Pirelli: F2 serve de guia para pneus de 18’ na F1

Por a 30 Julho 2020 16:40

A transição da F1 para pneus de 18 polegadas não chegará tão cedo como planeado, tendo sido adiada para 2022 devido à pandemia de Covid-19, mas a Pirelli tem estudado atentamente o desempenho desta nova borracha na Fórmula. O desenvolvimento dos novos pneus tem sido acompanhado por dados que são recolhidos durante as corridas de F2, que calça já pneus de 18 polegadas’, e servirão como guia para a otimização dos que vierem a ser usados na F1.

Embora existam diferenças estruturais entre os pneus de ambos os campeonatos, sendo os pneumáticos de F1 mais largos e estando também expostos a forças mais extremas, é importante perceber como o perfil mais baixo dos pneus afeta o comportamento dos carros.

Mario Isola, Chefe da Pirelli para a F1 e Motorsport, afirmou que os dados recolhidos nas corridas de F2 revelaram como as temperaturas dos pneus são afetadas quando os pilotos circulam com mais tráfego, algo que é bastante relevante num carro de F1, e ao qual estes são extremamente sensíveis. Isto, afeta não só a aderência em geral, mas também, por consequência, a velocidade a que os pilotos conseguem rodar.

Adicionalmente, foi possível perceber também que os pilotos de F2 têm alterado as suas trajetórias em resposta às reações que os pneus de perfil mais baixo têm quando passam sobre os corretores: “O facto de terem [pilotos de F2] modificado ligeiramente a sua trajetória de corrida – o que não aconteceu em Paul Ricard, nem aconteceu no Bahrain, mas aconteceu [no Red Bull Ring] – dá-nos algumas indicações do que provavelmente vai acontecer na Fórmula 1″

O desenvolvimento dos pneus de 18’ para a F1 e os testes em situações reais foram postos em pausa devido à atual situação de pandemia, o que reforça a importância de obter dados em situações de corrida através da F2. Isto permitirá fazer uma análise mais aprofundada e, caso necessário, efetuar alterações no design dos pneus, bem como criar protótipos físicos que poderão ser testados em condições controladas.

Os novos pneus de 18’ irão estrear-se nos carros de 2022, em conjunto com uma série de novas alterações, e deverão adicionar 10Kg ao peso dos carros devido às novas jantes de maiores dimensões.

Nuno Freitas Faria

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado