Fórmula 1: ‘Porpoising’ seria pior com pneus antigos

Por a 24 Junho 2022 17:08

O efeito oscilatório ou ‘porpoising’ tem dado dores de cabeça aos engenheiros das equipas e dores de costas aos pilotos. Pensando nos possíveis riscos para a saúde dos pilotos com tanta oscilação, a FIA apresentou uma diretiva técnica que pode alterar em certa medida o atual pelotão.

Segundo o responsável da Pirelli Motorsport, Mario Isola, o efeito oscilatório poderia ser ainda pior se os monolugares de Fórmula 1 continuassem a utilizar os pneus de 13 polegadas que foram usados ​​até 2021.

“É um efeito que resulta dos carros”, explica Isola. “A parede lateral do pneu é muito maior [nos pneus de 13 polegadas] e funciona como uma espécie de suspensão. Este não é o caso dos pneus de 18 polegadas, o que até ajuda no problema da oscilação”.

Mario Isola acredita ainda que a diretiva técnica da FIA terá pouco ou nenhum impacto no comportamento dos pneus da Pirelli, mas pode alterar os níveis de degradação dos pneus em alguns dos monolugares.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
1 ano atrás

O oscilar não faz mal a ninguém, as suspensões rijas e as pressões altas dos pneus é que são perigosas, porque se bate no chão, bate com muito mais força ou sente todas as vibrações das irregularidades da pista.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado