Paul Ricard reinventa-se para a Fórmula 1

Por a 11 Fevereiro 2021 09:37

Toda a gente sabe que a Fórmula 1 há muitos vai a locais fantásticos competir, mas nem todos os circuitos produzem boas corridas. Historicamente, há traçados de que se espera pouco, e ‘devolvem’ geralmente boas corridas e há outros que parecem fantásticos, mas com os Fórmula 1 atuais resultam em corridas demasiado pobres. É o caso de Paul Ricard, que mesmo com todas as suas alternativas de traçado, é preciso de fazer um grande esforço para nos lembrarmos de uma corrida boa na pista do sul de França.

Por isso, o circuito de Paul Ricard foi agora submetido a um extenso programa de repavimentação e ‘rearranjo’, que se espera venha a ajudar a melhorar as corridas do Grande Prémio de França de Fórmula 1.

As mudanças abrangem cerca de 70% dos 5.8 quilómetros de comprimento da pista, e todas as suas 15 curvas, exceto a de alta velocidade à direita (curva 10). O Studio Dromo, uma empresa de desenvolvimento especializada em pistas, que utiliza o mais avançado know-how em desporto automóvel e regulamentos oficiais da FIA, FIK e FIM para adequar as pistas ao espetáculo pretendido, tratou das recentes renovações da pista em Zandvoort e Silverstone, foi agora recrutado para em Paul Ricard planear e supervisionar as mudanças.

Logicamente que não há milagres, mas sim ajustes dentro dos limites que têm. Basicamente estão a reprogramar curvas, de modo a potenciar as manobras de ultrapassagem. Dois exemplos: a mudança na curva 5, uma direita lenta a partir da qual os pilotos aceleram para uma das zonas de melhor oportunidade de ultrapassagem no circuito. A curva tem agora mais uma crista no meio que representa mais um desafio para os pilotos, pois situa-se exatamente na trajetória. A curva sete, que leva os pilotos à reta Mistral, tem agora uma transição mais progressiva na curva, permitindo que se chegue mais depressa à curva oito, o que potencia as ultrapassagens.

Em termos globais, os pilotos de F1 vão achar a pista bem mais fluída.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
831ABO
831ABO
3 anos atrás

Confesso que sou old school e tenho dificuldade em compreender esta obsessão pelo «espectáculo» que caracteriza a F1 actual. O Paul Ricard deu sempre boas corridas, e assim de memória houve aquele GP da França de 1990 que o Ivan Capelli, com um March-Leyton House desenhado por Adrian Newey, quase ganhou. Entre muitos outros. O problema do Paul Ricard é só um: aquele aborto de chicana a meio da recta Mistral. Se a suprimissem, devolviam-nos um circuito histórico que deu quase sempre boas corridas. Mais importante ainda, a curva de Signes voltava a ser aquela que, no dizer do Domingos… Ler mais »

no-team
3 anos atrás

Qualquer pista de substituição que entrou no calendário em 2020 é superior a Paul Ricard. Também é verdade que a pista francesa é bem melhor que Abu Dhabi ou Sochi, só para dar dois exemplos rápidos, mas é certo que a sua adição ao calendário actual da F1 trouxe um zero bem redondo em termos de mais valia. Acho que fazem bem ao tentar alterar qualquer coisa, assim como se fez recentemente como o circuito da catalunha, também este, um circuito mal amado. Sendo que é sempre possível mudar para pior, convém não esquecer o outro lado da medalha. Se… Ler mais »

howell
howell
3 anos atrás

“excepto a de alta velocidade à direita (curva 10)”, ou seja, aquela ali ao fundo…
A curva tem nome: Signes.
Por favor façam o TPC… que idade é que vocês têm?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado