GP Estíria F1, TL2: Max Verstappen na frente…e pode valer pole

Por a 10 Julho 2020 16:00

A segunda sessão de Treinos Livres do Grande Prémio da Estíria finalizou com Max Verstappen a ser o mais rápido. O piloto da Red Bull Racing fez um tempo de 1:03.660s. Assim, Max Verstappen pode estar na pole position para a corrida porque os tempos desta sessão podem ser os que definem a grelha de partida para domingo, se a qualificação não se realizar amanhã, devido a meteorologia adversa.

Valtteri Bottas colocou o segundo melhor tempo na tabela do TL2. O finlandês da Mercedes ficou a 0.043s de Verstappen. Sergio Pérez fechou os três primeiros, a 0.217s de Verstappen. O campeão mundial, Lewis Hamilton, não conseguiu estar no ritmo de Bottas, tendo ficado na sexta posição, a 0.688s da frente.

Max Verstappen foi o piloto que mais rodou com os pneus de mistura média, com o holandês a efetuar 20 das 27 voltas totais com o pneu de banda amarela.

Atrás de si, Valtteri Bottas rodou por mais voltas, cerca de 10 voltas a mais, utilizando uma estratégia inversa, com mais tempo nos pneus mais macios do que os pneus de composto médio. Lewis Hamilton não pareceu estar confortável com o W11. O campeão do mundo apenas efetuou o sexto tempo mais rápido neste TL2, o que significa que se não houver qualificação partirá desta posição. Em comparação com Bottas, Hamilton apenas efetuou 27 voltas.

Na terceira posição, Sergio Pérez efetuou 43 voltas ao circuito de Red Bull Ring. O mexicano também utilizou mais o composto macio, tendo também efetuado algumas voltas com o composto médio. O seu colega de equipa, Lance Stroll, terminou este TL2 na quarta posição, efetuando mais 0.581s do que Verstappen e fazendo o mesmo que Pérez.

Carlos Sainz voltou a ficar na frente do seu colega de equipa, Lando Norris, carimbando o quinto tempo mais rápido. De destacar que o piloto espanhol esteve em pista, efetuando mais de 30 voltas seguidas com o composto médio.

Alex Albon voltou a ser batido pelo seu colega de equipa. O piloto tailandês ainda teve uma pequena incursão à gravilha e um pião neste TL2.

Lando Norris foi oitavo classificado (+0.881s), sendo um dos pilotos que nos dez primeiros utilizou o composto mais duro. A usar este composto também esteve Albon. Norris tem uma penalização de três lugares devido a uma ultrapassagem quando as bandeira amarelas estavam na pista, no TL1, por isso, se esta for a grelha de partida, Norris parte de 11º lugar.

Charles Leclerc desta vez foi o melhor Ferrari. O monegasco fez o nono tempo mais rápido, mas ficando a mais de um segundo da frente. Já Sebastian Vettel apenas efetuou o 16º tempo, com o alemão a queixar-se no rádio que não estava confortável no SF1000, que para o Grande Prémio da Estíria trouxe atualizações.

A fechar os dez primeiros ficou Esteban Ocon a 1.086s. Esta sessão foi marcada também pelo acidente de Daniel Ricciardo na curva 9. O australiano perdeu o controlo do seu monolugar e foi bater forte no muro. Se o TL2 for a grelha final para a corrida, o australiano parte de último para o Grande Prémio da Estíria.

No fim da grelha ficaram ambos os Haas. Depois de problemas no TL1, Kevin Magnussen regressou à pista e conseguiu fazer melhor do que Romain Grosjean. O dinamarquês utilizou os pneus mais duros e a mais macios, sendo mais rápido do que o seu colega por 0.306s.

O melhor dos Williams foi George Russell. O britânico voltou ao carro, depois de Jack Aitken ter estado no TL1. Russell foi 15º classificado, sendo mais rápido do que Sebastian Vettel por 0.025s. Já Latifi foi 17º com um tempo de 1:05.655s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
64 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dxico
dxico
3 anos atrás

Mas alguém acredita que estes resultados refletem o ponto em que estão as equipas? Oh por favor. Quanto a Ferrari n me parece que a culpa seja do Vettel e ainda menos que o carro tenha sido desenvolvido quando já estava fora dos planos da Ferrari. Claramente é uma equipa italiana e já deve andar tudo a batatada na fabrica. Este ano vai ser entre o Lewis e o Max sem dúvida, mas para domingo o Max será o favorito. Cumprimentos

MLS_OLD
3 anos atrás

Para os interessados esse tempo de Vettel foi de medios, nas duas suas tentativas de quali os tempos foram eliminados por causa de limites de pista

RogerM
RogerM
3 anos atrás

O tempo do Vettel foi feito com pneus médios, enquanto a concorrência andava toda de macios. Dai o alemão ter andado a refilar com a equipa. Ou seja…andou a testar pneus possivelmente para o Leclerc em corrida.

Pity
Pity
3 anos atrás

Olá, cá estou eu de volta, após um interregno de 18 dias, fruto de uma avaria irritante da Meo, que me impediu de expor as minhas primeiras impressões da época a tempo e horas. Mas como algumas não perderam actualidade, aqui vão: Achei muito giras as definições de alguns pilotos aos temas que lhes foram propostos. No tema “divertido”, lógico que o vencedor foi o Ricciardo, enquanto o Magnussen ganhou 2 a 1 ao Grosjean na categoria “perigoso”, com Perez a fazer batota e a nomear os dois. Muito significativa foi a (não) resposta do Hamilton à questão “amigos”… Não… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
3 anos atrás

Underrated, subvalorizado

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Um voto negativo por ajudar a Pitty, alguém está com espuma a sair da boca.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Já é costume votarem negativo quando se dá uma informação, não ligue.

Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Obrigada.

*RPMS*™
Reply to  Pity
3 anos atrás

Bem vinda de volta Pity!
Se o problema foram dificuldades técnicas, então menos mal. Com estes tempos que correm há por aí coisas piores…

Cumprimentos

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  Pity
3 anos atrás

xD

Pity
Pity
3 anos atrás

Os treinos de hoje são a confirmação do que já tínhamos visto a semana passada: A Mercedes não está tão forte como o ano passado, a Racing Point a mostrar-se… com o Mercedes do ano passado, a McLaren a confirmar que encontrou o rumo, a Red Bull a mostrar serviço, a Ferrari a andar para trás, e a Haas a “querer” ser a lanterna vermelha.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
3 anos atrás

São apenas treinos…e sem os Safety car, ou os problemas nos sensores das caixas de velocidades, os Mercedes teriam dominado a corrida ao seu belo prazer.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Essa dos safety car, não compro, mas compro a questão dos sensores, que, provavelmente, ainda não estão resolvidos, pelo que os Mercedes não estão tão fortes.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
3 anos atrás

Esta corrida em “condições normais” será entre Bottas/Verstappen/Hamilton…com a fiabilidade a ser uma grande incógnita.

garantia4
garantia4
Reply to  RogerM
3 anos atrás

À volta 20 o Albon já estava a 16segundos do Bottas e o CL a 25 . Imagine-se o q nao seria se eles nao rodassem em modo segurança….

Mas, estamos no Red Bull Ring
e
Vai ser muito penoso para a Ferrari, estao já há meses focados para 2022 e falta ainda tanto… Votos para q o Seb faça mais um piao este fds para q se livre com efeitos imdeiatos desta Ferrari, e que o Charles faça mais “milagres” (Santo já!) como se tem lido por aí

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Mercedes não está tão forte como no ano passado? É a piada do ano de chorar e rir! Mas estás a gozar certo? A mercedes está fortissima resolveu o grande problema do ano passado a velocidade de ponta em reta é a melhor a par da Racing Point, e continua a curvar muito rápido, sobretudo nas de alta, à semelhança de 2014 a 2018 excepto em 2019 que tinha um carro muito forte nas curvas lentas e menos nas rapidas!

Pity
Pity
Reply to  GuiMoreiraMclaren
3 anos atrás

Falou o grande especialista. Gui, para estar fortíssima, precisa de uma fiabilidade “fortíssima” e não foi isso que se viu a semana passada, e hoje foi batida pela Racing Point (manhã) e Red Bull (tarde). Já agora, como estamos de previsões?

*RPMS*™
3 anos atrás

George Russell num Williams a frente de Vettel…

Cumprimentos

garantia4
garantia4
3 anos atrás

A quali poderá ser domingo de manhã, a FIA fará todos os possíveis para q tal suceda se não fôr amanhã.
Como no japão em 2019, aliás

Pity
Pity
Reply to  garantia4
3 anos atrás

No domingo, antes da corrida de F1, temos a F3, F2 e Porsche super cup, não há espaço para uma qualificação. No Japão foi possível porque não havia nenhuma corrida de suporte. Essa foi a razão porque se precaveram.

garantia4
garantia4
Reply to  Pity
3 anos atrás

Mande um mail à FIA A/C Michael Masi para os lembrar disso mesmo, eles andam um bocado distraídos !

https://www.racefans.net/2020/07/10/f1-has-three-ways-to-decide-grid-if-heavy-rain-disrupts-saturday-masi/

Lisboa
3 anos atrás

As más línguas que disseram que o Stroll pai tinha dado 100 milhões para conseguir os projectos do Mercedes de 2019, se calhar não são assim tão más línguas.

Mas depois falam mal da Ferrari, falam dos motores adulterados, mas não se esqueçam que a Ferrari ao fim de 4 GPs tiraram-lhe a mama, enquanto a Racing Point vai andar à grande e à francesa durante 2 anos.

O Perez que não ande muito feliz com o carro deste ano, pois pode acabar por perder o lugar na equipa para o Vettel devido ao andamento que os “porcos cor-de-rosa” têm.

Pity
Pity
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Essa dos 100 milhões é a primeira vez que vejo, mas o certo é que ninguém apresentou protesto, portanto, não deve ter feito nada de ilegal.

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

Eu tinha lido num jornal alemão, isto ainda antes dos testes de Barcelona.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Lisboa
3 anos atrás

Toda a gente sabe que o “eu ouvi dizer” tem imensa credibilidade. lol

A tua azia vem da ligação com a Mercedes, nada mais. Porque não te vejo igualmente indignado pela Haas copiar o Ferrari desde 2017. Ou é porque a RP tem andamento e está a bater os Ferrari?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado