F1, Testes Barém/1º Dia: Dia positivo para Verstappen e Red Bull

Por a 21 Fevereiro 2024 16:13

Max Verstappen teve um dia muito produtivo e não apenas por terminar o primeiro de três dias de testes de pré-temporada com o tempo por volta mais rápido, mas também pelas voltas realizadas e os quilómetros de dados acumulados no novo RB20, sem mostrar qualquer problema tirando uma ou duas travagens ‘queimadas’. Sendo ainda precoce tirar muitas ilações, mas a Red Bull começou bem este período importante de ensaios em pista. 

Max Verstappen terminou o dia a bater o seu próprio tempo e estabelecer a nova volta mais rápida, deixando Norris a 1.1 segundos.

A Ferrari e a McLaren também estiveram rápidas, apesar de Lando Norris ter tido alguns episódios de travagens bloqueadas, parecendo que o MCL38 ‘foge’ um pouco de frente. Pode ser uma questão de melhor afinação do monolugar. 

Quem também sobressaiu no primeiro dia foi a Visa Cash App RB. Daniel Ricciardo teve uma tarde com um bom desempenho. Já de manhã, Yuki Tsunoda não teve qualquer problema com o VCARB-01, mas de tarde o piloto australiano teve um ritmo alto, passando a rodar entre os mais rápidos do dia. Veremos como será amanhã, se o piloto japonês consegue acompanhar Ricciardo e se a Visa Cash App RB mantém o mesmo ritmo alto. 

A Aston Martin teve um dia com muitas voltas acumuladas, tanto por Fernando Alonso de manhã como por Lance Stroll, com um ritmo forte e a mostrar fiabilidade.

Por outro lado, a Williams teve um dia para esquecer, principalmente na sessão da tarde. Começaram por ter de abandonar o programa definido, fazendo regressar à box Alexander Albon. O piloto tailandês fez-se novamente à pista com a equipa a pensar que a questão estivesse resolvida, mas o tailandês teve de parar o FW46 fora da pista, terminando mais cedo os trabalho da sessão matinal.

A resolução desse problema acabou por atrasar a entrada de Logan Sargeant à tarde e a partir desse momento, não foi nada produtivo. Foram várias as vezes que o norte-americano voltou à box, tendo depois cometido um pequeno erro que resultou num pião e consequente saída de pista. Tendo de voltar à box após esse episódio, pouco depois de estar novamente em pista, durante uma das suas voltas, parece ter ficado momentaneamente sem conseguir mudar de velocidade. A ida para a garagem foi obrigatória para Sargeant, levando-o a sair do carro, permitindo aos mecânicos trabalharem na traseira do FW46, na resolução de um problema no veio de transmissão, afastando o piloto da pista até ao final da sessão. 

George Russell foi o outro piloto, além de Verstappen, que esteve todo o dia ao volante do monolugar, passando a marca da centena de voltas realizadas. O Mercedes W15 não teve problemas de maior, tendo havido algumas mudanças na dianteira do monolugar durante o dia, mas sem outras consequências além de algum tempo perdido na box. No entanto, o carro de Brackley parece sofrer mais do que alguns dos adversários nos ressaltos do traçado barenita, castigando o fundo. 

Em resumo, foi um dia com muitas voltas realizadas, saindo por cima a Red Bull e pela negativa a Williams. Já o andamento da Haas não parece prometedor neste momento, mas o chefe de equipa já tinha avisado que o foco era em simulações de corrida e que não esperava um ritmo muito alto na fase inicial da temporada.

O dia terminou sem que tivessem existido qualquer simulação de qualificação.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado