Alex Wurz: “Portimão é uma pista muito bonita e traz muito à região”

Por a 10 Abril 2023 12:15

Alex Wurz, que falou com o AutoSport por altura das 8h de Portimão em 2021, é o homem dos sete ofícios, com uma lista extensa de responsabilidades e de projetos em seu nome. Por altura da primeira passagem do WEC pelo traçado algarvio, falamos com o ex-piloto, numa conversa onde o austríaco falou da sua admiração por Portimão. Eis um excerto da conversa:

“Na Toyota sou conselheiro desportivo e embaixador da marca para o WEC. Além de estar nas corridas e nos testes, é minha função cuidar dos pilotos, relações da equipa e por aí em diante. Além disso, tenho também algum contributo a nível técnico e agora com os Hypercars, enfrentamos desafios semelhantes aos que encontramos quando entramos nos LMP1. Como sou uma pessoa muito ligada à parte técnica, sou uma espécie de elo de ligação entre os pilotos e engenheiros e quando os pilotos dão o seu feedback ajudo os engenheiros a perceber o que os pilotos dizem. 

Sou também presidente da GPDA, que representa os interesses dos pilotos de F1 na competição, trabalho também para uma televisão austríaca como comentador e para além disso tenho uma empresa que trata de projetar pistas, estamos neste momento a desenhar três grandes pistas e recebemos um pedido para um quarto projeto. Desenhamos muitas pistas de ralicross, infraestruturas de treino para pilotos, para testes, além de infraestruturas de uso militar para forças especiais, embora essas sejam secretas e não podemos publicar. Além de fazermos o desenho dos traçados, tratamos da arquitetura das pistas. É algo que me orgulha muito pois a minha paixão está no design, aspetos visuais e sensações, trazendo o desporto motorizado de uma forma diferente às pessoas, de forma mais próxima do público, quer seja na televisão, quer seja ao vivo.

Daqui por alguns anos veremos pistas feitas de raiz com o nosso trabalho. Já fazemos remodelações de pistas existentes, mas teremos de esperar mais uns anos para termos uma pista nossa no calendário da F1, de forma a poder mostrar um novo caminho e uma nova tendência. O planeamento e construção está a demorar, mas estou muito entusiasmado pelo que aí vem.

É de conhecimento público que a Arábia Saudita quer construir uma pista dedicada e que é a empresa de Alex Wurz que está responsável por esse projeto, um palco que deverá acolher a F1 a médio prazo.

“A minha empresa também se especializou em treino de pilotos, quer para a competição, pois fizemos o FIA Young Academy, mas somos o maior fornecedor em educação para a segurança rodoviária. No Azerbaijão todos os taxistas e condutores de autocarros são certificados pela minha empresa e no Egipto todos os condutores de autocarros também são certificados, e treinados. Na Arábia Saudita estamos a tratar de todos os currículos para os exames de condução e estamos a formar os formadores.”

Com um vasto conhecimento de como uma pista deve ser feita, pedimos obviamente para Wurz avaliar o AIA, que recebeu nota positiva do austríaco:

“Portimão é uma pista muito boa e acordou algumas pessoas para a terceira dimensão das pistas, com as mudanças na elevação, algo que será sempre espetacular para os pilotos e para as pessoas em casa. A forma como a pista está integrada na paisagem é também boa para Portugal, porque mostra ao mundo a paisagem portuguesa. Esta pista está integrada na paisagem portuguesa que também tem mudanças de elevações. Faz parte do caráter desta pista e é por isso que Spa, por exemplo, sempre foi considerada uma grande pista, porque foi construída na natureza sem necessidade de alterar a natureza circundante para poder encaixar a pista. Claro que temos de alterar algumas coisas para termos instalações de segurança, ligações para as transmissões. etc. Mas temos de criar uma sinfonia onde tudo se conjuga e Portimão mostra que isso é possível, embora por vezes seja desafiante. Mas é uma pista linda, que traz também muito à região, porque as corridas trazem sempre retorno financeiro às regiões que as recebem. Por isso é preciso ver as coisas numa perspectiva geral e grandes pistas deixam sempre muito dinheiro às suas regiões para justificar os investimentos feitos.”

Entrevista completa AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas VELOCIDADE
últimas Autosport
velocidade
últimas Automais
velocidade
Ativar notificações? Sim Não, obrigado