GP do Japão F1: Max Verstappen campeão do mundo

Por a 9 Outubro 2022 09:12

Uma corrida muito encurtada, em que estivemos duas horas à espera para ver carros em pista. O GP do Japão não foi o melhor espetáculo para a F1, pois o caos das voltas iniciais não abona a favor da FIA e da competição. O vencedor foi Max Verstappen, que mostrou a sua clara superioridade à chuva, com 40 minutos de excelência e domínio por parte do neerlandês da Red Bull. Charles Leclerc não teve andamento para igualar Verstappen e foi pressionado por Sergio Pérez nas últimas voltas, num dos poucos duelos verdadeiramente interessantes. Leclerc falhou na entrada da última chicane e foi em frente, numa manobra que lhe permitiu ficar à frente de Pérez, mas que foi uma penalizada. A penalização de cinco segundos permitiu a Max Verstappen e à Red Bull fazer a festa do título acabou por ser feita no Japão.

A confusão é grande, pois não foram cumpridas 100% das voltas programadas e as contas iniciais não davam como possível o título do piloto da Red Bull na prova de Suzuka. Segundo o sistema de pontuação pensado para estes casos, Verstappen não iria receber a totalidade dos pontos, o que adiava a discussão do título, uma vez que mesmo com a penalização de Leclerc não parecia que o neerlandês pudesse ser campeão. Ainda se fazem contas, em estupefação, pois ninguém esperava que o título fosse entregue assim. A explicação poderá estar numa parte do regulamento, que diz que a distribuição de pontos para distâncias de corrida mais curtas aplica-se se a corrida não tiver sido retomada. Como a corrida foi retomada, temos pontos completos…por isso Max Verstappen é bicampeão.

Esteban Ocon foi quarto, defendendo-se de forma brilhante durante toda a curta corrida dos ataques de Lewis Hamilton, que fechou o top 5. Sebastian Vettel fez uma excelente operação e foi sexto, aproveitando uma paragem logo nas primeiras voltas, para trocar os pneus de chuva por intermédios. George Russell foi oitavo sendo suplantando por Fernando Alonso mesmo no final, Nicholas Latifi foi nono, pontuando pela primeira vez este ano e Lando Norris fechou o top 10.

Mas o grande tema de análise desta corrida será certamente o caso da grua que foi para a pista depois de um arranque caótico que motivou a saída de pista de Carlos Sainz, com condições muito complicadas para os pilotos e que provocou um grande susto a Pierre Gasly, que passou muito perto da grua (com um comissário em pista) a grande velocidade, quando esta se encaminhava para ir recolher o Ferrari #55. Os pilotos ficaram indignados com a decisão da direção de corrida e deveremos ouvir várias críticas nas próximas horas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
64 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lisboa
1 ano atrás

O homem vence o campeonato com 4 GP ainda por disputar e ainda há quem tente esconder a ENORME incompetência da Ferrari e alguns (raros mais existentes) erros do Leclerc, por detrás de afirmações que foi a FIA que deu o campeonato ao Max.

Isto vindo das mesmas pessoas que não sabem distinguir a diferença de funções entre o Director de Prova e os Comissionários.

O Max e a Red-Bull estão de Parabéns por mais um título de pilotos e quem sabe no próximo GP, o de construtores.

Agora é ver quantos GPs o Max ainda vence este ano.

4RcNg
4RcNg
1 ano atrás

Uma pobre amostragem geral de inconsistência e desconhecimento. A Fia, porque fez outra vez uma má regra, dubia; os teams e comentadores, porque na verdade não tinham lido e interpretado o regulamento. Pior os teams porque estão nos meetings para a elaboração das normas.
Afinal a categoria topo do automobilismo, parece um campeonato de meras corridas de carrinhos de rolamentos. Com muita pompa e a destrocar alto.
Que mais esperamos ver na F1 ?

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Parabéns ao Verstappen pelo título creio que é justo o Leclerc apesar de alguns erros e da equipa ao longo da temporada ajudaram a valorizar o mesmo. Será importante é bom para a modalidade que para o ano também a Mercedes e outras equipas se juntem na luta pelas vitórias e que no final ganhe o melhor. Assim quer o piloto campeão quer a marca campeã vê ainda mais valorizado os títulos.

AM1973
AM1973
1 ano atrás

Goste-se ou não do estilo de condução do Max, este ano foi um campeão merecido. Esteve mais calmo, fruto de uma maior experiência e de já ter um primeiro título de campeão do mundo. A RB soube estar a um nível superior das outras equipas e isso também ajudou. Só é pena que os dois títulos do Max estejam envolvidos em polémica. Em 2021, foi o que se viu na última corrida e, este ano, com a questão dos pontos no Japão. Max não merecia, em 2022, que o seu 2.º título ficasse associado a outra polémica. Goste-se ou não,… Ler mais »

piquet
piquet
1 ano atrás

É incrível o estado desta F1. Ainda bem que não acordei às 6 da matina para ver a corrida em direto. Ficar mais de uma hora e meia à espera de uma nova “largada”, quando existe um composto de pneus que são para chuva, não se compreende. E não me venham falar da segurança, porque esse tema já aborrece. A F1 que eu sempre conheci desde 1982 é para pilotos de barba rija. Se tivessem largado logo como pneus corretos nada disto tinha acontecido. E depois fazer uma corrida com 28 voltas? Em Suzuka? E atribuir os pontos todos? São… Ler mais »

Marte
Marte
1 ano atrás

Grande Max mostras e tens mostrado porque és o melhor piloto de F1 atual! Parabéns!

Marte
Marte
1 ano atrás

Ainda há recordes a bater este ano!

Last edited 1 ano atrás by Robin Hood
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado