogo de bastidores e de influências na F1. Daria um jeito tremendo à Ferrari por exemplo, que a Haas aguentasse um Mercedes enquanto um Ferrari recupera tempo ou que uma Williams segure um Ferrari enquanto os Mercedes tentam fazer o mesmo. Do ponto de vista mais puro das corridas, o primeiro tem de ser o mais rápido e o melhor e se tiver de ultrapassar um retardatário que o faça. Mas na F1 sabemos que o cenário é mais complexo e nem sempre o carro ou o piloto mais rápido conseguem passar um carro mais lento. Seria condimento extra para as corridas? Sem dúvida. Mas até que ponto é que os benefícios superam os malefícios da retirada das bandeiras azuis. Os jogos de interesse e de poder teriam uma importância grande neste caso.

A regra tem sido alterada para encontrar um compromisso melhor. A distância mínima para que as bandeiras azuis sejam mostradas já foi de 1 seg., o que era pouco,  passou para 1.5 seg,  e encontrou-se um compromisso de 1.2 seg, que é do agrado da maioria, mas que em certas pistas como Singapura é demasiado, com explicou Valtteri Bottas que sofreu na pele esse problema:

“Às vezes, a regra dos 1.2s é boa e às vezes é complicado chegar perto o suficiente para accionar as bandeiras azuis, como o que aconteceu comigo em Singapura, mas também será sempre um compromisso, nunca será perfeito, “

Fernando Alonso é também da mesma opinião:

“Em Spa é muito fácil ficar a 1 seg. do carro da frente, em Singapura é bastante difícil. Só por causa da natureza dos circuitos, e alguns traçados que temos no campeonato. Mas é provavelmente mais complicado ter um tempo variável para mostrar as bandeiras azuis. Ao mesmo tempo, há outras séries que não têm bandeiras azuis onde é preciso jogar bem com a estratégia, com esses carros que vão surgir.”

Kimi Raikkonen  defende que só com penalizações imediatas e efectivas o sistema poderá funcionar:

“Enquanto não houver regras rígidas, em que são aplicadas penalizações imediatamente se o piloto não sair da frente, isso nunca mudará. “

O que fazer? Deixar que os pilotos lutem entre si e que os mais rápidos  tenham esse handicap de lidar com os mais lentos, dando assim mais possibilidade para reviravoltas? Ou manter o sistema e garantir que este tipo de jogo sujo não acontece e que as equipas satélite (cada vez mais) não tenham um papel negativo? É uma discussão difícil mas que para já não deverá ter grande impacto, pois a regra está para ficar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado