F1 Testes do Bahrein, Dia 1: Siga tudo o que acontece

Por a 21 Fevereiro 2024 07:00

16h00: Primeiro dia terminado no Barém.

Dia positivo para Verstappen e Red Bull

15h34: Estamos preste a entrar na última meia hora do primeiro dia de testes de pré-temporada, com Max Verstappen ainda na frente da tabela de tempos, seguido de Lando Norris, Carlos Sainz e Daniel Ricciardo, que teve uma tarde com um bom desempenho. Já de manhã, Yuki Tsunoda não teve qualquer problema com o VCARB-01, mas de tarde, o piloto australiano teve um ritmo alto.

Veremos como será amanhã e se o piloto japonês consegue acompanhar.

15h26: Algo que não passou despercebido hoje, apesar de um dia pouco produtivo por parte da Williams, foi a mudança no volante do FW46.

Pode ler AQUI.

15h19: Os mecânicos trabalham no VCARB-01 mas não deve ser um problema muito demorado para ser resolvido, uma vez que Daniel Ricciardo continua no seu lugar ao volante.

15h11: ‘Luta’ entre George Russell e Max Verstappen, com o tricampeão do mundo a ultrapassar o britânico. Ambos os pilotos estão em simulação de corrida.

15h00: Verstappen volta para a frente enquanto Williams tem tarde para esquecer

14h36: Novo problema para a Williams. A meia da volta de uma das suas voltas, Logan Sargeant teve problemas para mudar de velocidade, mantendo-se durante algum tempo em quarta, segundo as imagens da transmissão televisiva. De regresso à box, a preocupação é visível na cara dos elementos da equipa britânica.

14h25: Depois do pião e consequente saída de pista, Sargeant parou na box, regressando agora para mais algumas voltas. Não está a ser uma sessão inicial muito produtiva do piloto norte-americano, entre a resolução do problema da manhã e a sua saída de pista, o que o vai colocar à prova.

14h13: Saída de pista de Logan Sargeant. O piloto norte-americano fez um pião na curva 9, conseguindo depois regressar à pista, conseguindo evitar as barreiras.

14h04: Max Verstappen regressa ao topo da tabela de tempos, com uma volta em 1:31.662s com os pneus C3 montados no RB20. Norris fica assim a 0.822s do neerlandês.

14h00: Tabela de tempos a meio da sessão da tarde:

  1. Lando Norris, McLaren, 1:32.484s, C3 – 17 voltas
  2. Max Verstappen, Red Bull, 1:32.548s, C3 – 94 voltas
  3. Carlos Sainz, Ferrari, 1:32.584s, C3 – 32 voltas
  4. Charles Leclerc, Ferrari, 1:33.247s, C3 – 64 voltas
  5. Daniel Ricciardo, RB, 1:33.325s, C3 – 14 voltas
  6. Fernando Alonso, Aston Martin, 1:33.385s, C3 – 77 voltas
  7. Oscar Piastri, McLaren, 1:33.658s, C3 – 57 voltas
  8. Zhou Guanyu, Sauber, 1:33.871s, C3 – 15 voltas
  9. George Russell, Mercedes, 1:34.109s, C3 – 64 voltas
  10. Yuki Tsunoda, RB, 1:34.136s, C3 – 64 voltas
  11. Lance Stroll, Aston Martin, 1:34.192s, C3 – 10 voltas
  12. Valtteri Bottas, Sauber, 1:34.431s, C3 – 68 voltas
  13. Alexander Albon, Williams, 1:34.587s, C3 – 40 voltas
  14. Esteban Ocon, Alpine, 1:34.677s, C2 – 60 voltas
  15. Logan Sargeant, Williams, 1:35.438s, C3 – 14 voltas
  16. Kevin Magnussen, Haas, 1:35.692s, C3 – 66 voltas
  17. Nico Hülkenberg, Haas, 1:37.038s, C3 – 29 voltas
  18. Pierre Gasly, Alpine, 1:37.809s, C2 – 22 voltas

13h54: Lando Norris registou o melhor tempo e regressou à box da McLaren.

13h48: Novo líder geral na tabela de tempos do primeiro dia no Barém, depois de Lando Norris ter registado 1:32,484s, cerca de meio décimo de segundo mais rápido do que Max Verstappen, o anterior líder.

13h38: Logan Sargeant de regresso à pista.

13h:36: Enquanto a Haas trabalha no VF-24, Daniel Ricciardo coloca um tempo na tabela, com o registo de 1:34.425s.

13h31: Carlos Sainz melhora o registo e coloca-se atrás de Verstappen na tabela de tempos (1:32,584s), com o segunda marca mais rápida do dia até agora e Lando Norris salta para o terceiro posto (1:33.092s).

13h28: Logan Sargeant regressou às boxes depois de ter saído para a pista com o problema que levou Albon a terminar a manhã mais cedo. Os mecânicos trabalham Williams, podendo haver alguma questão ainda por solucionar no FW46. Enquanto isso, perdem tempo precioso.

13h14: Williams sofreu problema na bomba de combustível durante a manhã.

James Vowles prefere que este problema “aconteça agora do que mais tarde, uma vez que não perdemos pontos”. 

13h02: Carlos Sainz passa a ser quarto piloto mais rápido do dia, ao registar o tempo de 1:33,386s. O piloto espanhol fica perto da melhor marca do seu companheiro de equipa. 

12h51: 1:39.286s para Nico Hülkenberg na sua primeira volta cronometrada na sessão de testes.

12h40: Max Verstappen e Pierre Gasly juntam-se a Sainz e Russell em pista.

12h33: Mike Krack: “Estamos satisfeitos com os pilotos e queremos continuar com ambos”.

Mike Krack insistiu que continua confiante que Alonso se manterá na Aston Martin, mas está tudo dependente da negociação “nas próximas semanas”.

12h30: Apenas George Russell e Carlos Sainz saíram para a pista até este momento desde que começou a sessão da tarde. Esta escolha das equipas em não rodarem nesta altura do dia, pode dever-se à temperatura do asfalto, sugeriu Felipe Drugovich, piloto de reserva da Aston Martin.

12h18: Parece haver mais vento no Circuito Internacional do Barém e a temperatura vai baixar. A fase final da sessão será feita em condições muito diferentes das atuais.

12h09: Carlos Sainz sai para a pista, sendo o primeiro a fazê-lo nesta altura.

12h00:  Max Verstappen e George Russell estão de novo ao volante dos seus monolugares, enquanto Carlos Sainz, Lando Norris, Lance Stroll, Pierre Gasly, Logan Sargeant, Zhou Guanyu, Nico Hülkenberg e Daniel Ricciardo assumem os comandos dos carros das suas respetivas equipas na sessão da tarde. 

11h11: Segue-se a pausa para o almoço, com conferência de imprensa marcada.

11h00: Termina sessão matinal sem qualquer interrupção e Verstappen na frente da tabela de tempos.

10h38: Alexander Albon parou no circuito quando faltam pouco mais de 20 minutos para o final da sessão matinal do primeiro dia de testes no Barém.

10h37: Estamos perto dos 20 minutos da sessão da manhã, Verstappen continua a liderar a tabela de tempos, à frente de Leclerc, Alonso, Piastri e Tsunoda. Bottas, Albon, Ocon, Russell e Magnussen.

10h33: Também Max Verstappen bloqueou a travagem, mas sem qualquer adversário por perto. Ainda assim, não é normal ver isso acontecer com o piloto neerlandês.

10h18: Kevin Magnussen bloqueou a travagem e ficou perto do Mercedes de George Russell, que já tinha dado espaço na saída da curva para o Haas passar.

10h02: A Haas parece ter tido um problema relacionado com o sistema de combustível que conseguiram resolver e fazer regressar Kevin Magnussen à pista, relatou Ted Kravitz da Sky.

10h00: Max Verstappen continua na liderança da tabela de tempos, enquanto Fernando Alonso é o piloto com mais voltas concluídas. Do lado oposto a estes dois pilotos, está George Russell. O piloto britânico esteve meia hora parado na box e tem apenas 24 voltas realizadas e ocupa o último posto da tabela de tempos.

  1. Max Verstappen, Red Bull, 1:32.548s – 51 voltas 
  2. Charles Leclerc, Ferrari, 1:33.247s – 41 voltas
  3. Fernando Alonso, Aston Martin, 1:33.385s – 55 voltas
  4. Oscar Piastri, McLaren, 1:33.812s – 35 voltas
  5. Yuki Tsunoda, RB, 1:34.136s – 49 voltas
  6. Valtteri Bottas, Sauber, 1:34.431s – 41 voltas
  7. Alexander Albon, Williams, 1:34.587s – 38 voltas
  8. Esteban Ocon, Alpine, 1:34.677s – 42 voltas
  9. Kevin Magnussen, Haas, 1:35.692s – 36 voltas
  10. George Russell, Mercedes, 1:36.542s – 24 voltas

9h54: Yuki Tsunoda melhorou a sua marca pessoal para ocupar por breves instantes o quarto lugar da tabela de tempos, até que Oscar Piastri foi ainda mais rápido e tirou o piloto japonês daquela posição.

9h47: George Russell está de volta à pista no Mercedes W15 depois de meia hora na garagem e 22 voltas concluídas. O piloto britânico ocupa a 10º posição na tabela de tempos e tem o menor número de voltas realizadas quando faltam pouco mais de dez minutos para terminar a terceira hora da sessão da manhã.

9h44: O vídeo da pequena saída de pista de Esteban Ocon pode ser visto AQUI.

9:22 Bonitas cores do novo Williams, que tem rodado no Bahrein com um laranja por cima do azul de modo a perceber melhor o fluxo aerodinâmico do seu carro. Enquanto a Williams usar frequentemente tinta vermelha ou laranja, as outras equipas preferem amarelo fluorescente. Resta saber como vai fazer a Kick Sauber, pois já tem um verde fluorescente na sua própria pintura, pelo que será engraçado perceber como vão fazer.

9h00: Max Verstappen na frente ao cabo de duas horas

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) é o mais rápido em pista ao cabo das duas primeiras horas de testes no Bahrein. Como se sabe, o primeiro dia de testes de pré-época decorre entre hoje e sexta-feira no Circuito Internacional do Bahrein, todas as equipas estão a rodar com um carro nesta sessão matinal, com o neerlandês a surgir na frente perto do final da segunda hora, com um registo de 1m33.065 depois de ser também o piloto que mais voltas realizou, 37. Perto também do final da segudna hora, Charles Leclerc (Ferrari SF-24) colocou-se na segunda posição a 0.182s, mas com apenas 23 voltas realizadas, com Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), anterior líder, antes de Verstappen a ser terceiro a 0.320, depois de 32 voltas realizadas. Seguem-se Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) a 1.366 ( 26 voltas), quinto Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) a 1.422s (36 voltas),  Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) a 1.522 (26 voltas), Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) a 2.627 (32 voltas), Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) a 2.694, com apenas 17 voltas com algum problema que o manteve muito tempo nas boxes. Segue-se George Russell (Mercedes F1 W15) a 3.477 (19 voltas) e no fim da tabela, em 10º Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) a 3.498 (23 voltas).

Tabela de tempos após 2 horas

1  Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) 1:33.065  37 voltas

2  Charles Leclerc (Ferrari SF-24) +0.182  23

3  Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) +0.320  32

4  Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) +1.366  26

5  Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) +1.422  36

6  Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) +1.522  26

7  Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) +2.627  32

8  Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) +2.694  17

9  George Russell (Mercedes F1 W15) +3.477  19

10  Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) +3.498  23

8:54: Charles Leclerc estava a realizar uma boa volta, com um bom tempo no primeiro setor, mas um enorme ‘lock up’ do Ferrari, estragou a volta na curva 8, o que lhe deixou um dos pneus bem ‘marcado’. Seja como for, logo de seguida registou 1m33.247s e ascendeu ao segundo posto.

8h45: Max Verstappen mais rápido

Max Verstappen e o novo Red Bull não tem parecido muito consistentes em pista, mas a verdade é que registou a melhor volta até aqui com quase duas horas de testes. O neerlandês é claramente o mais rápido no setor intermédio da pista e bateu o melhor tempo de Fernando Alonso, até aqui ficando 0,320s à frente do piloto da Aston Martin, poucos minutos depois do espanhol ter chegado ao topo da tabela de tempos.

1 Max Verstappen (Red Bull) 1m33,065s, C3

2 Fernando Alonso (Aston Martin) +0,320s, C3, 30 voltas

3 Charles Leclerc (Ferrari) +0,593s, pneu C3, 16 voltas

4 Valtteri Bottas (Sauber) +1.366s, C3, 22 voltas

5 Yuki Tsunoda (RB) +1,422s, C3

6 Alex Albon (Williams) +1,522s, C4, 23 voltas

7 Kevin Magnussen (Haas) +2,627s, C3

8 Oscar Piastri (McLaren) +2,694s, C3

9 George Russell (Mercedes) +3,477s, C3, 19 voltas

10 Esteban Ocon (Alpine) +3,498s, C1, 23 voltas

Pneus: C1 mais duro, C2 duro, C3 médio, C4 macio, C5 mais macio

8:28: Esteban Ocon precisou de seguir pela caixa de gravilha na curva 4, depois de perder aderência no Alpine A524. O piloto francês regressou à pista sem qualquer problema e não parece ter sofrido qualquer dano no monolugar.

8:18: Fernando Alonso melhorou a sua marca anterior, ficando a 0.104s do registo de Charles Leclerc, continuando a ser o piloto com mais voltas realizadas até agora.

8:04: Oscar Piastri ainda não marcou qualquer tempo, depois de interromper todas as suas voltas em pista ao entrar no pitlane no final. Apesar de ainda ser precoce, a McLaren não tem tido inícios de temporadas fáceis nos últimos anos.

8:00: Fernando Alonso é o piloto com mais voltas completadas no final da primeira hora dos testes de pré-temporada no Barém. O piloto espanhol já completou 20 voltas, sendo ainda o segundo na tabela de tempos com o novo AMR24.

7:55: Charles Leclerc passa para o topo da tabela de tempos, à frente de Fernando Alonso. O piloto da Ferrari registou a nova melhor marca até agora, com 1:33.658s. Os tempos pouco significam nesta fase.

Valtteri Bottas é o terceiro piloto na tabela de tempos, à frente de Kevin Magnussen, com o novo Haas.

7:47: As entradas de ar nos flancos do Red Bull RB20 através da imagem de Albert Fabrega:

7:43: Os travões do FW46 pilotado por Albon estavam a fumegar e o piloto tailandês voltou à garagem.

7:38: Alguns pilotos estão em pista sem as grelhas de sensores – os ‘aero rakes’. Um deles é Max Verstappen, com pneus duros montados no RB20 e o carro a escorregar em algumas curvas.

7:28: A Haas fez Magnussen entrar na garagem depois dos sensores montados atrás do eixo dianteiro direito parecerem soltos. Os chamados ‘aero rakes’ estavam a abanar muito, o que não é normal, e o dinamarquês regressou ao pitlane numa velocidade mais baixa.

7:23: Fernando Alonso coloca o AMR24 com pneus C3 no topo da tabela de tempos, com o tempo de 1:34.334s.

7:17: Enquanto Valtteri Bottas coloca-se no topo da tabela de tempos, sem que isso seja muito importante neste momento, foi possível perceber mais um pouco do novo design dos pontões da Red Bull, depois de Verstappen parar na garagem da equipa. As entradas de ar são extremamente finas e ocupam pouco espaço. No entanto, o ‘truque’ são as entradas verticais colocadas por baixo destas, que deverão direcionar o ar para os radiadores internos e que são pouco visíveis.

O trabalho dos mecânicos estava a ser atentamente supervisionado por Adrian Newey.

7:11: Nesta fase da sessão da manhã, as equipas pretendem perceber se o nada de errado acontece com os carros, se são fiáveis.

Oscar Piastri está em pista.

7:06: A McLaren ainda não enviou o MCL38 para a pista com seis minutos passados do 1º dia de testes.

7:03: O QUE DEVERÃO TESTAR AS EQUIPAS NO CIRCUITO DO BARÉM

“No primeiro dia e nos shakedown, os sensores do carro são muito mais eficientes – não apenas externamente, mas internamente. Haverá sensores de temperatura extra, sensores de vibração extra e todas estas coisas para verificar o carro”, disse Collins. “O carro pode ter 10 kg a mais nos testes e só no último dia é que as equipas se livram de todo esse peso. 10 kg são talvez três décimos de segundo”, explicou Bernadette Collins, antiga responsável de estratégia da Aston Martin.

7:00: Arranca o primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1, com Max Verstappen, Charles Leclerc, George Russell, Esteban Ocon, Oscar Piastri, Valtteri Bottas, Fernando Alonso, Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda e Alexander Albon aos comandos dos monolugares das suas equipas no segmento da manhã.

6:58: George Russell, no Mercedes W15 será o primeiro em pista, colocando-se no final do pitlane quando faltam dois minutos do início da sessão.

6:58: A Fórmula 1 de 2024 está muito perto de ligar os motores. Estamos muito perto de terminar a espera para ver os novos carros em pista.

Testes de pré-temporada 2024 21/02
Red Bull Max Verstappen
Ferrari Charles Leclerc – manhã

Carlos Sainz – tarde

Mercedes George Russell
Alpine Esteban Ocon – manhã

Pierre Gasly – tarde

McLaren Oscar Piastri- manhã

Lando Norris – tarde

Stake F1 Team Kick Sauber Valtteri Bottas – manhã

Zhou Guanyu – tarde

Aston Martin Fernando Alonso – manhã

Lance Stroll – tarde

Haas Kevin Magnussen – manhã

Nico Hülkenberg – tarde

Visa Cash App RB Yuki Tsunoda – manhã

Daniel Ricciardo – tarde

Williams Alexander Albon – manhã

Logan Sargeant – tarde

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

A F1 já não é o que era em termos de vício para mim. Estou a ver os testes na F1TV (ainda de 2023 nem sei se renovo pois aumentou 10€), e já perdi o interesse, está ligado, só dou uma olhada de vez em quando, vai acontecer o mesmo com os treinos livres dos GP. A época dos desportos motorizados já começou em Janeiro, já vi Formula-e, IMSA, F4 UAE (o meu interesse foi ver a Doriane Pin nos F4), FR UAE WRC e até NASCAR, por isso não estou carente de acção. Este fim de semana temos WSBK,… Ler mais »

Last edited 2 meses atrás by F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
2 meses atrás

Um pormenor, finalmente a Williams mudou o volante para um igual à da concorrência.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado