A Fórmula E definiu o programa dos testes de pré-temporada de 2026/27, que decorrerão de 16 a 20 de novembro no Circuito del Jarama, perto de Madrid, com 18 horas de atividade em pista distribuídas por três dias. O primeiro teste coletivo oficial dos novos Gen4 deverá incluir duas simulações de corrida, destinadas a experimentar o formato tradicional de E-Prix e o novo E-Prix Unleashed, embora os horários destas ainda não tenham confirmação oficial.
A preparação para a 13.ª temporada reunirá, pela primeira vez num teste coletivo oficial, todas as equipas com os novos monolugares Gen4. Com potência até 600 kW e tração integral permanente, estes carros são apresentados no artigo como o maior salto tecnológico da história do campeonato elétrico.
Segundo o programa revelado pelo e-Formula.news, haverá duas sessões de três horas em cada dia de atividade: segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. Terça-feira e quinta-feira não terão testes em pista.
| Dia | Data | Sessão da manhã | Sessão da tarde |
|---|---|---|---|
| Segunda-feira | 16 de novembro | 9h00–12h00 | 14h00–17h00 |
| Terça-feira | 17 de novembro | Sem testes em pista | Sem testes em pista |
| Quarta-feira | 18 de novembro | 9h00–12h00 | 14h00–17h00 |
| Quinta-feira | 19 de novembro | Sem testes em pista | Sem testes em pista |
| Sexta-feira | 20 de novembro | 9h00–12h00 | 14h00–17h00 |
Estão também previstas conferências de imprensa com pilotos e responsáveis das equipas na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira. A quinta-feira será dedicada a atividades com a comunicação social, mas sem conferências de imprensa.
Para sexta-feira, 20 de novembro, está prevista uma simulação de E-Prix Unleashed no mesmo intervalo, das 14h00 às 15h00. Este formato dará maior destaque ao desempenho dos Gen4, que utilizarão uma configuração aerodinâmica de maior carga, enquanto a janela de ativação do Attack Mode será reduzida para seis minutos. Ambas as simulações deverão decorrer dentro das sessões regulares da tarde, mas a Fórmula E ainda não confirmou oficialmente esses horários específicos.
Permanece, contudo, a dúvida sobre a possibilidade de as 12 equipas chegarem a Madrid com dois carros plenamente operacionais cada. A entrada tardia da Fusion Formula E, nova equipa cliente da Porsche, criou dificuldades adicionais de preparação, sobretudo pela escassez de baterias e componentes do sistema de propulsão dianteiro. Outras equipas também enfrentam prazos apertados para preparar os seus Gen4.
Além da primeira comparação direta de desempenho entre fabricantes, os testes colocarão em avaliação a fiabilidade e a capacidade das estruturas para disponibilizarem os carros em condições de rodar competitivamente. O Jarama, que recebeu o primeiro E-Prix de Madrid em março, voltará a utilizar a configuração com a chicane adicional na reta da meta.









