F1: Renault desclassificada do GP do Japão de F1

Por a 24 Outubro 2019 09:35

A Racing Point protestou os travões dos monolugares da Renault e pelos vistos tinha razão. A Renault foi desclassificada dos resultados finais do GP do Japão de Fórmula 1 e por isso, logicamente, Daniel Ricciardo e Nico Hülkenberg perderam o 6º e 10º lugar na corrida. Quem ganhou mais com isso foram Lance Stroll (Racing Point) e Daniil Kvyat (Toro Rosso) que ascende aos lugares pontuáveis. Curiosamente, o sistema que a Renault engendrou, não quebra o regulamento técnicos, mas quebra o desportivo…

No protesto que levou a cabo, a Racing Point alertava para uma irregularidade no sistema de travões dos carros franceses, referindo que existia “um sistema pré-definido de ajuste de equilíbrio de travagem”. Ironicamente, de acordo com a FIA, o sistema da Renault não é ilegal do ponto de vista dos regulamentos técnicos mas colide com os regulamentos desportivos porque os Comissários entenderam ser uma ajuda aos pilotos, e isso é proibido.

No comunicado, a FIA refere: “Os Comissários examinaram os documentos entregues ao Departamento Técnico da FIA. (…) Os técnicos da FIA analisaram o software da Renault usado no GP do Japão, e inspecionou os controlos dos travões traseiros dos carros, botões no volante e as informações no ‘display’ (visor), concluindo que o software que controla os travões traseiros usado pela Renault é parte integral do sistema de controlo e foi usado de acordo com as regras técnicas da FIA.

Concluiu também que o sistema de controlo não é ajustado com antecedência, como foi alegado. Concluiu ainda que os pilotos da Renault utilizaram os botões colocados no volante para controlar o equilíbrio dos travões de acordo com as regras técnicas da FIA, mas o busílis da questão está no facto dos Comissários terem também concluído que a Renault desenvolveu uma solução inovadora e explorou ambiguidades das regras técnicas.

Como se percebe, a FIA não divulgou como a Renault o fez, alegando que: “algumas partes dos documentos são confidenciais, porque avaliam informações que precisam ser protegidas. Os resultados da parte confidencial foram cuidadosamente incorporados nos documentos acessíveis a todas as partes”.

Mesmo que o sistema não quebre nenhuma regra técnica, os Comissários concluíram que o sistema constitui auxílio aos pilotos e isso é proibido. Em resumo, o sistema impede que os pilotos tenham que fazer vários ajustes por volta. Segundo a FIA “há uma clara distinção entre o sistema ‘normal’ e outro que fornece controlo de feedback, substituindo as habilidades e os reflexos dos pilotos”. E isto foi considerado um auxílio e daí a desclassificação.

É no mínimo curiosa uma inovação que seja permitida pelo regulamento técnico e proibida pelo regulamento desportivo.

Desta forma, no Mundial de Construtores, a Renault fica ainda mais longe da McLaren na luta pelo quarto lugar dos Construtores, passando a ser agora 43 pontos. Tendo em conta estes números, significa que a Renault precisa de superar a McLaren em 11 pontos a cada uma das quatro provas restantes para poder terminar no quarto lugar no campeonato de Construtores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado