Dakar Stories: 1994 a 1998 – 5 anos, 5 histórias

Por a 15 Janeiro 2024 14:29

Dakar Stories: 1979 a 1983 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI

Dakar Stories: 1984 a 1988 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI

Dakar Stories: 1989 a 1993 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI

1994 (28/12/1993, Paris – 16/01/1994, Eurodisney, Paris)

A prova – Pela primeira vez, a prova terminou onde começou, Paris. Orioli ganhou pela terceira vez nas Motos e, nos Autos, a Citroën ofereceu a Pierre Lartigue a sua primeira vitória no Dakar.Auriol, noutro ZX, foi 2º.

Sabia que…

Por tradição, o nº 1 no ‘Dakar’ é dado ao veículo mais pequeno presente à partida e, nesta edição, pela primeira vez uma mulher correu com o nº 1 – Marianne Bernard, com uma Suzuki 350.

Vencedores –Motos: Edi Orioli (Cagiva); Autos: Lartigue/Périn (CitroënZX); Camiões: Loprais/Stachura/Kalina (Tatra)

1995 (01/01, Granada, Espanha – 15/01, Lac Rose, Dakar)

A prova – Terceira vitória da Citroën – e segunda de Lartigue, que viu ficar pelo caminho, na penúltima etapa, Vatanen, quando este era 2º e atrasar-se Salonen, que passou de 3º a 5º. Nas Motos, Peterhansel regressou aos triunfos.

Sabia que…

Antes da partida oficial, em Granada, os concorrentes tiveram que se fazer à estrada desde Bruxelas, Paris, Veneza e Barcelona, rodando sempre debaixo de chuva? O mais velho deles era o regressado Marcel Hugueny, já com 81 anos?

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Autos: Lartigue/Périn (Citroën ZX); Camiões: Loprais/Stachura/Kalina (Tatra)

1996 (30/12/1995 – Granada, Espanha – 14/01/1996, Lac Rose, Dakar)

A prova – Despedida em grande da Citroën, com quatro ZX nos cinco primeiros lugares e Lartigue pela terceira vez no lugar mais alto do pódio. Nas Motos, Orioli mudou de ‘montada’ e voltou a ganhar. Estreia de Carlos Sousa (12º).

Sabia que…

Peterhansel perdeu todas as possibilidades de ganhar quando, numa bomba em Marrocos, abasteceu a sua Yamaha com gasolina de má qualidade, o que provocou problemas que o fizeram perder mais de 2,5 horas.

Vencedores –Motos: Edi Orioli (Yamaha); Autos: Lartigue/Périn (Citroën ZX); Camiões: Moskovskikh/Kouzmine (Kamaz)

1997 (04/01, Dakar – 19/01, Lac Rose, Dakar)

A prova – Pela segunda vez, a prova começou e terminou no mesmo local. Mas agora Dakar em vez de Paris. E, pela primeira vez, não foi à Europa. Sem os Citroën, a Mitsubishi não teve grandes dificuldades em triunfar, com quatro Pajero nos quatro primeiros lugares. Carlos Sousa foi 10º. Nas motos, Peterhansel vingou-se do azar do ano anterior.

Sabia que…

Ao vencer a nona etapa, entre Oclam e Kidal, na distância de 537 km, Duarte Guedes tornou-se o primeiro piloto português a cometer esta proeza, com um Nissan?

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Autos: Shinozuka/Magne (Mitsubishi Pajero); Camiões: Reif/Deinhofer (Hino)

1998 (01/01, Place d’Armes, Versailles – 18/01, Lac Rose, Dakar)

A prova – Sexto triunfo de ‘Peter’ nas motos, batendo o recorde de cinco de Neveu. Nos carros, Fontenay manteve a Mitsubishi no topo, terminando na frente dos seus colegas de equipa Shinozuka, Saby e Masuoka.

Sabia que…

Este Dakar teve três etapas com mais de 500 kms. A mais longa, com 918 km, foi cancelada para permitir aos concorrentes, a contas com tempestades de areia, se reagruparem em Gao. Na segunda mais longa, 745 km, Saby perdeu o rali, quando ficou parado 30 minutos até o motor do seu Pajero arrefecer.

Vencedores –Motos: Stéphane Peterhansel (Yamaha); Autos: Fontenay/Picard (Mitsubishi Pajero); Camiões: Loprais/Stachura/Cermak (Tatra)

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado