F1: Pirelli preparada para “guerra de pneus”

Por a 13 Agosto 2018 18:48

As fornecedoras de pneus interessadas em entrar na F1 têm até ao final deste mês para apresentarem as suas propostas aos responsáveis. A lista de exigência já foi tornada pública e resta agora aos interessados avaliar os prós e os contras. Não parece muito provável que haja interessados além da Pirelli uma vez que  o fornecedor terá de desenvolver dois tipos de pneus em dois anos (13 polegadas em 2020 e 18 polegadas em 2021), algo que a Pirelli poderá fazer facilmente (já tem pneus desenvolvidos para 13 polegadas) mas que qualquer outra marca estará com pouca vontade de fazer, dado o grande investimento necessário para usar em apenas uma época.

Muitas têm sido as vozes que tem pedido para o regresso da guerra de pneus, em que as equipas podem optar pelo fornecedor que quiserem. O último grande confronto foi entre a Michelin e a Bridgestone até a época de 2006. Mario Isola afirmou que a Pirelli estaria preparada para isso, mas avisou para o reverso da medalha:

“Se decidirem voltar a esta situação [guerra de pneus] como dissemos no passado, estamos prontos para enfrentar este novo desafio. Fornecemos os mesmos pneus para todos, como tal, podemos ter um pneu com alta degradação, com objectivos diferentes. Se entrarmos em competição com outro fornecedor, o objectivo muda e passa a ser  apenas desempenho, mantendo sempre a segurança.”

“O actual rumo da Fórmula 1 ainda é ter apenas um fornecedor”, acrescentou Isola. “Obviamente,tudo muda rapidamente, mas um único fornecedor permite poupança de dinheiro. Se introduzirem, o que eles chamam de ” guerra de pneus ” é preciso considerar que no passado era necessário ter sessões de teste adicionais para os pneus e tinham pessoas a trabalhar em exclusivo nessa área, o que certamente iria aumentar ainda mais os custos. Se eles querem reduzir o custo da competição, provavelmente não é a direcção certa”.

A introdução de um ou mais fornecedores poderia aumentar mais o interesse da F1. Seria mais uma variável que poderia trazer um colorido ainda maior às corridas. Claro que é uma solução cara, e que para as equipas mais pequenas seria um revés tremendo, com o aumento de custos. E numa fase em que a grande maioria das competições olha para o corte de despesas como prioridade, não parece que esta seja uma solução viável a médio prazo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado