F1: Como Sergio Pérez se compara com os ‘outros’ colegas de equipa de Max Verstappen?

Por a 19 Fevereiro 2024 14:45

Todos sabemos que Max Verstappen ‘torra’ companheiros de equipa a uma velocidade estonteante e até aqui – e pelos vistos cada vez mais – era importante que os pilotos que forem colegas de alguém que é já neste momento, provavelmente, um dos melhores pilotos de sempre da história da F1 se soubesse posicionar corretamente e não colocasse a fasquia de uma forma que acabam por ser eles próprios a “morrer pela boca”. Como o peixe…

Max Verstappen teve até aqui sete companheiros de equipa e se retirarmos os dos tempos da Toro Rosso, começando por Daniel Riccardo na Red Bull, percebemos que todos eles tiveram grandes problemas quando comparados com o neerlandês. A seguir ao australiano foi a vez de Pierre Gasly, depois Alex albon e agora Sergio Pérez. todos eles são considerados bons pilotos, uns ‘explodiram’ depois de Verstappen, Gasly e Albon, enquanto Ricciardo e Pérez estiveram bem antes de Verstappen.

Os vários pilotos tiveram problemas díspares, mas é Pérez que está na Red Bull agora, e, tendo em conta que o mexicano foi tão criticado o ano passado, vamos comparar o que fez face aos ‘outros’.

Sergio Perez vai para o seu quarto ano na Red Bull, nenhum outro aguentou tanto tempo. É o primeiro argumento a seu favor. O mexicano começou a temporada de 2023 em boa forma, tendo conquistado duas vitórias nas primeiras provas do campeonato. No entanto, depois disso, enfrentou grandes dificuldades ao longo do ano e não voltou a vencer, enquanto o companheiro de equipe Max Verstappen alcançou um recorde de 19 vitórias em 22 corridas.

Mas afinal como Perez se compara aos outros pilotos que correram pela Red Bull desde que Verstappen lá está.

Tendo em conta que lá está há quatro anos, alguma coisa deve ter feito bem, isto numa altura em que Pérez se prepara para ultrapassar David Coulthard em número de GP pela Red Bull. Só Daniel Ricciardo fez mais, 100.

Alex Albon fez 26, Pierre Gasly, 12 corridas.

Quanto a vitórias, Verstappen está no topo desta lista com 54 vitórias, 16 à frente do também campeão mundial Sebastian Vettel, Perez conquistou cinco vitórias com a equipa, só lhe faltam duas para igualar Ricciardo na lista, quatro para igualar Mark Webber, que venceu em nove ocasiões pela Red Bull.

Há mais corridas hoje em dia, por isso também mais oportunidades.

Já quanto aos pódios, Perez é o quinto da lista com 25 pódios, embora sua percentagem de resultados entre os três primeiros seja maior do que a de Webber e Ricciardo, que alcançaram 41 e 29 pódios cada.

Os pontos marcados, com as mudanças no sistema ao longo dos anos, é inútil comparar.

E as poles? Pérez conquistou sua primeira pole position no GP da Arábia Saudita de 2022.

É a sua principal dificuldade, as qualificações, que logicamente se reflete nas corridas.

Repetiu o feito no mesmo evento um ano depois, além de somar uma terceira pole ao total em Miami. Perez está em igualdade com Ricciardo nesta categoria, mas precisaria de mais 10 para igualar as 13 pole positions de Webber. Vettel ainda é o piloto que conquistou mais poles com a Red Bull, tendo feito isso em 44 ocasiões.

Ou seja, os números de Pérez não são maus, o facto de o compararmos com Verstappen é que estraga tudo. É injusto para qualquer piloto ser comparado com Verstappen no seio da Red Bull. Mesmo Vettel, vai ficar para trás muito depressa. Verstappen deve-se comparar com os grandes, Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Alain Prost, Sebastian Vettel, para não falar dos mais antigos. Comparar qualquer colega de equipa com Verstappen deixa todos a parecerem maus. E não são.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado