Iberian Historic Endurance: Lotação esgotada e animação na pista

Por a 12 Outubro 2020 16:00

O Iberian Historic Endurance apresentou-se na máxima força no Estoril Classics 2020. Um evento com lotação esgotada, com 44 equipas e pilotos de sete nacionalidades diferentes a marcarem presença e a garantirem muita animação na discussão de cada metro do exigente traçado do Estoril ao longo de todo o fim de semana. Antes da corrida, um minuto de silêncio em memória de um dos grandes nomes do automobilismo português, Nicha Cabral, a que a corrida do Iberian Historic Endurance deste fim de semana prestou homenagem e de Laura Salvo, navegadora espanhola que infelizmente viria a falecer este fim de semana no Rallye Vidreiro, prova do Campeonato de Portugal de Ralis.

A vez dos motores

Os motores fizeram-se ouvir e com a partida lançada deu-se o habitual colorido harmónico ao Autódromo do Estoril, com as diferentes sonoridades a anunciarem a variedade de viaturas presentes na discussão ao cronómetro.

Uma comitiva comandada pelo Ford GT40 do francês Olivier Tancogne, liderança que sofreu a pressão logo de início do Merlyn MK4 de Carlos Barbot/Pedro Matos, que ainda passou por momentos pela frente da corrida. Um trio que juntava ainda o Chevrolet Grand Sport dos holandeses Michiel Campagne/Allard Kalff. Um início ao rubro, com o pelotão a seguir bastante junto e com andamentos muito próximos, o que propiciava a tentativa de ultrapassagens. O que acabou por acontecer e logo com a troca de líder, com o Chevrolet Grand Sport de Michiel Campagne/Allard Kalff a superar o Ford GT40 de Olivier Tancogne, enquanto o Jaguar E Type de Rhea Sautter/Andrew Newall iniciava uma acesa disputa pelo terceiro lugar com o Merlyn MK4 de Carlos Barbot/Pedro Matos. Logo atrás, o dinamarquês Lars Rolner, em Porsche 911 3.0RS, tentava aproveitar uma aberta dos pilotos, sendo seguido de perto pelo Porsche 911 3.0RS de Pedro Bastos Resende, que acabaria por parar pouco depois nas boxes com problemas mecânicos. Um começo de corrida apaixonante, numa altura em que o Ford GT40 de Olivier Tancogne estava já novamente no comando.

Muitas disputas

Com o decorrer dos minutos, a tensão aumentava, e o toque entre o Merlyn MK4 e o Jaguar E Type na discussão do terceiro posto foi o melhor exemplo disso, com o carro de Carlos Barbot/Pedro Matos a sair de pista, mas sem consequências de maior. Pouco depois, numa situação de bandeiras amarelas, a maioria dos pilotos aproveitava para fazer a paragem nas boxes para troca de pilotos. Com o regresso ao traçado, as disputas voltaram a fazer-se sentir, no que foi uma constante até ao final.

Com um andamento sempre forte, e com um carro que nunca deu problemas, o francês Olivier Tancogne foi o primeiro a cortar a linha de meta, vencendo os H-GTP. No pódio, o piloto foi acompanhado pela dupla Michiel Campagne/Allard Kalff, os segundos mais rápidos do dia e da categoria, ao volante do seu Chevrolet Grand Sport. Carlos Barbot/Pedro Matos fecharam o pódio dos H-GTP com o seu Merlyn MK4, depois de uma corrida em que se apresentaram em grande plano. Foram os melhores representantes nacionais e os terceiros a ver a bandeira de xadrez este domingo. 

Nos H-76, a vitória sorriu a Lars Rolner, que impôs um excelente ritmo com o seu Porsche 911 3.0 RS, seguido da sua mulher Annette Rolner, ambos em Porsche 911 3.0RS. A terceira posição ficou nas mãos da dupla Ricardo Pereira/Carlos Dias Pedro, que alinhou num Ford Escort RS 2000.

Já nos H-65 foi o francês Xavier Tancogne a alcançar o triunfo, com o seu AC Cobra Daytona. Uma corrida em que o Jaguar E Type de Rhea Sautter/Andrew Newall, que teve um início competitivo, terminou no segundo posto. A terceira posição da categoria foi para o Ford Mustang Shelby 350GT de Frans Van Maarschall a poucos segundos do Jaguar, sendo o primeiro do pelotão dos Ford Mustang.

Duplo vencedor do fim de semana, o alemão Christian Oldendorff levou para casa o troféu dos H-71 e do Index de Performance, piloto que se apresentou ao volante de um Alfa Romeo GTAm, lugar dramaticamente conquistado na reta da meta e já nos últimos metros da corrida, ultrapassando o português Domingos Sousa Coutinho que vinha a liderar a categoria no seu espetacular BMW 2800 CS. O terceiro da H-71 foi para o Porsche 2.5 ST do trio Piero Dal Maso/José Carvalhosa/Nuno Nunes, que fechavam o pódio desta disputada categoria.

Na categoria Gentleman Driver Spirit depois do Ford Anglia do espanhol António Castro ter dominado no início corrida, o triunfo acabou por sorrir ao Datsun 1200 pilotado pela dupla ibérica Francisco Freitas/Guillermo Velasco, com pai e filho Tomás Pinto de Abreu/Francisco Pinto de Abreu, também em Datsun, a conseguirem ser os segundos. António Castro teve, então, que se contentar com o terceiro lugar .

Grande fim de semana

Este foi um fim de semana em pleno, que superou as expectativas, conforme Diogo Ferrão, responsável da Race Ready, afirmou: “Estamos muito satisfeitos pela festa que foi o Iberian Historic Endurance. Numa altura como aquela que vivemos, termos um grelha com 44 carros em pista foi fantástico. Foi um enorme desafio, mas com a ajuda e cooperação de todos os envolvidos foi possível criar as condições necessárias para um evento desta dimensão. Prestámos também homenagem a um dos grandes nomes do desporto automóvel nacional, Nicha Cabral, o que nos deixa muito felizes. O cartaz do Estoril Classics 2020 fechou com uma grande corrida este domingo do Iberian Historic Endurance, à qual todos puderam assistir por Live Stream, uma iniciativa com grande adesão e que esperamos repetir no futuro. Face ao contexto atual, não podíamos pedir mais.”

Classificação

Pos.    Pilotos Carro  Classe Tempo/Dif.

1        Olivier TANCOGNE    Ford GT40     GTP    50:33.585

2        Michiel CAMPAGNE/Allard KALFF    Chevrolet Grand Sport        GTP    +1:10.313

3        Carlos BARBOT/Pedro MATOS       Merlyn MK4   GTP 24 51:59.865 +1:26.280

4        Lars ROLNER Porsche 911 3.0 RS  1976            +1:53.823

5        Xavier TANCOGNE    AC Cobra Daytona   1965   +1:56.883

6        Jorge CRUZ   BMW 323i     INV    1 Volta

7        Rhea SAUTTER/Andrew NEWALL    Jaguar E Type         1965   1 Volta

8        Frans VAN MAARSCHALL     Ford Mustang Shelby 350 GT        1965   1 Volta

9        Jaap VAN DER ENDE/Martien         BIJLEVELD Ford Falcon       1965   1 Volta

10      Max BOODIE Ford Mustang 1965   1 Volta

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas HISTORIC ENDURANCE
últimas Autosport
historic-endurance
últimas Automais
historic-endurance
Ativar notificações? Sim Não, obrigado