24 Horas TT de Fronteira: Novo triunfo de Alexandre Andrade
É há muito uma tradição em Fronteira, ter um luso-francês de nome Andrade na lista dos vencedores das 24 Horas de Fronteira, desta feita, e a exemplo do ano passado, Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Alexandre Deaujon, triunfaram nas BP Ultimate 24 Horas Vila de Fronteira. Contando com um A.C. Nissan Proto à ‘prova de fogo’, repetiram o triunfo de 2018. Curiosamente, esta foi apenas a segunda vez que uma equipa, totalmente igual (os pilotos são exatamente os mesmos do ano passado) triunfa duas vezes seguidas na vila alentejana, isto depois de Miguel Farrajota e Pedro Bianchi Prata o terem conseguido logo nos primeiros dois anos da prova organizada pelo ACP Motorsport.
Apesar da liderança inicial dos homens da X-Raid, o protótipo com o número 22 foi claramente o mais forte ao longo de 24 horas da competição. O segredo esteve no facto da equipa ter ficado longe de cometer erros comprometedores, como sucede no caso da X-Raid, com o toque que resultou mais tarde em muito tempo perdido com reparações.
Os vencedores completaram 101 voltas nas 24 horas da prova, mais duas do que os segundos classificados, Gilles Billaut, Antoine Galland, Laurent Fouquet e Hugues Moilet, em Fouquet BV4 Nissan. A fechar o pódio ficou a formação de Michele Cinotto, Michele De Nora, Carlo Cinotto e Pietro Cinotto, em Mini All4-Racing, também a duas voltas dos vencedores, eles que chegaram a liderar durante bastante tempo.
Numa prova marcada pela muita chuva que, a espaços, caiu sobre a vila alentejana. A água tornou as condições do Terródromo ainda mais exigentes para as cerca de oito dezenas de equipas concorrentes. Com uma pista bastante enlameada, a equipa do Fouquet BV4 Nissan com o número 3 foi a primeira líder da competição. Um excelente arranque catapultou o protótipo construído em França. Contudo, a pressão da concorrência fez com que este quarteto gaulês perdesse o comando da prova. Aliás, nas três primeiras horas, houve três líderes diferentes.
O A.C. Nissan Proto da família Andrade andou sempre entre os mais fortes mas, na fase inicial, nunca conseguiu estar na frente. Até meio da prova houve cinco equipas que lideraram, com destaque para o Mini da X-Raid, comandante à passagem pela quarta hora e, depois, entre a sexta e a 12ª. Mas um toque provocou danos no eixo traseiro do carro desenvolvido na Alemanha. A ida às boxes da equipa italiana fez com que Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Alexandre Deaujon passassem para o comando após 13 horas de corrida e, a partir daí, nunca mais ninguém voltou a liderar.
A estrutura luso-francesa controlou a seu bel-prazer a segunda metade das BP Ultimate 24 Horas Vila de Fronteira e alcançou o segundo triunfo consecutivo, algo que não acontecia desde as primeiras edições desta grande maratona de TT. Com quatro voltas de vantagem, Andrade e companhia mantiveram um ritmo muito constante até à derradeira hora de competição. Aí, pararam nas boxes para verificar tudo e geriram a diferença para a concorrência que recuperou terreno. Este não foi, porém, suficiente e o A.C. Nissan Proto voltou a subir ao lugar mais alto do pódio.
Destaque, também, para o Can-Am da equipa de Thierry Charbonnier. O SSV da estrutura francesa alcançou o quarto posto absoluto, à frente de outro SSV, o Can-Am de Jeremy Halter. Em sexto lugar ficou a primeira formação portuguesa. Amândio Alves, Rogério Reis, João Silva e Márcio Reis fecharam esta participação com o MMP Rally Raid a dez voltas dos mais fortes.
Por categorias, o A.C. Nissan Proto venceu em Endurance e o Mini All4-Racing do quarteto italiano foi o melhor T1. O Can-Am de Charbonnier foi o melhor T3 e Marco Martins, Marco Marques, José Martins e Vítor Silva foram os melhores da Promoção C com o Nissan Patrol. A vitória na Promoção A foi para Ana Pereira, Cristela Marto, Carla Gameiro e Sílvia Reis, em Suzuki Jimny, e o Citroën AX de Manuel Barreto, Rodrigo Daniel, Hugo Batista e Samuel Tiago impôs-se na Promoção B.
Este ano, e a título excepcional, o ACP Motorsport, enquanto entidade organizadora das BP Ultimate 24 Horas Vila de Fronteira, decidiu entregar, a título excepcional, o Troféu Honra e Mérito Domingos Piedade aos vencedores da prova. A melhor equipa lusa recebeu o Troféu Manuel Mota.
AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira – 2018
1º Alexandre Andrade/Cédric Duple/Yann Morize/Alexandre Beaujon AC Nissan Proto
2º Igor Skoks/Rudolfs Skoks/Arvis Pikis Mitsubishi Pajero
3º Gilles Billaut/Philippe Boutron/Antoine Galland/Gonzalez Richard Fouquet BV4 Proto
AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira – 2017
1º Igor Skoks / Rudolfs Skoks / Arvis Pikis Mitsubishi Pajero
2º Pierre Lauilhe / Louis Louilhe / Stéphane Barbry Sadev Oryx
3º Michele de Nora / Michele Cinotto / Paolo Bacchella / Carlo Cinotto X-Raid Mini all4 Racing
AFN 24 Horas TT Vila de Fronteira – 2016
1º Alexandre Andrade / Cédric Duplé / Yann Morize / Thomas Morize AC Nissan Proto
2º Francis Lauilhe / Pierre Lauilhe / Louis Louilhe / Stéphane Barbry Sadev Oryx
3º José Castan / Benjamin Bujon / Anicet Garcioix / Vincent Demonceaux Rivet RM Sport
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2015
1º Francis Lauilhe / Pierre Lauilhe / Louis Louilhe / Philippe Berruer Sadev Oryx
2º Igors Skoks / Rudolfs Skoks / Arvis Pikis Mitsubishi Pajero
3º Alexandre Andrade / Cédric Duplé / Yann Morize / Miguel Campos AC Nissan Proto
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2014
1º Jean Brochard / Stéphane Santucci / Mickael Caze / Thierry Charbonnier Caze Nissan Buggy
2º Mário Andrade / Alexandre Andrade / Charvot Florent / Cedric Duple / Stéphane Duple AC Nissan Proto
3º Jean Chervier / Philipe Berruier / Bertrand Vincendeau / Luís Dias Propulsion Oryx
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2013
1º António Coimbra / Luís Silva / José Pedro Fontes / Miguel Barbosa / Nicolas Clerget JMS BMC – EV2
2º François FlorenRn / Paul Lamic / Anthony Garden / Pedro Silveira / Francis Lavilhé BMC RR 2M
3º SebasRen Vincendeau / Gaeten Serazin / Philippe Tollemer / Guillerme Patrick Propulsion ORYX
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2012
1º Bernard Boullet / Cédric Duplé / ChrisRan Duplé / Paulo Marques Sadev Buggy
2º Mário Andrade / Alexandre Andrade / Georges Lansac / Carlos Sousa / Francisco Pita Proto AC Nissan
3º Hervé Lhoste / Gilles Billaut / Philippe Boutron Bowler Wildcat
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2011
1º Mário Andrade / Cédric Duplé / Carlos Sousa / Francisco Pita Moncé Clio V6
2º José Amado / Américo Santos / Igor Marques Nissan Navara
3º Antonio Manfrinato / Michele Manfrinato / Giovanni Manfrinato Renault Megane Proto
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2010
1º Pedro Lamy / José Pedro Fontes / Luis Silva / António Coimbra BMC – BMW
2º Hirigoyen Fanxoa / Xavier Mouhica / Cedric Wadoux / Aurélie Beyris Renault Clio Monce
3º Laurent Dornel / Hugues Lacam / Mickael Caze / Anicet Garicoix Caze Buggy Nissan
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2009
1º Mário Andrade / Alexandre Andrade / Stephane Barbry / Georges Lansac Moncé Clio V6
2º Nicolas Gibon / Thierry Charbonier / Patrick MarRn / Yves Fromont Bowler Wildcat
3º João Pais / João Rato / Francisco Cabral / António Pais Mazda BT – 50
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2008
1º Thierry Charbonier / Nicolas Gibon / Yves Fromont Wildcat 200
2º Pedro Lamy / Ricardo Leal dos Santos / Serge Finkelstein / Jean Marc Schmit Schmit Peugeot 206 TT
3º Andris Dambis / Mauris Saukans / Igors Skoks Oscar 24
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2007
1º Mário Andrade / Gerard Monce / Stéphane Barbry / Alexandre Andrade Monce Renault Clio V6
2º Yves Morize / Philippe Letang / Georges Lansac / Michel Salvatore Fouquet BMW M3
3º Rui Sousa / Edgar Condenso / Henrique Marques / João Seabra Isuzu Rodeo
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2006
1º Yves Mourize / Philippe Letang / Pascal Thomasse / Yves Tartarin Fouquet BMW M3
2º Mário Andrade / Gerard Monce / Stéphane Barbry / Alexandre Andrade Renault Clio V6
3º Adélio Machado / Maria Pires de Lima / José Mendonça / Rui Lopes Toyota Land Cruiser
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2005
1º Robert Polec/ Laurent PolleR/ George Lansac/ Reynald Prive Buggy Fouquet
2º Andris Dambis/ Maris Soukans/ Igors Skoks OSC/Oscar
3º Yves Morize/ Philippe Letang/ Pascal Thomasse Fouquet BMW M3
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2004
1º Mário Andrade / Gerard Moncé / Stephane Barbry / Alexandre Andrade Monce Renault Clio
2º Robert Polec / Laurent Polec / Philippe Letang / Georges Lansac Fouquet
3º Paulo Marques / Miguel Veloso / Paulo Ferreira / Filipe Palmeiro Nissan Pick Up TTMB
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2003
1º Rui Sousa / Luís Dias / Manuel Mello Breyner / Pedro Mello Breyner Nissan Pick Up Navara
2º Carlos Sousa / Miguel Barbosa / Stéphane Peterhansel / Miki Biasion Mitsubishi Strakar
3º Alain Perreau / Herve Durand / Joel Clevenot / ChrisRan Duple Fouquet
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2002
1º Jorge Serra / Carlos Rolla / Filipe Campos / Luís Costa Toyota Land Cruiser
2º Luís Dias / Rui Sousa / Manuel Mello Breyner / Pedro Mello Breyner Nissan Navara
3º Robert Polec / Laurent Polec / Jacques Mureau / Stéphane Santucci Fouquet
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2001
1º Hélder Pimenta / Hélder Oliveira / Miguel Ribeiro / António Durães Nissan Terrano II
2º Rodrigo Costa / Jaime Sousa / Michel Lacombe / João Teixeira Gomes Toyota Land Cruiser
3º António Coimbra / Pedro Silva Nunes / João Belo / João Nunes Nissan Terrano II
24 Horas TT Vila de Fronteira – 2000
1º Jorge Serra / Filipe Campos / Carlos Rolla / Ângelo César Machado Toyota Land Cruiser
2º Santos Godinho / Manuel Russo / António Bayona / António Coimbra Nissan Terrano II
3º Hélder Pimenta / Miguel Ribeiro / António Durães Nissan Terrano II
24 Horas TT Vila de Fronteira – 1999
1º Miguel Farrajota / Bianchi Prata / Ruben Faria / Hélder Rodrigues Nissan Terrano II
2º António Bayona / Nuno Rocha / Rui Sousa Nissan Terrano II
3º Rodrigo Costa / Jaime Sousa / José Soares / Pedro Chaves Toyota Land Cruiser
24 Horas TT Vila de Fronteira – 1998
1º Miguel Farrajota / Bianchi Prata / Bernardo Villar Nissan Terrano II
2º Rogério Almeida / Carlos Almeida / Isidro Almeida / Nuno R. Silva Nissan Terrano II
3º António Bayona / Rui Sousa / Nuno Rocha / António Coimbra Nissan Terrano II
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI