Fórmula 1: ‘Porpoising’ seria pior com pneus antigos
O efeito oscilatório ou ‘porpoising’ tem dado dores de cabeça aos engenheiros das equipas e dores de costas aos pilotos. Pensando nos possíveis riscos para a saúde dos pilotos com tanta oscilação, a FIA apresentou uma diretiva técnica que pode alterar em certa medida o atual pelotão.
Segundo o responsável da Pirelli Motorsport, Mario Isola, o efeito oscilatório poderia ser ainda pior se os monolugares de Fórmula 1 continuassem a utilizar os pneus de 13 polegadas que foram usados até 2021.
“É um efeito que resulta dos carros”, explica Isola. “A parede lateral do pneu é muito maior [nos pneus de 13 polegadas] e funciona como uma espécie de suspensão. Este não é o caso dos pneus de 18 polegadas, o que até ajuda no problema da oscilação”.
Mario Isola acredita ainda que a diretiva técnica da FIA terá pouco ou nenhum impacto no comportamento dos pneus da Pirelli, mas pode alterar os níveis de degradação dos pneus em alguns dos monolugares.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O oscilar não faz mal a ninguém, as suspensões rijas e as pressões altas dos pneus é que são perigosas, porque se bate no chão, bate com muito mais força ou sente todas as vibrações das irregularidades da pista.