F1: Asas flexíveis continuam a preocupar FIA e dão origem a nova diretiva técnica
Não é um caso novo na Fórmula 1 e ao contrário do que se poderia pensar, não está enterrado na história da competição, está de novo presente. As asas flexíveis, tema controverso em 2021, com acusações mútuas entre a Mercedes e a Red Bull, volta a marcar a atualidade.
A FIA não encontrou nenhuma violação das regras após terem realizado novos testes durante essa temporada e que se tornaram mais mais rigorosos para evitar que pudesse voltar à baila em 2022, ano de entrada em vigor do novo regulamento técnico pelo quais ainda são regidos os monolugares da temporada atual.
Chegada a temporada à 13ª corrida, o GP da Holanda do fim de semana passado, e a FIA emitiu uma nova diretiva técnica às equipas devido a suspeitas de utilização da além do permitido da flexibilidade das asas dianteiras e traseiras para obter desempenho aerodinâmico, de acordo com informações avançadas pelo Motorsport.com. A diretiva técnica 18 obriga as equipas a apresentarem os planos de montagem e cortes transversais mostrando a fixação dos elementos da asa dianteira ao nariz e dos elementos da asa traseira às placas e à estrutura de impacto, porque acredita a FIA algumas equipas conseguem ultrapassar os testes atuais com os monolugares parados, conseguindo retirar dividendos em pista quando as asas se dobram mais do que o regulamentado.
As equipas têm até 8 de setembro para apresentar os documentos exigidos.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Porquê a foto do Alpine e não do Aston Martin que até já foi este ano apanhado com peças ilegais após a corrida de Baku?
É em especial este carro que está na mira por dispôr de truques que fazem flectir ou rodar as asas anteriores e posteriores mesmo que depois passe perfeitamente nos controles estáticos.
Vejo 3 carros de marcas diferentes foi uma foto escolhida pelo jornalista e tu estás a ligar na tua imaginação… srsrsrsrsrsrsrrr coincidência
O forista garantia de 4, agora é mais uma “raivinha” desta vez contra a Aston Martin.
Apenas, claro está, por Alonso ser piloto da equipa e estar a ter bastante sucesso!
Se estivesse ainda o “heroizinho” do forista de 4 na Aston Martin, ele estaria calado que nem um rato…
Deve ser triste viver assim.
Cumprimentos
Já tinha aqui chamado á atenção disso… Pelo menos nos RB era evidente nas asas dianteiras… Em alta baixavam e nas travagens subiam para terem mais apoio…
… Enfim….
Exacto. Mas aí, smo, temos que começar pela PU e pelas derrogações que beneficiou durante a pandemia – houve um período em q no Japão tudo a funcionar ( até usaram a farsa da viagem de barco transcontinental)ao contrário de Itália pelo menos – e com os créditos da farsa da saída da F1.
Dito isto, repetir, e acrescentar: Quem não cumpre os regulamentos será a Aston Martin. E a McLaren e a Williams, o que explica MUITA coisa. Devidamente encoberto pela imprensa amiga. As usual.
A única garantia são haters de 4. Brokeback ou costas flexíveis?