ELMS: Albuquerque imparável sagra-se campeão europeu

Por a 12 Outubro 2020 15:30

Fenomenal! O que Filipe Albuquerque está a conseguir esta época é assombroso, colecionando vitórias e títulos a um ritmo nunca visto. Em Monza, o português sagrou-se Campeão Europeu, título que junta ao de Campeão do Mundo e vencedor das 24h de Le Mans.

Que época fantástica! Talvez nem em sonhos Filipe Albuquerque imaginasse ter uma época tão boa. Não por falta de talento, mas as corridas são muitas vezes (a maioria delas) um desporto ingrato que não dá o prémio merecido. Mas este ano o piloto de Coimbra está imparável, soma vitórias atrás de vitórias e depois do título mundial, chega agora o título europeu, um feito inédito. Já dizia Cristiano Ronaldo que os golos são como o Ketchup… pois bem parece que os títulos e as vitórias funcionam um pouco da mesma forma.

Monza era palco para a penúltima ronda do ano. O templo italiano da velocidade recebia o Campeonato da Europa, que nesta jornada apresentava uma grelha de 32 carros, dos quais 15 LMP2, 12 LMP3 e 7 LMGTE. Os grandes favoritos à vitória era o #22 da United Autosports, de Filipe Albuquerque e Phil Hanson, mas a concorrência não ia dar tréguas e o #26 da G-Drive (R. Rusinov/ M. Jensen/ N. de Vries) e o #32 da United Autosports (W. Owen/ A. Brundle/ J. Van Uitert) queriam adiar as contas do título.

Sexta pole seguida para o #22

Para não fugir à “regra” imposta este ano, a dupla do #22 conquistou a pole para a corrida , sexta pole consecutiva no ELMS. Albuquerque ficou com a missão de colocar o seu Oreca na melhor posição possível para a prova de domingo e não podia ter feito melhor. A luta foi intensa, com o #26 da G-Drive a ficar a 0,093 seg. do tempo assinado pelo português, com Nyck de Vries a confirmar que é rápido… mas não o suficiente para bater o experiente piloto luso. Foi preciso usar um segundo jogo de pneus e esperar pelo fim da sessão para vermos o português na frente da tabela. Uma pole suada mas que mostra bem o domínio da dupla Fil & Phil no ELMS. Em terceiro lugar ficou o #30 da Duqueine (T. Gommendy/ J. Hirschi/ K. Tereschenko). O #24 da APR ( H. Enqvist / J. Lancaster/ A. Maini) ficou em sétimo e o #25 (J. Falb/ S. Trummer/ G. Aubry) em 10º.

Em LMP3 foi o #2 da United Autosports (W. Boyd/ T. Gamble/ R. Wheldon) a fazer a pole com o tempo de 1:43:017 enquanto que nos LMGTE foi Ferrari #60 da Iron Lynx  (C. Schiavoni / S. Pianezolla / A. Piccini) a fazer o melhor registo (1:46:113).

Nem um mau começo impediu vitória…

A chuva caiu na pista italiana durante a noite e o começo da prova fez-se com o asfalto ainda húmido, o que dificultou a tarefa dos pilotos nas primeiras curvas, em especial na curva 1. Hanson abordou mal a primeira curva e acabou por ir parar a gravilha, conseguindo voltar à pista, embora caindo muito na tabela (13º) e para o #26 da G-Drive a corrida acabou também aí. Um toque com o #39 da Graff provocou danos no radiador do Aurus 01, que levou à desistência da prova pouco depois. As contas do título ficavam facilitadas e bastava o #22 terminar na frente do #32 para fazer a festa.

A escolha de pneus no início da corrida, tornou-se assim fundamental nesta primeira fase e  Anders Fjordbach acertou, liderando grande parte da primeira metade da corrida no # 20 da High Class Racing , tendo largado de 14º, uma liderança fortemente defendida pelo seu colega Dennis Andersen até pouco depois do meio da corrida. Por essa altura o #22 fazia uma recuperação espetacular, alicerçada em boas paragens da equipa e num excelente andamento da dupla de pilotos, que os levou de novo ao topo da tabela. 

A última etapa da corrida viu Hanson a trabalhar bastante para se defender de Alex Brundle no #32, com a diferença a ser de apenas três segundos quando a bandeira axadrezada foi mostrada . A completar o pódio ficou o #27 Oreca 07 -Gibson da DragonSpeed USA, pilotado por H. Hedman, B.Hanley e C.Milesi.

O # 27 foi no entanto excluído depois da inspeção técnica pós-corrida, por infração na altura do difusor traseiro, que estava 6 mm fora do máximo regulamentar – elevando a High Class Racing ao pódio, a primeira desde 2017.

Nesta corrida destacaram-se ainda o Ligier #34 Inter Europol com uma corrida muito boa, o #50 da Richard Mille com Sophia Floersch a mostrar um ritmo muito interessante, e os carros da Algarve Pro Racing, que a certo ponto da corrida chegaram a estar no top5, caindo no entanto na tabela para terminarem em oitavo (#24) e 11º (#25).

Em LMP3 vitória para o #13 da 3 Inter Europol Competition ( M. Hippe / D. Lunardi) e em LMGTE os louros foram para o Ferrari #74 da Kessel (David Perel, Niki Cadei and Michael Broniszewsk).

Mais um feito histórico para Albuquerque

Os adjetivos para qualificar a época e as prestações de Filipe Albuquerque já se esgotaram. 2020 ficará na memória de todos por inúmeros motivos, mas certamente que termos visto um dos maiores talentos saídos de Portugal a brilhar de forma tão intensa será também recordado por muito tempo. O azar está longe, e agora sucedem-se números espantosos. Terceira vitória consecutiva no ELMS (a que se somam quatro vitórias consecutivas no WEC), seis poles consecutivas no ELMS… a tudo isto junta-se a vitória nas 24h de Le Mans, o título mundial de resistência em LMP2 e agora o título europeu.

Depois de tantas tentativas, depois de tantos amargos de boca, depois de ter ficado duas vezes tão perto do título, o caneco do ELMS finalmente vem para Portugal.  «Nem tenho palavras para descrever a sensação. Queria tanto esta conquista, trabalhámos tanto e finalmente conseguimos. É um título muito merecido para mim, para o Phil, que fez uma temporada extraordinária, para a equipa que nos proporcionou sempre um carro muito competitivo, para a minha família que sofre muito com as ausências, para todos aqueles que trabalham nos bastidores e me ajudaram a chegar a este patamar. Obrigado a todos. Temos motivos para festejar».

«Logo no início da corrida, o Phil teve uma saída de pista. Caímos para 13º lugar. Vimos a nossa vida a andar para trás. Mas, felizmente isto aconteceu no início da prova, o que nos permitiu encetar uma recuperação notável até ao primeiro lugar. Foi uma corrida de nervos, demos o nosso máximo e estivemos sempre focados no objetivo. E no final, esta explosão de alegria por termos conseguido», explicou Albuquerque.

Desta forma, Filipe vai para a última corrida da época no Autódromo do Algarve já com o título conquistado: «O título já está nas minhas mãos, mas a correr em casa, vou querer terminar a época em beleza: a vencer. Não pode ser de outra forma. Lá porque já somos campeões não vamos baixar os braços. Portugal merece essa vitória.  Esta conquista terá uma sabor ainda maior se isso acontecer”, rematou o piloto português.

Albuquerque já era uma referência do endurance, mas agora é mais que isso. É uma das maiores estrelas, um dos pilotos que qualquer marca que queira entrar no WEC e ser bem sucedida tem de ter na sua lista de alvos. Sem ponta de vedetismo, com a postura que lhe é caraterística, Albuquerque vai conquistando cada vez mais fãs, mais vitórias e títulos. O piloto de Coimbra merecia um AIA cheio para aplaudir as suas conquistas. Mas certamente que numa altura em que os distanciamentos sociais serão apenas uma má memória, iremos festejar mais conquistas de um dos melhores do mundo. É nosso, é português e é campeão da Europa e do Mundo.

Classificação LMP2:

1 22   P. HANSON / F. ALBUQUERQUE                        Oreca 07 – Gibson              135 voltas

2 32   W. OWEN / A. BRUNDLE / J. VAN UITERT          Oreca 07 – Gibson             +3.057 seg.

3 20   A. FJORDBACH / D. ANDERSEN                         Oreca 07 – Gibson            +55.749 seg.

Classificação LMP3:

1 13    M. HIPPE / D. LUNARDI                                 Ligier JS P320 – Nissan      125 voltas

2 11  N. KARI / N. MAULINI / J. BARATTO                  Ligier JS P320 – Nissan        +20.306 seg.

3 2   W. BOYD / T. GAMBLE / R. WHELDON                Ligier JS P320 – Nissan      +20.368 seg.

Classificação LMGTE:

1 74  M. BRONISZEWSKI / D. PEREL / N. CADEI            Ferrari 488 GTE Evo           124 voltas

2 77   C. RIED / M. BERETTA / A. PICARIELLO             Porsche 911 RSR               +1 volta

3 83   M. GOSTNER / M. GATTING / R. FREY               Ferrari 488 GTE                +1volta

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3 anos atrás

Fantàstico! Merecia mais reconhecimento.

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