24h Daytona: GTD poderão ficar mais lentos

Por a 8 Janeiro 2019 19:00

Era algo já esperado antes do ROAR e confirmou-se depois do fim de semana de preparação para as 24h de Daytona. Os GTD evoluíram os tempos por volta e viram-se melhoras de quase dois segundos, graças às versões EVO de algumas máquinas e ao uso do pneus Michelin, a mesma marca usada pelos GTLM, o que diluiu ainda mais as diferenças.

Comparando com os GTLM, as diferenças foram mínimas, sendo que as velocidades de ponta foram ligeiramente superiores  nos GTLM, mas o uso de assistências à condução, como o ABS, nos GTD tornam essa vantagem quase nula. Surgem assim receios que os GTD se tornem demasiado difíceis de dobrar por parte dos GTLM e o IMSA terá de tomar medidas:

“Vamos olhar para esta situação “, disse Geoff  Carter, responsável do campeonato pela parte técnica e pelos regulamentos, à Sportscar365.

“Temos limitações físicas  nas janelas de desempenho  dos GTLM [carros], já que alguns deles não podem ser mais leves [em peso] e alguns deles não podem ter mais potência. Nos GTD, o Mercedes é 1390 kg. São os  carros mais pesados, por isso não podem ganhar mais peso. E eles não são divertidos de pilotar se você tirar mais potência. ”

Com os GTLM no limite a solução poderá passar mesmo por baixar a potência dos GTD, uma medida usada apenas para Daytona, mas para já nada ainda foi decidido.”

“A conversa com os fabricantes em  Petit Le Mans [ano passado] e em Daytona [em dezembro] foi mesmo se deveríamos tornar os GTD mais lentos. A tarefa  que o comité técnico do IMSA teve, e o que decidiu fazer, foi inserir os três Evos e o novo Porsche. Metade dos  GTD são carros novos sobre os quais não tínhamos dados  [até recentemente]. Em vez de incluir metade do grid e fazer uma redução global em toda a classe, pensamos em adicionar esses carros novos primeiro e ver como as coisas correm. Então, se houvesse necessidade de uma mudança global, que tal fosse feito. Temos muito o que conversar ainda.”

O mais provável é que os GTD sofram uma redução de potência para que as diferenças se tornem claras e que as lutas entre GTD e GTLM não seja demasiado acesas, até porque se tratam de categorias diferentes, uma Pro e outra Pro Am. No caso dos DPi com os LMP2, como esperado, as diferenças de andamento foram claras com um intervalo de 2.5 seg. entre DPi e os LMP2 e uma diferença de 13km/h em velocidade de ponta.

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