F1: Ponto-extra pela volta mais rápida é novidade…

Por a 14 Março 2019 17:36

Os responsáveis da Fórmula 1 reintroduziram a regra que dá um ponto ao piloto que obtiver a volta mais rápida da corrida, repetindo o que sucedeu nos primeiros 10 anos do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, entre 1950 e 1959, mas há quem julgue que isso poder levar a que alguns dos pilotos possam correr alguns riscos na fase final da corrida para ‘procurar’ esse ponto extra. É que no fim do ano são mais 21 pontos, correspondentes a outras tantas corridas que vão ser atribuídos, e isso pode fazer diferença para muita gente.

Até aqui, muitas vezes via-se pilotos a realizarem a volta mais rápida no final da corrida, quando a sua carga de combustível era mínima, por nada mais que o prestígio de o fazer, mas este ano há 21 boas razões para isso, pois os pontos contam tanto para o campeonato de pilotos como de construtores.

Há, no entanto, uma condição para ganhar o ponto. Apenas os pilotos classificados entre os 10 primeiros no final da corrida são elegíveis. Se um piloto conseguir a façanha e terminar em 11º ou mais para trás (ou não conseguir terminar), nenhum ponto será atribuído.

Este sistema dará uma dimensão extra à corrida, já que os pilotos que correm no top 10 primeiros terão algo mais por que lutar. Da mesma forma, os que estão fora dos 10 primeiros ainda têm um incentivo para obter a volta mais rápida, pois podem impedir que um rival a obtenha, mesmo que o ponto não seja seu no final.

Por exemplo, se Sebastian Vettel estiver a liderar a corrida e tiver a volta mais rápida com Lewis Hamilton fora do top 10, o piloto da Mercedes pode forçar o andamento para conseguir a volta mais rápida e assim evitar que seu rival consiga esse ponto.

O ano passado, Valtteri Bottas foi quem mais voltas rápidas fez ao longo do ano, sete: “Esta regra pode criar algumas diferenças nas corridas. Por exemplo, se alguém parar perto do final da corrida, e com isso tentar ir buscar esse ponto, ou se tiver uma grande vantagem na frente, pode ir às boxes meter pneus melhores e conseguir ainda a volta mais rápida”.

Efetivamente, há várias possibilidades, pois mesmo para o meio do pelotão, havendo margens grandes perto do fim da corrida, pode levar a que um piloto vá às boxes só para poder somar esse ponto extra. Kimi Raikkonen, piloto da Alfa Romeo, é o único a achar que “não vai fazer qualquer diferença”.

25
Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
addicta
Membro
addicta

Kimi Raikkonen, piloto da Alfa Romeo, é o único a achar que “não vai fazer qualquer diferença”. Um génio dos nossos tempos. Não há igual.

UNOBUTHI
Membro
UNOBUTHI

Como ele poucas vezes as faz, tem razão!

KRF
Membro
KRF

Está enganado e cumpre-me informá-lo que está em 2º lugar na história da F1 cm 46 vmr logo a seguir a Michael Schumacher e como referencia tem apenas o dobro das vmr de Alonso um piloto muito considerado por aqui 🙂

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_recordes_da_F%C3%B3rmula_1

Kaos
Membro
Kaos

Chapeau my friend…

SNN81
Membro
SNN81

Pela boca morre o peixe…

MVM
Membro
MVM

Vai haver pilotos a correr riscos desnecessários e vamos ver as equipas mais fracas a meter pneus C5 nas últimas voltas para tentar a volta mais rápida. Apesar de tudo, parece-me uma boa ideia. Melhor ainda seria se a pole position também desse pontos.

Kaos
Membro
Kaos

É só para os 10 primeiros

wolf
Membro
wolf

Pontuação do 1º ao 10º: 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1 => O tempo p/ troca de pneus varia entre 20s e 25s. Se o 11º estiver próximo ao 10º, dificilmente o 10º pararia p/ depois tentar recuperar o ponto.

Pity
Membro
Pity

O exemplo dado pelo JLA deixa-me algumas dúvidas: nessa circunstância, o que fazer com esse ponto? Não é atribuído, ou passa para o piloto com a volta mais rápida entre os dez primeiros, mesmo que no geral tenha sido o 2º, 3º ou ainda pior? Eu acho que, no caso apresentado, o Vettel ganhava o ponto.

Kaos
Membro
Kaos

O ponto será atribuído ao piloto que fizer a vmr e terminar no top ten. Se não terminar no top ten não leva ponto.

NewEraf1
Membro
NewEraf1

Incrível, estamos a 9 horas do início de uma nova era na nova casa do desporto e que casa em Portugal #elevenSportsSIM#SportTVnao! Pessoal estou em êxtase vai ser uma noite de direta estou tão excitado por ver os novos carros de f1 a rodar em Melbourne e ver a nova hierarquia da f1, às 0:00 vou ver um bocado do jogo da nba lakers vs raptors no telemóvel, depois vou ver às 0:40 o inicio de uma nova era da f1 na eleven sports em casa o primeiro treino livre do GP da Austrália, às 4:40 o segundo treino livre… Ler mais »

kiotto_9
Membro
kiotto_9

Pronto, no outro comentário ainda estava na dúvida, mas agora sim, és mesmo tu Gui, a sério que deste ao trabalho para criar uma nova conta para voltares a ser envergonhado?

chic-anal-ysis
Membro
chic-anal-ysis

Não kiotto, está descansado, o tal Gui abandonou mesmo o fórum, este diz que nem o conhece…

chic-anal-ysis
Membro
chic-anal-ysis

comment image

NewEraf1
Membro
NewEraf1

Quem é esse? Não se deve divulgar assim fotos de pessoas digo eu, é preciso ter respeito por todos, gostava muito de conhecer este tal de Gui parece ser bom rapaz e jovem!!

chic-anal-ysis
Membro
chic-anal-ysis

Sim, também me parece boa pessoa e jovem. Foi ele próprio que deixou aqui a sua página do facebook por isso achei que não se importasse de ser divulgado. Como ele já é famoso é importante que os fans o possam conhecer, sei lá, para pedir autógrafos e assim.

SNN81
Membro
SNN81

Fácil…olha para o espelho e vês o Gui…o Sky e outros que já nem o nome te deves lembrar!!!

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Grande Gui. O filho ilegítimo de Bruno de Carvalho.
Abraço amigo.

ezio013hotmail-com
Membro
ezio013hotmail-com

Quem é a pessoa na foto?

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Exijo o número de telemóvel da tua irmã. Preciso de provar ao mundo que não sou gay e só a irmã de um grande engenheiro o permite.
(A Pity diz que sou muito novo para ela e mandou-me construir maquetes de comboios.)

wolf
Membro
wolf

Então tá! Leclerc fará 26 pontos na Australia.

ezio013hotmail-com
Membro
ezio013hotmail-com

Para mim esse ponto extra vai para verstappen ou riccardio

wolf
Membro
wolf

pto a Verstappen, mais provável do que a Ricciardo.

ezio013hotmail-com
Membro
ezio013hotmail-com

Ou estou errado ou não foi o riccardio que ano passado teve várias corridas a volta mais rápida? Eu lembro do comentador a dizer algo assim no meio da corrida posso estar enganado é claro

sr-dr-hhister
Membro
sr-dr-hhister

Vou dar o comentário mais construtivo e elaborado que alguma vez aqui dei;
-Bahhhhh.

Obrigado a todos pela oportunidade. Encontramos-nos em Puerto Rico.

últimas F1
últimas Autosport
AutoSport https://www.autosport.pt/wp-content/themes/maxmag/images/motosport.png