GP Estíria F1, TL2: Max Verstappen na frente…e pode valer pole

Por a 10 Julho 2020 16:00

A segunda sessão de Treinos Livres do Grande Prémio da Estíria finalizou com Max Verstappen a ser o mais rápido. O piloto da Red Bull Racing fez um tempo de 1:03.660s. Assim, Max Verstappen pode estar na pole position para a corrida porque os tempos desta sessão podem ser os que definem a grelha de partida para domingo, se a qualificação não se realizar amanhã, devido a meteorologia adversa.

Valtteri Bottas colocou o segundo melhor tempo na tabela do TL2. O finlandês da Mercedes ficou a 0.043s de Verstappen. Sergio Pérez fechou os três primeiros, a 0.217s de Verstappen. O campeão mundial, Lewis Hamilton, não conseguiu estar no ritmo de Bottas, tendo ficado na sexta posição, a 0.688s da frente.

Max Verstappen foi o piloto que mais rodou com os pneus de mistura média, com o holandês a efetuar 20 das 27 voltas totais com o pneu de banda amarela.

Atrás de si, Valtteri Bottas rodou por mais voltas, cerca de 10 voltas a mais, utilizando uma estratégia inversa, com mais tempo nos pneus mais macios do que os pneus de composto médio. Lewis Hamilton não pareceu estar confortável com o W11. O campeão do mundo apenas efetuou o sexto tempo mais rápido neste TL2, o que significa que se não houver qualificação partirá desta posição. Em comparação com Bottas, Hamilton apenas efetuou 27 voltas.

Na terceira posição, Sergio Pérez efetuou 43 voltas ao circuito de Red Bull Ring. O mexicano também utilizou mais o composto macio, tendo também efetuado algumas voltas com o composto médio. O seu colega de equipa, Lance Stroll, terminou este TL2 na quarta posição, efetuando mais 0.581s do que Verstappen e fazendo o mesmo que Pérez.

Carlos Sainz voltou a ficar na frente do seu colega de equipa, Lando Norris, carimbando o quinto tempo mais rápido. De destacar que o piloto espanhol esteve em pista, efetuando mais de 30 voltas seguidas com o composto médio.

Alex Albon voltou a ser batido pelo seu colega de equipa. O piloto tailandês ainda teve uma pequena incursão à gravilha e um pião neste TL2.

Lando Norris foi oitavo classificado (+0.881s), sendo um dos pilotos que nos dez primeiros utilizou o composto mais duro. A usar este composto também esteve Albon. Norris tem uma penalização de três lugares devido a uma ultrapassagem quando as bandeira amarelas estavam na pista, no TL1, por isso, se esta for a grelha de partida, Norris parte de 11º lugar.

Charles Leclerc desta vez foi o melhor Ferrari. O monegasco fez o nono tempo mais rápido, mas ficando a mais de um segundo da frente. Já Sebastian Vettel apenas efetuou o 16º tempo, com o alemão a queixar-se no rádio que não estava confortável no SF1000, que para o Grande Prémio da Estíria trouxe atualizações.

A fechar os dez primeiros ficou Esteban Ocon a 1.086s. Esta sessão foi marcada também pelo acidente de Daniel Ricciardo na curva 9. O australiano perdeu o controlo do seu monolugar e foi bater forte no muro. Se o TL2 for a grelha final para a corrida, o australiano parte de último para o Grande Prémio da Estíria.

No fim da grelha ficaram ambos os Haas. Depois de problemas no TL1, Kevin Magnussen regressou à pista e conseguiu fazer melhor do que Romain Grosjean. O dinamarquês utilizou os pneus mais duros e a mais macios, sendo mais rápido do que o seu colega por 0.306s.

O melhor dos Williams foi George Russell. O britânico voltou ao carro, depois de Jack Aitken ter estado no TL1. Russell foi 15º classificado, sendo mais rápido do que Sebastian Vettel por 0.025s. Já Latifi foi 17º com um tempo de 1:05.655s.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
64 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
3 anos atrás

O Verstappen a dar uma “tareia” aos Mercedes mesmo tendo um carro mais lento. Tu queres ver…tu queres ver? Que o Bottas ainda vira um Rosberg 2, quando todos já o davam como fora da equipa na próxima temporada, para dar lugar ao Russel ou o Vettel? A Ferrari anda cada vez pior…dá a ideia que este carro não foi feito “à medida” do Vettel, que tem se afundado literalmente sem apoio da equipa. Nem o Leclerc passou de nono. Outro GP a serem a quinta força. Se o Vettel acabar na Red Bull, vendo como o Albon também não… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Os aziados com este TL2 parece que já chegaram.

bemvindo
bemvindo
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Tareia.?.aonde.?..no tl2.?.tareia seria se o max no minimo batesse o tempo dos mercedes em qualificação pura.(da semana passada.)ainda esta longe.o bottas,virou rosberg 2.?.será sufuciente pra bater o lewis durante uma temporada.?.eu acho que não.guarda a empolgação.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Já não percebo nada, afinal o Vettel vai para a Mercedes ou para a Red Bull? Se não estou em erro no início da época passada, a época do SEXTO título do Hamilton li o mesmo por aqui, será que o Bottas vai ser o Rosberg 2? No final do campeonato os aziaditos lá tiveram que colocar a viola no saco e ir buscar a caixa da Rennie……..vamos lá ver se este ano não acontece o mesmo……… deja vu.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Toma os calmantes. Ainda a corrida nem começou, e já andas a aziar.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Calmantes tens tu que tomar, não sei se te apercebes-te que o primeiro comentário é teu, se calhar era bom recomeçares a tomar a medicação, mas eu digo-te o mesmo, a corrida ainda nem começou e já estás a deitar foguetes, vê lá se levas com as canas em cima…

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Com o Rosberg e Bottas…o Hamilton ”acomodou-se” a bater os mesmos. Dai que quando ao fim de umas temporadas acha que os domina, baixa a guarda, e os mesmos conseguem-no bater.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Mas bater onde? Agora percebi que não vemos as mesmas corridas, as tuas devem ser em algum mundo alternativo…..ou então fruto dessa cabeça mirabolante.

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

O Rosberg não o bateu…queres ver?

obernardo93
obernardo93
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

O CEO da Mercedes já disse que estão satisfeitos e vão continuar com os dois pilotos porque tanta conversa

RogerM
RogerM
Reply to  obernardo93
3 anos atrás

Se o Russel continuar a impressionar, e o Bottas for novamente cilindrado pelo Hamilton e concorrência…pode ter a certeza que o lugar dele não estará seguro para a próxima temporada. Senão já teriam o confirmado.

can-am
can-am
3 anos atrás

A Ferrari pelos vistos continua sem melhoras.Um escândalo.Os vermelhos não andavam tão atrás há décadas.Grande castigo pois isto está tudo relacionado com o “problema” com a FIA, não sejam ingénuos.
O Max é favorito desde que tenha carro à altura!

RogerM
RogerM
Reply to  can-am
3 anos atrás

Dai que o Vettel na Red Bull, mesmo numa má fase, poderia ajudar a desenvolver o carro, mas para o Vertappen. O alemão quando chega a uma equipa costuma dar um “boost” de competitividade à equipa. Para além de ter algumas informações sobre a Ferrari. O Verstappen tendo um carro equilibrado, não precisa de andar tanto no limite, e conseguiria controlar melhor a concorrencia.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Os responsáveis da Red Bull já descartaram o Vettel.

inoferreira
Reply to  Pity
3 anos atrás

Pitt mas o RogerM não, e se ele o diz algum fundo de verdade deve ter como se pode ver na ida do Max para a Mercedes, cabecinha pensadora……

RogerM
RogerM
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Preocupa-te mais com o Bottas primeiro. E que o Russel não vá para a Mercedes.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Nem a red Bull nem a Mercedes precisam de quem teste o camportamento dos carros em pião

Pity
Pity
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

Essa teve piada.

Phil1971
Phil1971
3 anos atrás

“Grande Prémio da Estíria” não consigo encontrar este país nem o Google conhece🤪

831ABO
831ABO
Reply to  Phil1971
3 anos atrás

A Estíria (em alemão «Steiermark») é um Estado do sudeste da Áustria. A sua capital é Graz e é lá, nas imediações da cidade de Spielberg, que se situa o circuito Red Bull Ring.
Sugiro que para a próxima consulte um mapa.

Phil1971
Phil1971
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Acontece que estou em Portugal e a ler um jornal português

831ABO
831ABO
Reply to  Phil1971
3 anos atrás

Há mapas em português…

GetInThe8Lewis
3 anos atrás

Ha 6 anos pelo menos o filme do autosport e sempre o mesmo, muita euforia no inicio de uns e a alegria de sempre de outros no final, que continue assim mais 2 anitos pelo menos !
#atelavaroscestosévindima

RogerM
RogerM
Reply to  GetInThe8Lewis
3 anos atrás

Tu é que já andas a aziar por o “melhor de sempre” estar a ser batido pelo escudeiro. Também eu estou admirado da prestação do Bottas. Imaginemos agora o Leclerc ou o Verstappen naquele carro.

inoferreira
Reply to  RogerM
3 anos atrás

Minha nossa senhora, tanta parvoíce……..

GetInThe8Lewis
Reply to  inoferreira
3 anos atrás

La esta o que eu digo ! Lol

GetInThe8Lewis
Reply to  GetInThe8Lewis
3 anos atrás

E voces sao piores que ele que ainda lhe respondem … gabo a vossa paciencia 🤣

FirstRow
FirstRow
3 anos atrás

Um pouco absurdo estar a colocar uma possibilidade de o TL2 valer como qualificação de véspera. Até porque mesmo que chova pode não impedir a realização da qualificação e questiono. O que seria da história da F1 sem chuva quer aos sábados quer aos domingos. Não haveria nem metade para contar, faz parte e até ver não concordo que se anulem etapas com isso sobretudo numa temporada que já começa com 4 meses de atraso e sem muitos destinos possiveis. De resto parece-me que a Red Bull deu umas últimas afinadelas para afirmar-se perante a Mercedes como aliás já tentou… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  FirstRow
3 anos atrás

A questão é que está prevista chuva torrencial. Se assim for, não poderá haver qualificação, mas se for uma chuva, chamemos-lhe, normal, por certo que farão a qualificação.

FirstRow
FirstRow
Reply to  Pity
3 anos atrás

Havendo um mínimo de condições esperemos que a realizem. A segurança está em primeiro lugar mas quando tudo aquilo que são factores externos são considerados perigosos e motivo de paragem ou cancelamento da competição acho que se chega a um ponto complicado ao nível do espectáculo. Basta ver muitas e muitas corridas na história como Bélgica 98, Silverstone 99, Donington Park com a volta de Senna ou recentemente Fuji 2007 para ver o quanto a chuva pode ou não ser um perigo e um entrave.

Pity
Pity
Reply to  FirstRow
3 anos atrás

Uma pessoa que perceba um bocadinho de F1, sabe que não se podem fazer esse tipo de comparações. Os carros são muito diferentes e não aguentam chuvas torrenciais. Pô-los a correr debaixo de chuva torrencial, era a certeza que acabariam todos na escapatória (na melhor das hipóteses).

Cardhu
Cardhu
3 anos atrás

Apenas a Williams fica atrás das equipas com motor Ferrari e o Russel consegue mesmo bater os Haas e o Vettel. Acho que agora é a vez dos adeptos pedirem explicações acerca do acordo entre a Ferrari e a FIA.

speedy68
speedy68
3 anos atrás

Não entendo qual o desgosto … o Max jã ganhou essa corrida em anos passados, é “a casa deles”, nada mais normal conseguirem estar à frente e assim outros pilotos dão-se melhor em outras pistas. ESTRANHO MESMO, é a Ferrari a fazer essa triste figura … tanto $$ e não conseguem montar um carro mais eficiente ? patético e bizarro se prejudicarem o Vettel, afinal, estarão a prejudicar a própria equipe … não há comando nessa empresa, para demitir esses incompetentes que estão à frente da equipe da F1 ? Explique-nos aí os mais experts em submundo de F1, por… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  speedy68
3 anos atrás

Prejudicar o Vettel? Se alguém o prejudicou, foi ele mesmo, que viu os tempos feitos com os pneus macios serem anulados, porque excedeu os limites da pista.

speedy68
speedy68
Reply to  Pity
3 anos atrás

Na MINHA opinião, a Ferrari não dará a mesma atenção ao piloto que está de malas prontas para partir, independente dele rodar, girar ou vencer.

obernardo93
obernardo93
3 anos atrás

um Williams á frente da ferrari, e logo do vettel? cada vez melhor 😀

can-am
can-am
3 anos atrás

A FIA e as suas mariquices da moda.Então façam como na NASCAR em que por regulamento não podem haver provas à chuva.

Pitroleo
Pitroleo
3 anos atrás

Max é de longe o piloto mais na F1. Haja um caro minimamente competitivo.
A Mercedes não teve mal, 4 carros nos 6 primeiros.

RogerM
RogerM
Reply to  Pitroleo
3 anos atrás

Poucos querem admitir isso ao que parece.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado