GP Áustria F1: Os destaques da Corrida Sprint

Por a 9 Julho 2022 16:40

Foi uma Corrida Sprint como os responsáveis da F1 idealizaram: intensa, com boas lutas e com os pilotos a darem tudo. Faltou apenas um pormenor… que a luta pelo primeiro lugar fosse mais animada.

Max Verstappen dominou a Sprint sem dificuldades, apesar do aperto inicial, no arranque. O neerlandês aguentou o primeiro ataque de Charles Leclerc, o segundo de Carlos Sainz e quando a dupla da Ferrari se embrulhou numa luta interna, o campeão em título afastou-se e geriu a corrida como quis. Uma vitória sem espinhas e mais uns pontos importantes na contabilidade. Leclerc e Sainz deram um bom espetáculo, mas com isso perderam a oportunidade de se aproximarem de Verstappen. A luta entre os dois homens da Scuderia foi intensa nas primeiras voltas, mas beneficiou apenas Verstappen. Não nos importamos, pois preferimos ver lutas assim do que ordens de equipa a condicionarem o show. Mas fica no ar a dúvida do que poderia Leclerc ter feito se não tivesse de se defender de Sainz nas primeiras voltas. Mas como o diferencial de pontos entre o segundo e o primeiro lugar não é grande, a Scuderia terá dado luz verde às lutas hoje, mas amanhã o cenário pode ser diferente.

George Russell não foi incomodado durante a corrida e conquistou um confortável quarto lugar, à frente do homem que mais posições ganhou nesta tarde. Sergio Pérez conseguiu minimizar o estrago da qualificação de ontem e larga de quinto, tendo ainda uma palavra a dizer na corrida de amanhã, nem que seja para ajudar à distância o seu colega. Esteban Ocon foi sexto, um bom resultado, enquanto o seu colega de equipa, Fernando Alonso, ficou a ver a corrida pela TV, com mais um problema a condicionar o espanhol. Kevin Magnussen foi sétimo, um bom resultado para o dinamarquês da Haas, que foi dando o DRS ao seu colega Mick Schumacher, que o ajudou a defender-se de Lewis Hamilton, sem sucesso. Schumacher mostrou que tem qualidade e defendeu-se muito bem de Hamilton, mas a diferença de valia entre os carros ditou o desfecho. Schumacher foi agressivo Q.B. na sua defesa, colocou-se muito bem em pista e deu água pela barba ao #44 da Mercedes, que não conseguiu recuperar muitas posições, depois do acidente de ontem. Mas o carro (chassi novo) pareceu competitivo e isso é bom sinal. Valtteri Bottas conseguiu o décimo lugar, sem grandes alaridos, enquanto Zhou Guanyu ficou-se pelo 14º, depois de ter largado das boxes, após um problema técnico na volta de formação. Resultado agridoce para a Alfa Romeo.

Para a McLaren foi uma tarde negativa, sem andamento para chegar ao top 10, tal como foi uma tarde má para a Alpha Tauri que viu os seus dois pilotos ficarem longe dos dez primeiros. O acidente de Pierre Gasly atrapalhou as contas da equipa, que apostava no francês para conquistar um bom lugar, mas o toque com Hamilton (incidente de corrida) atirou o #10 para 15º (Yuki Tsunoda nem se viu na corrida). A Aston Martin também desperdiçou uma boa oportunidade e Sebastian Vettel, que ganhou seis lugares no arranque, perdeu tudo num toque com Alex Albon, que já antes tinha atirado Norris para fora de pista, sem grandes consequências. Albon foi penalizado pela manobra com Norris, sendo que no caso de Vettel passou sem penalização (o alemão acabou por desistir). Lance Stroll fez uma corrida discreta, ganhando uma posição e Nicholas Latifi “fechou o baile” na última posição. 

Está assim definida a grelha para amanhã. A luta Red Bull vs Ferrari adivinha-se intensa, mas os Bull ‘s parecem ter alguma vantagem. A luta pelo top 5 deverá cair para a Mercedes, que tem claramente o terceiro carro mais rápido e a Alpine terá de contar apenas com Ocon para contrariar a tendência e, pelo que vimos na corrida, não será fácil. Haas é genuinamente rápida e se evitar os problemas pode conquistar mais pontos valiosos e a luta pelos últimos lugares pontuáveis deverá ser entre a Alfa Romeo e a McLaren. Tudo para confirmar amanhã, às 14h.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado