Schnitzer MotorSport: O que aprendemos com a queda de um gigante? | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Schnitzer MotorSport: O que aprendemos com a queda de um gigante?

José Luis Abreu by José Luis Abreu
19 Fevereiro, 2021
in Autosport Exclusivo, VELOCIDADE
A A
Mítica Schnitzer Motorsport perto da falência

Share on FacebookShare on Twitter

Em alguns pontos deste planeta, falar em BMW e falar na Schnitzer é falar da mesma coisa. A marca da Baviera e o preparador Freilassing andaram de mãos dadas durante décadas a fio, mas a relação terminou e o nome Schnitzer está prestes a desaparecer. Mas afinal o que falhou?

Dependência
A equipa alemã estava ligada à BMW desde quase a sua fundação, em 1967, e garantiu inúmeros títulos ao longo dos anos, incluindo cinco vitórias nas 24 Horas de Spa, cinco triunfos nas 24 Horas de Nurburgring, um Campeonato do Mundo de Carros de Turismo, um título BTCC, um título do DTM, as 24 Horas de Le Mans de 1999, para além dos vários outros triunfos nos territórios ultramarinos portugueses de Angola e Macau.

Mudam os tempos, mudam-se as vontades. No dia seguinte ao anúncio do término da relação com a Schnitzer Motorsport, a BMW Motorsport revelou novas parcerias com quatro equipas de “sim racing”: Team Redline, Williams Esports, G2 Esports e BS+COMPETITION. Com o fim do programa oficial da BMW no DTM e com o término do ciclo de vida do M6 GT3, a marca da Baviera retirou o apoio oficial ao seu parceiro habitual para este ano. Sem qualquer programa de fábrica para a temporada de 2021, que contribuía com cerca de 90% do orçamento anual da equipa, e incapaz de encontrar um investidor, a Schnitzer Motorsport entrou em insolvência.

Artigos relacionados

IMSA, Manuel Espírito Santo lidera mas termina em 8º: “não tínhamos andamento para manter a posição”

IMSA: Manuel Espírito Santo em Road America: regresso à competição e ambições na LMP2

31 Julho, 2026

IMSA: Filipe Albuquerque focado em brilhar em Road America

31 Julho, 2026

Um estrutura sobredimensionada
Ao contrário de grande parte das equipas de automobilismo (n.d.r: excluindo da Fórmula 1 e NASCAR), que dependem de pessoal contratado a “part-time” para realizar a maior parte do seu trabalho, a Schnitzer tinha mais de dezena e meia de funcionários a tempo inteiro. No “antigo” DTM, com o orçamento disponível, este cenário era plausível, mas deixou de o ser quando a BMW dispensou a equipa do campeonato em 2016, para que esta se concentrasse nas corridas de GT. Contudo, ainda no ano passado, a Schnitzer tinha nas suas mãos o desenvolvimento do M4 GT3, o programa no International GT Challenge, a participação nas Nürburgring Endurance Series e nas 24 Horas de Nürburgring, o que a permitia continuar a operar no modelo antigo.

A equipa passou a ser chefiada por Herbert Schnitzer Jr após Charly Lamm ter deixado o seu cargo no final de 2018, meses antes de falecer. Enquanto Charly Lamm estava ao leme, ele que era a alma e coração da equipa e uma figura altamente respeitada no meio, a Schnitzer teve inicialmente um papel chave no desenvolvimento do M4 GT3, carro que este ano deverá completar a sua homologação FIA GT3 e que é o “cabeça de cartaz” da competição-cliente da BMW Motorsport, mas por alguma razão terá sido afastada desse papel.

Competição cliente esquecida
Não há nenhuma equipa na categoria GT3 que viva e sobreviva só com capital injetado por um construtor. Alugar lugares ou preparar carros para clientes é um negócio lucrativo, mas este é um mercado altamente competitivo e com excesso de oferta. A BMW Team Schnitzer correu com dois M6 GT3 no ADAC GT Masters em 2018 – um pago pela fábrica e outro entregue a dois pilotos pagantes – mas a fórmula não foi repetida.
Com uma estrutura pesada, a equipa encontrava-se pouco motivada em seguir outro caminho. Afinal de contas, a BMW Motorsport oferecia-lhe uma mão cheia de corridas por ano. Porém, quando a marca de Munique decidiu para este ano cortar no orçamento da competição automóvel, a incapacidade da equipa em se reestruturar não a permitia ser minimamente competitiva no mercado “arrive & drive” das categorias GT3 e GT4.

Nem tuning, nem clássicos
Outros gigantes de outrora sobrevivem hoje de outros negócios ligados ao ramo, como produção de acessórios para tuning ou da preparação de carros clássicos de corrida. São disso exemplos a Kremer Racing, a Freisinger Motorsport, a Roock Racing, a JMB Racing e até a própria Joest Racing.
A Schnitzer também teve uma leve incursão nas corridas de carros históricos, mas nunca fez disso grande lucro. Como Schnitzer Jr justificou numa entrevista recente, “desde a crise do novo coronavírus que esse segmento abrandou. Desde 2019 que não temos nenhum cliente novo e o mercado de peças originais da BMW para corridas de clássicos é ainda muito pequeno”.

Apesar de ter as suas origens na Schnitzer Motorsport, a AC Schnitzer – empresa especializada em tuning de modelos das marcas BMW e MINI – é hoje uma empresa completamente independente e pertença do Kohl Group.

Faltou um investidor
Assim que ficou claro que não havia volta a dar e a marca de Munique ia fechar a torneira, Schnitzer Jr terá oferecido, tardiamente e sem sucesso, os seus serviços a outros construtores para se manter à tona. Afinal, o preparador de Freilassing em meados dos anos 1970s deu as mãos à Toyota Deutschland para correr com o Toyota Celica LB Turbo de Grupo 5 da Divisão 1 do campeonato DRM.
O pagamento das ações da empresa o ano passado à viúva de Charly Lamm terá sido, segundo Schnitzer Jr, um enorme fardo financeiro para a empresa. Contudo, em finais de 2018, a equipa esteve muito perto de encontrar um salvador. O nome do investidor foi proposto e aceite na altura pela BMW Motorsport. Contudo, após diversas burocracias que se prolongaram por 2019, no último minuto o investidor terá mudado de ideias.

Voltaremos a ver a Schnitzer a correr?
Não é de todo impossível. Apesar de estar a liquidar todo o espólio, incluindo os troféus e carros que fizeram a história da equipa nas pistas, Schnitzer Jr ainda mantém firme a ideia de vender a marca “Schnitzer Motorsport” e o seu logo a quem estiver interessado e apresentar garantias de um projeto condigno. Contudo, ninguém acredite que Schnitzer Jr vá vender a marca fundada pelo seu pai por meia dúzia de tostões.

Tags: Sérgio Fonseca
José Luis Abreu

José Luis Abreu

Entre curvas e muito pó, descobri que o olhar treinado pela fotografia e a paixão pelos ralis só podiam levar a um destino: o jornalismo desportivo. E já lá vão mais de 30 anos…

Artigos relacionados

IMSA, Manuel Espírito Santo lidera mas termina em 8º: “não tínhamos andamento para manter a posição”
VELOCIDADE

IMSA: Manuel Espírito Santo em Road America: regresso à competição e ambições na LMP2

by José Luis Abreu
31 Julho, 2026
VELOCIDADE

IMSA: Filipe Albuquerque focado em brilhar em Road America

by José Luis Abreu
31 Julho, 2026
Next Post

Ainda agora foi apresentado e já se fala em jantes “aftermarket” para o novo Porsche 911 GT3

Michelin ‘salvou’ o Rali da Suécia

WRC: Rali da Suécia vai ter de mudar para norte

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Penalizações anuladas, Ctrl+Z no Rali da Madeira: depois de 19 horas… afinal não se passou nada

Penalizações anuladas, Ctrl+Z no Rali da Madeira: depois de 19 horas… afinal não se passou nada

31 Julho, 2026
João Silva perde terreno após problemas com travões no Rali da Madeira

João Silva perde terreno após problemas com travões no Rali da Madeira

31 Julho, 2026
Miguel Nunes comanda o Rali da Madeira: “conseguimos imprimir um ritmo forte”

Miguel Nunes comanda o Rali da Madeira: “conseguimos imprimir um ritmo forte”

31 Julho, 2026
Armindo Araújo brilha no Rali da Madeira: liderança no CPR e balanço positivo do 1º dia

Armindo Araújo brilha no Rali da Madeira: liderança no CPR e balanço positivo do 1º dia

31 Julho, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright