Ruben Faria: “Perdi tempo na etapa, mas ironicamente acabei por me aproximar do quarto posto da geral”
Com partida e chegada na localidade mineira de Copiapo, que ficou célebre recentemente pelo salvamento dos 33 mineiros, há alguns meses, a caravana do Dakar 2011 realizou hoje uma especial com apenas 235 quilómetros mas que se revelou plena de peripécias, pois dificuldade foi coisa que não faltou.
Em pleno deserto a especial ficou marcada por uma partida em linha para todos os pilotos, os primeiros dez no grupo inicial e os restantes em grupos de vinte e foi precisamente esse procedimento de partida que acabou por se revelar fundamental no resultado final.
“Foi uma partida espetacular, mas todos seguimos o mesmo rumo, exceto um piloto, e passados alguns quilómetros todos estávamos fora do rumo certo e tivemos que procurar a pista correta”
Com este erro coletivo, ou quase, os pilotos da frente acabaram por ser apanhados pela segunda vaga de pilotos e também entre estes se instalou alguma confusão, o que ajudou igualmente a que os pilotos da terceira linha de partida se juntassem na cabeça da corrida.
“Quando regressámos à pista ficámos no meio de um imenso pelotão, com muito pó e onde era quase impossível ultrapassar. Tornou-se tudo muito complicado para aqueles que como eu saíram no primeiro grupo.”
Envolvido nesta situação Ruben Faria optou por não correr riscos demasiado elevados e assumiu uma posição de segurança em relação à sua prova. “Era o ideal. O tempo estava perdido e perder também a cabeça só poderia complicar a prova. Por isso escolhi navegar e desenhar a minha prova, independentemente da classificação em que viesse a terminar a especial.” Ruben acabou por ser apenas o 26º no final da especial.
“Num dia em todos os da linha da frente perdemos tempo, ironicamente acabei por me aproximar do quarto posto da geral, na posse do Helder Rodrigues, e estou agora a apenas vinte minutos dessa mesma posição.” Palavras de Ruben Faria no regresso a Copiapo para preparar a etapa de amanhã, que vai ligar esta mesma localidade a Chilecito, com 176 quilómetros de extensão.
Classificação geral
1º Marc Coma – KTM com 35h32m56s
2º Cyril Després – KTM a 08m14s
3º Francisco Lopez – Aprilia a 23m33s
4º Hélder Rodrigues – Yamaha a 01h01m51s
5º Ruben Faria – KTM a 01h21m20s
10.ª Etapa Copiapo-Chilecito – 176km de Sector Selectivo
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI