FIA altera regulamento para proibir desenvolvimento da próxima geração de monolugares antes de 2025

Por a 7 Dezembro 2023 12:32

A FIA alterou o regulamento desportivo da Fórmula 1 para determinar a proibição do desenvolvimento em túnel de vento e em simulação CFD da próxima geração de monolugares que se fará a estreia em pista na temporada de 2026, como tinha ficado decidido na Comissão de F1. 

Os monolugares que chegarão às pistas na temporada de 2026, resultado do novo regulamento técnico que está a ser planeado para acompanhar as alterações às regras das unidades motrizes só poderão começar a ser desenvolvidos pelas equipas de Fórmula 1 a partir do dia 2 de janeiro de 2025, determina a alteração ao regulamento desportivo da FIA para a Fórmula 1, depois de isso ter sido acordado na última reunião do ano da Comissão de F1, que se realizou em Abu Dhabi.

Assim, o regulamento determina, sobre a restrição dos testes em túnel de vento, que de modo “a evitar a realização de testes que visem o desenvolvimento para a época de 2026, de 1/12/2023 até 1/1/2025 inclusive, o RWTT [Restricted Wind Tunnel Testing – restrição de testes em túnel de vento] só pode ser efetuado utilizando um modelo à escala que que cumpra substancialmente os regulamentos técnicos da F1 de 2023, 2024 ou 2025”. 

A FIA abre uma exceção para os “testes em dinamómetro destinados a desenvolver componentes do sistema de travagem com um mínimo de condutas de ar e desde que esses ensaios não testem simultaneamente (ou de qualquer forma forneçam dados ou conhecimentos dados ou conhecimentos sobre) o desempenho ou a resistência de peças ou sistemas classificados como carroçaria”. Apesar disso, o documento é claro ao sublinhar que “não podem ser efectuados testes em túnel de vento utilizando a geometria do automóvel parcial ou totalmente em conformidade com e/ou substancialmente derivada de projetos e/ou versões publicadas dos regulamentos técnicos de F1 de 2026 ou das geometrias e conceitos de carroçaria propostos pela FIA para 2026”. 

O regulamento passa a prever a mesma proibição quanto às “simulações CFD que visem o desenvolvimento para a época de 2026”, durante o mesmo espaço temporal. Só poderão “ser efetuados ensaios utilizando geometrias que cumpram substancialmente os Regulamentos Técnicos de F1 de 2021-2025. Exceto para efeitos exclusivos do desenvolvimento de componentes do sistema de travagem e dos bancos de de testes associados”.

Esta proibição determinada pela FIA acontece ainda antes de ser finalizado o regulamento técnico para a temporada de 2026, apesar de ser do conhecimento das equipas o rumo que a federação internacional deverá tomar quanto ao resultado final.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado