‘Guerra’ aerodinâmica na F1: Mercedes aproxima-se da Red Bull…e vice-versa!
A semana passada foi bem interessante em termos do que nos foi mostrado pelas várias equipas que apresentaram os seus monolugares, especialmente as principais. O tema que mais deixou perplexos os principais ‘gurus’ da aerodinâmica entre os observadores do fenómeno, foi o facto da maioria das equipas rivais ter apresentado carros de 2024 muito mais alinhados com o conceito dominante do carro Red Bull de 2022-2023, enquanto a Red Bull revelou para 2024 um novo monolugar incorporando aspectos-chave do conceito abandonado da Mercedes. Agora, especula-se de que um dos primeiros desenvolvimentos da Red Bull no início deste ano pode ser a inovação no estilo “sem entradas de ar laterais” ou “entradas de ar laterais zero” anteriormente trazidas pela Mercedes: “É fascinante e também um pouco perturbador”, lê-se num editorial no jornal Corriere dello Sport. “É surpreendente que a Mercedes tenha abandonado as entradas de ar verticais, seguindo o caminho da Red Bull, e ao mesmo tempo a Red Bull tenha tomado o caminho oposto. Ousaram mudar, e essa coragem deveria inspirar muito receio nos adversários.”
Já o correspondente da Auto Motor und Sport, Michael Schmidt, destaca outra coisa que também tem sido muito falada: as semelhanças entre o Red Bull de 2024 e o novo carro apresentado pela irmã Cash Visa RB.
Claramente, as semelhanças com o Red Bull levantam questões e o CEO da McLaren, Zak Brown, já falou de forma muito ‘forte’ relativamente à questão: “Ter relacionamentos A-B e co propriedades de duas equipas não é o que os adeptos esperam e a FIA precisa de fazer algo a respeito disso”, disse.




