GP Austrália F1, Christian Horner: “Há muitas lições a tirar”

Por a 24 Março 2024 09:31

Christian Horner confirmou que o abandono de Max Verstappen da corrida do Grande Prémio da Austrália se deveu a um problema nos travões, provocando a primeira desistência na equipa de Milton Keynes desde 2022. 

O RB20 de Verstappen teve problemas pouco depois de ter sido ultrapassado pelo Ferrari de Carlos Sainz, o vencedor da corrida. Saiu fumo do lado direito da traseira do carro, que se transformou em chamas quando o neerlandês desacelerou e numa explosão da cobertura dos travões, espalhando fibra de carbono na entrada do pitlane. 

Apesar da frustração do piloto, Horner salientou que todos na equipa sentiram o mesmo. “Somos todos uma equipa e este abandono prejudica todos da mesma forma. É uma questão de aprender com isso. Tivemos dois anos sem qualquer desistência mecânica, o que foi notável. É uma questão de perceber o que o causou, aprender com isso e seguir em frente”, disse o responsável da equipa, acrescentando que “é notável que, após três corridas, ele [Max Verstappen] ainda esteja a liderar o campeonato do mundo, mesmo com o abandono, mas há muitas lições a tirar”.

Horner salientou que este foi o “nosso primeiro abandono desde 2022, que por coincidência também foi aqui em Melbourne”, revelando ainda que “desde o início do Grande Prémio, parecia que os travões estavam bloqueados, o que obviamente criou um problema, uma vez que é como ter um travão de mão puxado durante toda a corrida”. 

Não foi apenas a corrida de Verstappen que ficou estragada, uma vez que Sergio Pérez também teve problemas no seu RB20 causados por danos no fundo do monolugar. “Tivemos alguns danos no fundo do carro do Checo [Sergio Pérez]. Perdeu muita força descendente na parte de baixo do carro e tivemos problemas com os pneus, o que é muito invulgar para nós”, afirmou Horner. O responsável da Red Bull ainda quis sublinhar a vitória do piloto adversário e o “respeito imenso” que Carlos Sainz merece, ao triunfar depois de “regressar de uma cirurgia e fazer uma corrida como aquela é notável. Foi um grande desempenho dele e da Ferrari, que aproveitaram a oportunidade e obtiveram o resultado que mereciam”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado