Nissan apresenta motor a gasolina revolucionário

Por a 1 Fevereiro 2014 12:23

A Nissan apresentou um novo motor turbo de 1,5 litros e três cilindros, que debita 400 cv e pesa apenas 40 kg. Desta forma pode ‘orgulhar-se’ de ter um relação maior de potência por quilograma que os novos Fórmula 1. Vai estrear-se no ZEOD RC durante as próximas 24 Horas de Le Mans

Além de desbravar novos caminhos com o exclusivo grupo motopropulsor elétrico a bordo do Nissan ZEOD RC em Le Mans este ano, a Nissan tenciona revolucionar os padrões de desempenho e eficiência com o novo motor de combustão interna que vai estar também a bordo e que dá pelo nome de DIG-T R.

O motor é incrivelmente pequeno, pesa apenas 40 quilogramas mas produz uns espantosos 400 cavalos de potência. Este motor tem apenas 500mm altura, 400mm de comprimento e 200mm de largura. Embora o motor seja tecnicamente demasiado pesado para levar como bagagem de mão a bordo de um avião, iria encaixar facilmente nas guias de limites de dimensão que costumamos ver nos principais aeroportos em todo o mundo.

Com uma faixa de regime de funcionamento até às 7.500 rpm, o Nissan DIG-T R produz 380Nm de binário, e com uma relação potência/peso de 10cv por quilo, este extraordinário novo motor Nissan tem na verdade melhor relação que os novos motores que vão ser usados no Campeonato Mundial FIA Fórmula 1 deste ano.

Concentrado de alta tecnologia

O Nissan ZEOD RC irá tornar-se em Junho no primeiro automóvel inscrito em Le Mans a concluir uma volta ao Circuito de la Sarthe impulsionado unicamente por energia elétrica. Uma única volta em cada período (um ‘período’ de combustível dura aproximadamente uma hora) será “alimentada” por energia elétrica e em seguida o novo motor Nissan DIG-T R 1,5l de três cilindros turbo-comprimido entrará em ação.

Uma vez que o conceito do Nissan ZEOD RC está fortemente focado em dimensões reduzidas e em eficiência, a Nissan abordou o parceiro de lubrificantes Total para que colaborasse no desenvolvimento do motor. O fabricante francês de lubrificantes trabalhou em estreita colaboração com os engenheiros da Nissan no desenvolvimento de combustível e lubrificantes com o intuito de maximizar o potencial do motor.

O Nissan ZEOD RC irá ocupar a ‘Garage 56’ este ano nas 24 Horas de Le Mans, uma inscrição adicional reservada pelo Automobile Club de l‘Ouest para tecnologias inovadoras nunca antes vistas na grande clássica francesa de resistência.

As lições aprendidas durante o desenvolvimento deste automóvel de competição revolucionário serão aplicadas no desenvolvimento dos veículos da Nissan que estão previstos para a classe LM P1 do Campeonato Mundial de Resistência FIA em 2015.

“A equipa responsável realizou um trabalho verdadeiramente incrível com o motor de combustão interna”, afirmou Darren Cox, Director da Nissan Global Motorsport. “Sabíamos que o componente elétrico do Nissan ZEOD RC iria ser o centro das atenções em Le Mans, mas a nossa unidade motopropulsora combinada elétrico/gasolina, que permite emissões zero quando solicitado, é um feito de engenharia impressionante”.

“A Nissan irá tornar-se no primeiro fabricante global a usar um motor de três cilindros numa das principais provas internacionais de desportos motorizados. O nosso objetivo é assegurar a nossa posição como líderes da indústria mantendo o foco na redução de dimensões. As lições aprendidas com o desenvolvimento do motor serão aplicadas nos automóveis de estrada Nissan do futuro”, acrescenta Darren.

Que continua: “O nosso objectivo é estabelecer novos padrões em eficiência no que diz respeito a cada aspecto do automóvel: grupo motopropulsor, aerodinâmica e manobrabilidade. No desenvolvimento do grupo motopropulsor trabalhámos em estreita colaboração com a equipa da Total com o intuito de reduzir a fricção, não apenas no interior do motor, mas também em todos os componentes do grupo motopropulsor. O atrito é inimigo da potência e resolver este problema tem sido um dos objetivos de eficiência nos quais nos temos concentrado mais intensamente”.

Após testes exaustivos em banco, o Nissan ZEOD RC rolou na pista pela primeira vez a semana passada com ambos os motores, o elétrico e o de combustão, instalados.

Ambas as unidades, a gasolina e a energia elétrica, utilizam a mesma caixa de cinco velocidades que transfere a potência ao solo através de pneus da Michelin.

“Sermos escolhidos por um fabricante automóvel como parceiros tecnológicos para concretizar uma demonstração de inovação é sempre motivo de orgulho, especialmente nesta prova lendária das 24 Horas de Le Mans. Estimula os nossos investigadores a procurar soluções e a conseguir o máximo rendimento das especificações técnicas e das propriedades para a economia de combustível que a nossa gama de lubrificantes TOTAL QUARTZ proporciona a todos os automóveis de passageiros”, afirmou Philippe Girard, Delegado Científico da Total.

O Nissan ZEOD RC irá realizar um programa de testes exaustivo ao longo dos próximos quatro meses antes de fazer a sua estreia em competição na edição deste ano das 24 Horas de Le Mans que decorre a 14 e 15 de Junho.

Nissan apresenta motor a gasolina revolucionário

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado