Ott Tänak bem mais perto do título do WRC

Por a 9 Outubro 2019 14:47

Não está ganho, longe disso, mas o título de pilotos do Mundial de Ralis 2019 está a escorregar cada vez mais o lado de Ott Tänak.
O que o estónio fez no País de Gales desmoraliza qualquer um e ao roubar os cinco pontos da Power Stage, o piloto da Toyota reuniu o máximo de pontos numa prova, ganhando, de uma assentada, 11 pontos a Sébastien Ogier.

Mas vamos à matemática! Após o Rali da Grã-Bretanha ficam a faltar duas provas para o final da competição, ou seja, 60 pontos para atribuir (25 por cada vitória, mais 5 pontos por cada vitória na Power Stage).

Com 28 pontos de avanço face a Ogier, o piloto da Toyota não necessita de ganhar mais nenhuma prova e mesmo que o francês ganhe em Espanha e na Austrália e ganhe as duas Power Stage, Tänak precisa, apenas, de dois terceiros lugares, e assegurar apenas três pontos em duas Power Stage.

Quanto a Neuville, são já 41 os pontos de atraso, e por isso precisa de vencer e ganhar as duas PowerStage, somando 30 pontos e que o estónio termine as duas corridas fora do top 5 e que não pontue nas duas Power Stage. O título será decidido entre os três, já que Andreas Mikkelsen já está, matematicamente, fora da luta.

Em resumo, as probabilidades de Ott Tanak ser finalmente Campeão rondam cerca de 90%…

2
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Billy Bob
Membro
Billy Bob

Concordo com o início.
Não está ganho, longe disso.
Esta recente vitória discartou Neuville, mas tem ainda Ogier ali… À espera de só uma desistência de Tanak.
Importante é também desfrutar de um Mundial de Ralis de grande de sucesso. Três bons construtores, três magníficos pilotos, em contraste com anos e anos de inúmeras vitórias Citroën, repetidas anos mais tarde por inúmeras vitórias Volkswagen.
Era bem justo Tanak ser Campeão, mas…A janela ainda está aberta para Ogier.

Kankkunenfan
Membro

Notável ano de Evans, tendo em conta a ausência em 3 ralis.

últimas Ralis
últimas Autosport