F1: Será a saída de Mattia Binotto boa para a Ferrari? (Sondagem)

Por a 28 Novembro 2022 11:43

Nos últimos dias têm-se intensificado os rumores de uma possível saída de Mattia Binotto da liderança da Ferrari. O coro de críticas ao chefe da Scuderia nunca baixou de tom, apesar da evolução da equipa ao longo do tempo e a saída parece ganhar cada vez mais força. 

Mattia Binotto assumiu a liderança da Ferrari depois da saída de Maurizio Arrivabene. O antigo chefe da Scuderia não era um homem unânime, dentro e fora da equipa, enquanto Binotto tinha conquistado o respeito de todos graças ao seu excelente trabalho como responsável das unidades motrizes italianas e depois como diretor técnico da equipa.

Para uns,  a promoção de Binotto a diretor da equipa era um erro, retirando-o de onde ele era realmente forte (parte técnica) e atirando-o para um mundo onde os jogos políticos e de bastidores são importantes. Para outros era a solução certa para o cargo, um homem da casa, que conhece todos os processos e respeitados por todos. 

O reinado de Binotto tem sido feito de altos e baixos. 2017,2018 e 2019 foram anos em que a Ferrari mostrou potencial para chegar perto da Mercedes com carros competitivos. Mas a Ferrari errou em momentos chave que não permitiram levar a Scuderia a discutir o título até ao fim. Em 2019, quando assumiu a liderança da equipa foi logo confrontado com a polémica da unidade motriz, que a FIA sabia que tinha um truque para lá da legalidade, mas que nunca conseguiu encontrar como o truque funcionava. Foi feito um acordo em que a Scuderia deixava de usar o truque, sem consequências, algo que outras equipas não concordaram. Em 2020 a Ferrari pagou a fatura de ver o seu truque anulado e caiu na classificação, com um dos piores anos de sempre da equipa. Recuperou em 2021 e em 2022 voltou a mostrar-se como uma potencial candidata ao título. Faltou novamente uma época isenta de erros graves para permitir à equipa lutar com a Red Bull até ao fim.

Qual o papel de Binotto nisto tudo? O chefe da equipa foi o cimento que manteve a equipa unida em 2020. Foi ele que tratou de organizar a estrutura de forma a que estivesse pronta em 2022 para apresentar um carro capaz de lutar por vitórias e por títulos. Mas faltou o que faltara nos anos anteriores. Decisões desportivas e estratégicas capazes. Os erros sucederam-se e as fraquezas do passado aparentemente mantiveram-se. 

Em resumo, Binotto fez um bom trabalho e a Ferrari melhorou desde que assumiu a liderança. Mas manteve erros do passado, erros que custaram caro e que afastaram a equipa do sucesso. Binotto trouxe estabilidade, assumiu a pressão que antes era passada para a equipa, mas não encontrou a fórmula para minimizar os erros. Para uns, era um líder fraco, que não se impunha, para outros era a voz da calma e da razão que evitou uma crise mais grave em 2020. 

Será que a potencial saída de Binotto é boa para a Ferrari? É a pergunta para o milhão. Para uns será a resposta adequada a mais uma época desapontante, para outros será o regresso à instabilidade que tanto custou à equipa. Qual a sua opinião?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 ano atrás

Sou da opnião que deve continuar, a SF melhorou bastante em relação a 2021, por isso Binotto merece o benefício da dúvida, a sua saída poderá causar instabilidade que será o pior que poderá acontecer. Pelo que vou vendo por aqui quem não gosta de Binotto é porque: ou é fã de Vetell e existe ressabiamento por ter sido ele a correr com o alemão da equipa, ou é porque é fã da Ferrari mas com mentalidade de futeboleiro, que quando a equipa não ganha é correr com o treinador…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
leandro.marques
1 ano atrás

Penso que deve continuar. Se tem falhas? Sim, tem. Se mostrou ser um homem inteligente e que estou certo que está experiência de erros o levarão a melhorar? Sim, sem dúvida. Por tudo o que construiu e conseguiu enquanto Lider penso que deve continuar a bem da mais emblemática das equipas de F1. O que da a ganhar à Ferrari penso que supera em grande medida aquilo que poderá ainda não ser tão bom. A sua saída parece-me um enorme tiro no pé da SF, mais um na sua longa história. Não estou mesmo a ver quem o pudesse substituir… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

A Ferrari precisa de mudanças, mas não (já) do Binotto. O maior defeito que encontrei foi na estratégia , excepção feita à última corrida.

Cágado1
1 ano atrás

Precisa de um braço direito para director de corrida, não de sair.

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Só peca por tardia…
Binotto é o autor do “super motor”… a FIA é que o devia ter suspendido em 2019…
Foi o Binotto que criou a “queda” da Ferrari… antes dele (2017 e 2018) a Ferrari competia pelo título de forma sólida tendo sido “atraiçoada”pelo GP da Alemanha de 2018…
Espero que os fans do Binotto nunca o larguem… e … sigam sempre atrás dele…

917/30
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Por essa linha de pensamento Toto também deve ser o responsável pela queda da MB este ano…e eu a pensar que a responsabilidade era do departamento técnico e não do de gestão…

RedDevil
RedDevil
Reply to  917/30
1 ano atrás

Para dúvidas, ligue 217 917 000…

917/30
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

lol adoro a tua argumentação, sempre bem elaborada, assente em factos, e invariavelmente certa…típico de um futeboleiro rasca! p.s.liguei para lá e disseram que andam à tua procura desde que fugiste, disse que te podiam encontrar aqui e que o AS teria informações sobre ti…

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 ano atrás

Claro que é preciso ser estúpido como uma porta para não ver que o Binotto está a mais na Ferrari – pelo menos como director desportivo, cargo para o qual não tem a mínima capacidade. Mas mandá-lo embora – decisão que só peca por tardia – e deixar lá incapazes como o Iñaki Rueda vai deixar a Scuderia com os mesmos problemas, que serão agravados no caso de escolherem alguém ainda mais inepto que o Binotto. O que a Scuderia precisa é de uma grande varridela. É a Scuderia e esta caixa de comentários, que está cada vez mais conspurcada… Ler mais »

917/30
Reply to  dannyricfanclub
1 ano atrás

A falta de vergonha na cara e de noção do ridículo que é preciso ter…ao mesmo tempo que falas em em “conspurcar a caixa de comentários” ofendes outros foristas com expressões como: “estúpido como uma porta” e “doentes mentais”…deve ser muito triste viver na tua pele e no fundo até tenho pena de ti…

917/30
1 ano atrás

Voilà…Eu bem que tinha falado nos fanboys do Vettell ainda ressabiados pelo pontapé no nalguedo que Binotto deu (e muito bem) ao alemão e na mentalidade de futeboleiro…

Last edited 1 ano atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Scirocco
Scirocco
1 ano atrás

Fui, e sou, bastante critico do Mattia B. enquanto gestor principal da equipa Ferrari dados os erros estratégicos que aconteceram em 2022 e que limitaram bastante as hipóteses da equipa poder lutar com a RB de igual para igual. Posto isto reconheço que a sua saida poderá abrir mais uma vez lutas intestinas dentro da Ferrari que não vão ajudar nada á recuperação antes pelo contrário. Teve além disso aspectos positivos que se pensarmos um pouco não são tão de desprezar como isso: trouxe algum sossego á equipa assumindo ele próprio a pressão externa (se pensarmos nas outras equipas tivemos… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado