Fórmula 1: Temperatura dos pneus e DRS “tramaram” Hamilton em Imola

Por a 29 Abril 2022 09:50

Se George Russell terminou no quarto lugar no GP de Emilia Romagna, Lewis Hamilton passou grande parte da corrida atrás de Pierre Gasly e foi apenas o 13º classificado. 

Os dois desempenhos tão díspares devem-se principalmente, segundo a Mercedes, a Hamilton ter sido apanhado naquilo que é designado por “comboio de DRS”, ou seja uma série de carros com diferenças curtas e que permitem a todos a ativação do DRS, tornando difícil as ultrapassagens.

“É o mesmo problema que tivemos na corrida de Sprint, quando se está num ‘comboio DRS’”, disse Andrew Shovlin, engenheiro da Mercedes. “Agora, o efeito combinado do DRS em Imola mais o cone de aspiração dá-lhe cerca de meio segundo de vantagem para o carro que está a perseguir. A questão é que, se esse carro está a seguir outro carro, e tem DRS, quase toda essa vantagem é eliminada, e essa era principalmente a questão que Lewis tinha; que, por Gasly ter DRS, estavam quase num perfil de velocidade idêntico na reta. Lewis não foi realmente capaz de ficar ao lado, e foi por isso que ele passou toda a corrida frustrantemente preso nessa posição”.

Para além do “comboio de DRS”, os dois Mercedes W13 sentiram dificuldades com a baixa temperatura da pista e não conseguiram colocar os pneus numa janela de temperatura correta, perdendo bastante desempenho em qualificação. “É justo dizer que nos debatemos com o aquecimento dos pneus” explicou Shovlin.”Foi a pista mais fria em que estivemos, a primeira vez que estivemos a correr em condições de chuva na corrida, e isso custou-nos certamente na qualificação, levando a que começássemos a sprint em posições bastante dececionantes. No domingo, a situação não foi tão má. Agora, quer isso seja uma função de ser uma volta de formação e não uma volta de saída, os pilotos também trabalharam arduamente na temperatura que conseguiam atingir nos pneus durante essa volta de formação. Eles sabiam que isso ia ser um desafio”, concluiu o engenheiro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
2 anos atrás

Na qualificação, em condições iguais LH levou quase 1 décimo do GR na Q1 e quase 4 décimos na Q2! Acho que está tudo dito…

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
bemvindo
bemvindo
Reply to  917/30
2 anos atrás

O problema da mercedes é que vive fazendo testes em qualificação e em corridas.usando configurações diferentes nos dois carros.quando as coisas na equipa se encaixar,ai sim…vamos ver a verdadeira diferença entre os dois.

917/30
Reply to  bemvindo
2 anos atrás

Em Imola usaram asas diferentes no TL1 mas para a qualificação já foram com a mesma asa e a mesma configuração de base, tudo o resto já era escolha pessoal do piloto. No motorsport.com: “Hamilton used the rear wing which features a cut-out in the trailing edge of the upper flap, along with a Gurney trim during FP1, while Russell started out with the higher downforce version.
In the end, it was decided that the higher downforce solution was the best way to go, so Hamilton’s car was switched across to that one from the start of qualifying “

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
bemvindo
bemvindo
Reply to  917/30
2 anos atrás

Exato…pra qualificação foram com a mesma asa e configuração.mas o Lewis sem conhecer bem o acerto que tinha,acabou tendo mais dificuldades com a temperatura nos pneus.no gp da arabia saudita em qualificação tentaram experimentar um novo acerto,(nos ultimos minutos.)e nem sequer passou pra o Q2.sem esquecer a falta de sorte com o safety car.são esses pequenos detalhes que colocam Russell muito na frente na tabela de classificação.(sem querer tirar mérito ao jovem e talentoso piloto.)

917/30
Reply to  bemvindo
2 anos atrás

Rodou na Q1 já com a outra asa e a diferença entre as asas não era tão grande assim: “Mercedes trackside engineering director Andrew Shovlin said the differences between the wings were ultimately very small.
“[It was] a slight difference but not so much as it will change the way the cars are behaving,” he said”

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  917/30
2 anos atrás

O facto da Q2 ter tido uma bandeira vermelha, seguida do regresso da chuva, não teve influência nenhuma…

917/30
Reply to  Pity
2 anos atrás

loooool Essa está boa sim senhor…não me diga que a bandeira vermelha foi só para ele…além do mais, iniciaram a Q2 com expectativa de chuva por isso os tempos tinham quer ser feitos nos primeiros minutos da sessão…não sabia disso?

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  917/30
2 anos atrás

Mas ninguém obrigado a fazer o tempo à primeira tentativa, ou é?

917/30
Reply to  Pity
2 anos atrás

É lá agora…e o resultado ficou à vista…eu diria até que na iminência de chuva, mais que uma “obrigação” é uma necessidade!

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
É que nem é bom
É que nem é bom
2 anos atrás

Sim, foi isso e a falta de jeito…

can-am
can-am
2 anos atrás

O Hamilton é já um piloto relativamente lento.Durante muitos anos habituou-se a dispor do melhor carro do pelotão e por grande distância, e obviamente isso facilitou-lhe e muito a vida. Pilotar um carro que não é de topo já não será para ele. Além disso os anos passam e toca a todos. (Vettell, Alonso etc ) Ninguém escapa a isso. A descida da montanha (bem alta por certo, ) já começou para ele. Por isso o enorme ressentimento que ele e a equipa tiveram por não terem ganho o ano passado. Ele sabia bem que o tempo estava a terminar… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
Pity
Pity
Reply to  can-am
2 anos atrás

É raro, raríssimo mesmo, mas concordo, em parte, consigo. Com o passar dos anos, a performance cai. A uns começa a afectar mais cedo do que a outros, mas ninguém escapa a isso. Contudo, não sei se “Pilotar um carro que não é de topo já não será para ele“. Vamos esperar mais meia dúzia de corridas para termos mais certezas.

piquet
piquet
Reply to  can-am
2 anos atrás

Bem, tu tens uma telemetria q é um espetáculo. Deverias vende-la à Mercedes. Olha lento, lento era o Botas que dispondo vários anos do melhor carro do pelotão, foi sempre comido de cebolada pelo Hamilton. O kit de unhas do “Hammertime” não é para todos. Vocês faziam uns filmes que até parecem de “Bollywood”.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Mais uma desculpa… já enjoa…
A temperatura da pista e o DRS foram iguais para todos… todos têm essa desculpa…
Não foi o Masi que mandou o Hamilton lá para trás… nem foi o Masi que manteve o Hamilton atrás do Gasly sem fazer uma única tentativa decente de ultrapassagem…

*RPMS*™
2 anos atrás

Desculpas e mais desculpas…
Russell ficou em 4º lugar, Hamilton em 13º. Não há como passar o pano a isto!
Não seria mais honesto e desportista simplesmente admitirem que Russel foi melhor que Hamilton durante todo o fim de semana?
Só falta virem dizer que a culpa foi do Masi…

Cumprimentos

driver-on-track
driver-on-track
2 anos atrás

então o supra sumo do volante o verdadeiro e unico grande lider da F-1 não consegue passar o gasly e fazer melhor do que o colega de equipa , de no abono da verdade parece ter um estatuto um pouco melhor do que ser mochileiro , do grande lider ??’

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado